E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: CONCURSO LADJANE BANDEIRA DE POESIA

É com grande satisfação que dedicamos este espaço a divulgação do Concurso Ladjane Bandeira de Poesia, promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR) e que tem o apoio do Instituto Cultural Ladjane Bandeira. O Concurso de Poesia da Prefeitura do Recife foi instituída em 1997 e é realizado pela Biblioteca Popular de Afogados. Visa estimular e valorizar a leitura e a criação literária de jovens e adultos. A partir da edição de 2006, o concurso faz homenagem a pernambucana Maria Ladjane Bandeira de Lira. A iniciativa literária tem como prêmio a publicação de uma coletânea em formato livro de grande qualidade editorial contendo as poesias dos escritores selecionados.

O concurso é de âmbito nacional e um incentivo importante para muitos poetas e escritores brasileiros.
Para informações contacte a FCCR - Fundação de Cultura da Cidade do Recife - heloisa.morais@recife.pe.gov.br - Telefones: 81 3232 2937 / 3232 2898




Edição 2007 - Volume II

ISBN - 978-85-7044-158-4



Edição 2006 - Volume I

ISBN -85-7044-148-7







Prefeitura do Recife
Fundação de Cultura
da Cidade do Recife





Apoio:

Instituto Cultural
Ladjane Bandeira






Informações institucionais
sobre o projeto.





10º CONCURSO DE POESIA - COLETÂNEA LADJANE VOLUME II - EDIÇÃO 2007


Cartaz de Divulgação do Concurso
Peça publicitária
com o desenho
Os Passistas
de Ladjane
Bandeira






REGULAMENTO DO CONCURSO
EDIÇÃO 2007






A Comissão julgadora foi composta por Cida Pedrosa, Elisabeth Siqueira e Janice Japiassú.

Em sua segunda edição, o Concurso Ladjane Banderia de Poesia abriu inscrição para o público interessado durante o período de 22 de janeiro a 23 de fevereiro de 2007. Inicialmente a divulgação do resultado prevista para 26 de maio, foi prorrogada para o dia 31/05/07. A divulgação dos autores selecionados aconteceu no Auditório da Biblioteca popular de Afogados, às 16h e na ocasião um Recital Poético foi aberto ao público. Paralelamente no hall da Biblioteca aconteceu a exposição com a retrospectiva dos 10 anos do concurso de Poesia instituído pela Prefeitura.
Foram editados 1.816 livros da Coletânea Ladjane Bandeira de Poesia desde sua primeira edição, em 2006.

Este ano de 2007 foram submetidos 199 trabalhos e 1492 poemas foram julgados. Dentre estes, 102 foram oriundos da Região Metropolitana do Recife, 50 de cidades do interior de Pernambucano e 46 de outros estados e uma inscrição de Portugal. Os homens lideraram o número de inscrições com 125 trabalhos, enquanto as mulheres concorreram com 74 poesias. O concurso visa estimular e valorizar a leitura e a criação literária.
Foram recebidas inscrições de representantes do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Sergipe, RJ, SP, RN, RS e de Portugal.
O lançamento da Coletânea aconteceu no Armazém 12, no Cais do Apolo, bairro do Recife Antigo, no dia 16 de agosto às 18h. Registrou-se a presença do Prefeito da Cidade do Recife João Paulo e o Secretário de Cultura, além de vários poetas e escritores.



Os poetas selecionados para esta edição foram:


José Carlos Santos Peres

Érico Andrade Marques de Oliveira

Júlia Maria Raposo Gonçalves de Melo Larré

Fábio Cavalcante de Andrade

Solange Firmino de Souza

Clairton Martin

Júlio César Tavares Dias

Genivaldo de Souza Vieira

Osvaldo Copertino Duarte

Marcos Antônio Rocha Apolinário Santana

Capa da Coletânea
Volume II



Como citar este livro:

Coletânea Ladjane Bandeira de Poesia / Clairton Martin...et all; Orgs, Cida Pedrosa, Elisabeth Siqueira, Janice Japiassu. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2007, 96p;vol 2


GALERIA DE FOTOS


Resultado do
Concurso.
Público presente


Lançamento da
Coletânea
no armazém 12.
Presença do Prefeito
do Recife e Secretário
de Cultura


Lançamento da
Coletânea
no armazém 12


Alguns escritores
selecionados





9º CONCURSO DE POESIA - COLETÂNEA LADJANE VOLUME I - EDIÇÃO 2006



Cartaz de Divulgação do Concurso
Peça publicitária
com o retrato
da artista
Ladjane
Bandeira






REGULAMENTO DO CONCURSO
EDIÇÃO 2006







A Comissão julgadora foi composta por Cida Pedrosa, Elisabeth Siqueira e Janice Japiassú.
Nesta primeira edição, de âmbito nacional, do Concurso Ladjane de Poesia, realizado pela Biblioteca Popular de Afogados, foram contabilizados 1.800 poemas inscritos por 330 poetas.


Os poetas selecionados para esta edição foram:


Alan Luna

Benilson Toniolo

Cecília Flor

Cleilson Pereira Ribeiro

Eduardo Lacerda

Elias Antunes

Jonathas Nunes

Josemar Ferreira

Fátima Barros

Marcos de Oliveira

Capa Volume I da Coletânea



Como citar este livro:

Coletânea Ladjane Bandeira de Poesia / Alan Luna...et all; Orgs, Cida Pedrosa, Elisabeth Siqueira, Janice Japiassu. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife, 2006, 107p;vol 1






Há nove anos, inquietos, repensávamos a nossa prática e o papel da Biblioteca, como espaço vivo de leitura. Ávidos pela participação dos que criam e dos que transitam pela literatura, realizávamos assim o primeiro Concurso de Poesia na Biblioteca Popular de Afogados..."
Gerência Operacional dos Centros de Pesquisa e Formação Cultural
(Texto da orelha da coletânea 2006)









"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."