E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: A BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA

SEJA BEM-VINDO

A Biblioteca Pública de Afogados
ciente de seu papel como um espaço de aprimoramento cultural, de promoção de um ambiente de interação onde apresentações, exposições acadêmicas e artísticas devem ser oferecidas a sua comunidade com o propósito de fomentar o acesso a cultura desenvolve diversas atividades culturais. Contação de histórias, encontros mensais de Poetas, oficinas de literatura, oficinas de xadrex, exposições, concurso de Poesias, seminários e muitas outras atividades para o público infanto-juvenil e adultos estão inseridos em sua agenda cultural.

A BIBLIOTECA localiza-se na rua Jacira s/n – Afogados, situa-se entre as pontes Motocolombó e Gilberto Freyre, atende em horário ininterrupto das 08:00 às 17:30 horas, de segunda à sexta-feira.


HISTÓRIA


A Criação da Biblioteca Popular de Afogados teve sua origem baseada em experiências de bibliotecas populares que vinham do Rio de Janeiro, São Paulo, tendo como padrão às das cidades dos Estados Unidos. A Prefeitura do Recife propiciou a instalação, por intermédio do DDC (Diretoria de Ação Cultural), (03) três bibliotecas populares nos bairros de Santo Amaro, Tejipió e Encruzilhada. As ações e repercussões do DDC confirmaram-se posteriormente com a abertura de mais uma biblioteca, a Biblioteca Popular de Casa Amarela, e o Projeto Ônibus – Biblioteca.

A Biblioteca Popular de Afogados teve a sua instalação autorizada em 05 de março de 1952, pela Prefeitura da Cidade do Recife, pela Lei n° 1696. O projeto arquitetônico esteve sob os cuidados do arquiteto Fernando Menezes da Prefeitura, enquanto o mobiliário foi desenhado por Aloísio Magalhães, e sua inauguração deu-se em 12 de janeiro de 1955, na administração de José Maciel

Com a criação da Fundação de Cultura Cidade do Recife em 26 de abril de 1979, a Biblioteca passou a integrar o seu patrimônio, estando ligada ao Departamento de Documentação e Formação Cultural – DDFC, que por sua vez está ligado à Diretoria de Ação Cultural – DAC.



A Biblioteca Popular e Afogados conta com um acervo de aproximadamente, 14.000 volumes; uma freqüência aproximada de 30.000 usuários/ano, 25.000consultas, 7.000 empréstimos domiciliares, destes, em torno de 48% são livros de literatura.

Seu público originário de toda a Região Metropolitana do Recife é diverso, porém formado em sua maioria por educadores, estudantes do ensino fundamental e médio, proveniente de escolas públicas, de baixa renda.

Seu acervo abrange várias áreas do conhecimento, incluindo entre outros, livros didáticos, técnicos, universitários, crônicas, biografias, literatura brasileira e clássicos da literatura universal, assinaturas de jornais locais, e revistas.

Seu acervo é composto por compra, edições da Fundação de Cultura Cidade do Recife e grande parte por doações da população em geral; estes livros são incorporados ao acervo considerando a demanda, outra parte fica reservado para futuras inclusões, outros ainda são repassados para as bibliotecas comunitárias.

Imbuída do propósito de estimular e desenvolver o gosto pela leitura e fruição dos bens culturais, a Biblioteca promove inúmeras atividades intelectuais, lúdicas e educativas, envolvendo palestras, seminários, fóruns de leitura, exibições de vídeos, hora do conto, exposições de arte, oficinas, recitais, concursos entre outros, atingindo desde o público infantil, estudantes, profissionais de educação e população em geral, cada um na busca dos seus interesses seja profissional, informativo ou recreativo.

Desde março de 2005 a Biblioteca disponibiliza o acesso gratuito à Internet, à população, através do laboratório de informática.

Alguns desses eventos já fazem parte do calendário cultural da Biblioteca, como a Fórum de Leitura; o Concurso de Poesia; A Festa da Literatura Infantil e Juvenil e Torneios de Xadrez .

A Biblioteca é de livre acesso, todos os livros estão destinados à pesquisa local e empréstimo domiciliar através de cadastro prévio

FUNCIONAMENTO


Dotada de espaço físico e mobiliário confortável, auditório com capacidade pra 62 lugares, a Biblioteca foi reformada recentemente pela Prefeitura da Cidade do Recife – gestão do prefeito João Paulo.

Localizada à rua Jacira s/n – Afogados, situa-se entre as pontes Motocolombó e Gilberto Freyre,

Contato


"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."