Você está em:TELA ABERTURA DA BIBLIOTECA DIGITAL INFANTIL - BIBLIOTECA DIGITAL





Crianças escrevendo
histórias infantis
para crianças


Projeto com uso de
Software Livre




Creative Commons License

Os Ebooks infantis desta Biblioteca Digital estão
sob licença
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento
pela mesma Licença 2.5 Brasil License
.

Para quaisquer outras permissões escreva para instituto@ladjanebandeira.org




A Biblioteca Digital Infantil


logo
A Biblioteca Digital Infantil tem por missão a criação e divulgação na internet de banco composto por ebooks infantis produzidos por crianças que escrevem histórias infantis para crianças. É mantida pelo ICLB - Instituto Cultural Ladjane Bandeira.

OBJETIVOS DA BIBLIOTECA DIGITAL INFANTIL

- Sensibilizar os equipamentos culturais e as redes públicas/particulares de ensino quanto a inserção de novos referenciais em suas experiências artístico/literária no mundo digital. Em especial nos seus projetos de formação de leitor e o uso das novas tecnologias de comunicação e interação através dos computadores.

- Reconhecer e divulgar a produção literária digital desenvolvida pelo público infanto-juvenil



As oficinas de criação de ebooks infantis

São atividades complementares à escola formal, dirigidas a crianças entre 10 a 14 anos e desenvolvidas com uso de software livre, gratuito, (Pacote BrOffice). Os ebooks produzidos são aqui publicados no contexto de uma Biblioteca Digital Infantil na internet.

Os livretos digitais infantis são produzidos em oficinas realizadas na Sala de Informática da Biblioteca Popular de Afogados no Recife. Estas oficinas apoiam o programa Formação de Leitor da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Iniciadas em julho de 2006, atualmente encontra-se em sua quinta-edição.

São realizadas por colaboradores voluntários sob a coordenação da educadora Márcia Lira(ICLB) e oferecidas gratuitamente para o público infanto-juvenil da comunidade e adjacências.

OBJETIVOS DAS OFICINAS

As oficinas são apoiadas por diversas atividades arte-educativas bem como a de "tutoria" e realizadas por uma equipe de voluntários multidisciplinar. São direcionadas a um projeto de "Formação de Leitor" no contexto a uma sensibilização ao pensamento crítico. A criança enquanto leitor e o desenvolvimento de sua habilidade perceptiva, capacidade de reflexão e formação de consciência crítica. As oficinas visam :

- Promover melhoria na educação com pré-adolescentes através da convergência dos referenciais ético/filosóficos dos modelos tecnológicos do mundo digital, da criatividade literária e das Artes.

- Possibilitar noções no uso das ferramentas de software livre;

- Sensibilizar as crianças, pelo pensamento criativo, para questões tais como ética, reflexão e a compreensão da cultura do mundo digital;

- Publicação de ebooks infantis na internet.


Saiba mais sobre este projeto (Projeto Quiosque Infantil, Equipe voluntária, etc)


ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO/PARCERIAS

Com o objetivo de sensibilizar os equipamentos culturais e as redes públicas e privadas de ensino (educadores em geral) a esta abordagem cultural/tecnológica do mundo digital em seus projetos de formação de leitor ( como a exemplo do modelo de Software Livre), estamos divulgando o projeto da Biblioteca Digital Infantil em várias cidades brasileiras.

Estivemos em Porto Alegre (8 Edição do Fórum Internacional de Software Livre), Sergipe (II Encontro nordestino de Software Livre) e João Pessoa (I Encontro de Educação e Novas Tecnologias) além de eventos em universidades locais (Recife) incentivando e orientando especialmente educadores para o uso do computador em sala de aula em seus projetos de formação de leitor.

Acreditamos que a criação de uma REDE permite-nos o compartilhamento de idéias, criação e fortalecimento de novos campos de atuação, construção de parcerias e troca de experiências.

Para maiores informações entre em contato conosco. Escreva para instituto@ladjanebandeira.org.


