E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: BIBLIOTECA DE AFOGADOS - CONCURSO DE POESIA - DADOS HISTÓRICOS E HOMENAGEADOS
CONCURSO DE POESIA - DADOS HISTÓRICOS E HOMENAGEADOS























HISTÓRICO

O Concurso de Poesia da Biblioteca de Afogados foi institucionalizado a partir de 1998. Inicialmente era dividido em duas categorias para estímulo à produção poética das crianças e jovens da comunidade. Agora em 2008, abre espaço a candidatos a partir dos 16 anos e encontra-se na sua décima primeira edição.

É a partir da trilogia publicada em homenagem à escritora e artista plástica Ladjane Bandeira (nona à décima-primeira edição) que utiliza-se das estratégias de marketing eletrônico existentes na internet, além das mídias impressas/audiovisuais convencionais (mala-direta, folder, cartazes,TV, rádio, etc), para ampliação de sua presença institucional.

Como resultado desta ação de divulgação, a partir da nona edição, em 2006, a Coordenação do Concurso registrou o recebimento de inscrições de 13 estados brasileiros e 1 do exterior (Portugal). No total, desde sua primeira edição, o concurso registra a participação de 1.967 poetas, nove personalidades foram homenageadas, 5.673 poemas, 300 plaquetes publicadas e 3.000 coletâneas publicadas.

Com o objetivo de estimular a criação literária das crianças e jovens escritores da comunidade, bem como divulgar suas produções, a partir da edição de 1999 extendeu-se a qualquer candidato com idade superior a 15 anos.

O concurso de Poesia da Biblioteca, da primeira à sua oitava edição, utilizava-se do formato "plaquete" para as suas premiações, e evolui para o formato LIVRO com a primeira publicação da sua nona edição quando inova criando a trilogia em homenagem à Ladjane Bandeira.

HOMENAGEADOS

Desde a sua criação homenageou artistas, jornalistas e escritores que muito contribuíram na construção do acervo cultural para Pernambuco. Não apenas das gerações passadas mas também da atual.

São eles:

carlos pena
CARLOS PENA FILHO
EDIÇÃO 1999
audalio
AUDÁLIO ALVES
EDIÇÃO 2000

Luzilá
LUZILÁ GONÇALVES
EDIÇÃO 2001

jomar
JOMAR MUNIZ BRITO
EDIÇÃO 2002
carlos pena
CÉSAR LEAL
EDIÇÃO 2003
audalio
ALMIR CASTRO
EDIÇÃO 2004

Luzilá
LUCILA NOGUEIRA
EDIÇÃO 2004

wilson
WILSON DE SOUZA
EDIÇÃO 2004
Ladjane
LADJANE BANDEIRA
TRILOGIA 2006 / 2007
e 2008
maria do carmo
MARIA DO CARMO
BARRETO CAMPELLO

EDIÇÃO 2009
   








 


São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."