E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: SALA DE INFORMÁTICA

SALA DE INFORMÁTICA
A SALA DE INFORMÁTICA foi inaugurada no dia 10 de março de 2005 com cinco computadores ligados à Internet e com uso de plataforma livre LINUX. O objetivo desta sala é o de atender à demanda da comunidade local e ampliar o universo de relações da Biblioteca enquanto equipamento cultural para a comunidade. A Sala permite acesso livre a internet mediante o sistema de hora marcada. Serviços on-line de cidadania digital (e-gov), acesso a pesquisas on-line e a expansão de conhecimentos de informática são alguns dos serviços possiblitados por este ambiente.
Oficinas de informática para a educação e para a área de computação tem sido oferecidas gratuitamente ao público interessado.

O ACESSO É GRATUITO.

Atividades da Sala



OFICINA DE PROGRAMAÇÃO DE PÁGINAS WEB

Curso básico de programação em HTML. Gratuito a comunidade e dirigido ao público adulto que já tinha conhecimentos básicos de informática e de navegação na internet. O curso teve carga horária de 20 horas, no horário da manhã, em dias alternados. Compreende uma ação de inclusão digital oferecida para a comunidade. Confira o registro fotográfico desta oficina.






TREINAMENTO BÁSICO EM LINUX

Uma ampla migração do parque tecnológico da Administração federal para o uso do software livre permitiu a redução dos custos de propriedade de software e consequentemente viabilizou diversos programas de inclusão digital quanto a distribuiçaõ de computadores em bibliotecas e escolas públicas.

Hoje diversos órgãos federais utilizam o LINUX para oferecer seus serviços a população ligados ao governo eletrônico, o chamado e-gov. Na área privada, no varejo, grande é o número de empresas e instituições que se utilizam desta plataforma aumentando a oportunidade de jovens e adultos ingressarem no mercado de trabalho através do conhecimento do LINUX. Sem mencionar que o Brasil já está se tornando um pólo de software livre na América Latina.
Esta oficina de inclusão digital ofereceu conhecimento básico sobre LINUX à comunidade do entorno da Biblioteca..




CRIAÇÃO DE LIVROS DIGITAIS INFANTIS (eBOOKS)
PROJETO EM APOIO AO PROGRAMA FORMAÇÃO DE LEITOR(FCCR)


São oficinas de produção de textos infantis digitais (ebooks) dirigidas as crianças na faixa de 10 a 14 anos realizadas na Sala de Informática da Biblioteca de Afogados. As oficinas apoiam o programa de FORMAÇÃO DE LEITOR da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, através da Gerência de Pesquisa e Formação Cultural e têm o apoio do Instituto Cultural Ladjane Bandeira. A oficina tem a coodenação técnica-educacional da educadora Márcia Lyra e é composta por uma equipe multidisciplinar.
O livro, a arte e a tecnologia como agentes de cultura cumprem cada um o seu papel durante as ações desenvolvidas nestas oficinas permitindo que as crianças possam transitar sua idéias, interagir com outros escritores e leitores através da internet, numa visão solidária das comunidades livres, a exemplo do ambiente no qual as oficinas estão inseridas, a do Sofware Livre. Espera-se que tais ações contribuam para o estabelecimento de mais uma rede de culturas.

Confira o material produzido. Clique na BIBLIOTECA DIGITAL









"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."