ANAIS PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS OFICINAS:

2o SIMPÓSIO DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO -MULTIMODALIDADE E ENSINO
PROMOÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - RECIFE - PE

PERÍODO - 17 A 19 DE SETEMBRO DE 2008

TÍTULO: CRIAÇÃO DE EBOOKS INFANTIS - TRADUZINDO O ESPAÇO VIRTUAL
AUTOR: Márcia C. M. Lyra / Instituto Ladjane Bandeira

PALAVRAS‐CHAVE: Hipertexto, interatividade virtual, aprendizagem

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO / CLIQUE PARA ACESSO AO TEXTO (ANAIS ELETRÔNCO)

 
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS OFICINAS: ANAIS

VI ENCONTRO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA
II CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA

PERÍODO: 5 E 6 DE SETEMBRO DE 2008
PROMOÇÃO: FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA - FACHO

TÍTULO: LITERATURA DIGITAL: EBOOKS INFANTIS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA
AUTOR: Márcia C. M. Lyra / Instituto Ladjane Bandeira

PALAVRAS‐CHAVE: Hipertexto, literatura, cybercultura

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO / ANAIS 2008




Márcia Miranda
Coordenadora


Para uma visão tecnológica do projeto leia a matéria
PLANTAR SEMENTES
- Artigo de Daniel
Pinheiro,
Tecnologia Uol,
durante FISL 8.0
em Porto Alegre



Tecnologia para "leitores de Mundo"

A tecnologia do computador é uma ótima ferramenta interativa para a construção do conhecimento. Seu ambiente dinâmico e colorido complementa os processos de aprendizagem para o público infantil oferecendo um jeito "gostoso e lúdico de aprender e apreender" principalmente em projetos envolvendo linguagens visuais e textuais ou seja, "mundos imagéticos", afinal as palavras também têm cor!.

As oficinas aqui desenvolvidas de "construção de ebooks infantis" não são atividades de inclusão digital. Este conhecimento é uma consequência do contato das crianças com a máquina.

A proposta do projeto é a sensibilização das crianças para um diálogo de VISÕES e REFLEXÕES. Ter contato com a Arte e a Cultura, apoiadas pelos recursos das TICs - Tecnologias da Informação e da Comunicação, é uma experiência importante no processo de percepção. REALIDADE e VIRTUALIDADE são referenciais da contemporâneidade.

Ao criarem seus livretos digitais várias visões de mundo lhes são "abertas à mente": A visão da Arte Virtual e da Cultura "high tech/high touch" do mundo da Tecnologia. Nesta última as Comunidades de Softweare Livre têm um importante papel sociológico e filosófico na Educação, especialmete em crianças sem referenciais críticos de moral e ética por conta da realidade carente que se encontram.

A infância e pré-adolescência são as fases que o "indivíduo" começa a moldar sua(s) visão(e)s de mundo(s) e a buscar por uma identidade entre seus pares; um lugar e uma finalidade para si próprio. Durante o desenvolvimento destas oficinas, várias crianças participaram e percebemos que esse livros foram um marco pessoal para a maioria delas, em especial quanto a questão da auto-estima.





Alessandra
Gomes
Ilustradora

Ilustração Infantil: uma linguagem interativa

A ilustração não é apenas um complemento para a leitura de um livro. É uma linguagem que influência a sensibilidade e a cognição do leitor quando da interpretação do livro infantil. Ela tem características próprias e é uma forma de acesso à narrativa ajudando as crianças a interagirem com as palavras de forma mais imediata, promovendo a criação e recriação da história com o mundo das imagens. Nas oficinas de criação de ebooks sensibilizamos as crianças para essa linguagem auxiliando-as na construção imagética de suas produções textuais.

Alessandra é ilustradora-educadora do projeto. Conheça seus trabalhos ilustrativos em seu blog: http://tresbonecas.blogspot.com/
 


Paulo Jacinto
Arte-educador
Arte e Literatura: Uma leitura comum

Tanto na Arte como na Literatura um leitor procura apreender relações e a construir significados criando uma ponte entre a Realidade e suas representações. Estas, só começam a ter significados dependendo de quanto o nosso universo cognitivo está "receptivo" e capacitado ao ato de "conhecer".

Nas oficinas de "ebooks" procuramos criar esta oportunidade para as crianças de forma a despertar a sensibilidade e o contato com um mundo de possibilidades que é o universo da ARTE. A Literatura e a Arte lhes oferecem novas perspectivas para a compreensao do Ser-Humano e do seu papel no planeta.

Esses referenciais são importantes para as crianças a fim de que no futuro, se tornem leitores sensíveis e conscientes à realização de uma grande e importante leitura: o auto-conhecimento.


 






Stakeholders: