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ESPAÇO
VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO
CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
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Esta
área foi criada com a finalidade de divulgar
e incentivar a produção de conhecimento
gerado por profissionais, estudantes de graduação,
pós-graduação e pesquisadores envolvidos
acadêmica e/ou profissionalmente com a cultura
pernambucana. Aqui você encontra trabalhos acadêmicos,
artigos informativos, crônicas e outras categorias
de textos.
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16 |
Título: |
Ciranda pernambucana: uma dança e música popular |
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Autor: |
Leonidas Henrique de Oliveira |
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Submissão: |
02/07/08 |
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Resumo: |
A trajetória de vida e trabalho do artista popular é consagrada pelas dificuldades e falta de reconhecimento, mas o importante é continuar criando e levando a brincadeira adiante, passando para as novas gerações seus ensinamento e dessa forma permanecer fazendo o que gosta. A ciranda pernambucana passa por dificuldades e Lia é uma das poucas a manter-se firme conduzindo o Espaço Cultural Estrela de Lia, que vive seus piores momentos, correndo o risco de desaparecer mesmo sendo considerado pelo Ministério da Cultura como um ponto cultural.
ência de um apoio privado ou governamental de peso torna a sorte do Estrela de Lia incerto. Em situação muito pior estão as demais rodas de ciranda, cujo destino também se perde na ausência de incentivos e espaço na mídia.
Na maioria das vezes esses artistas vivem no anonimato e morrem sem ter a oportunidade de deixar registro de seus trabalhos e reconhecimento de sua brincadeira como arte. Este trabalho tem por objetivo registrar, fortalecer e divulgar uma das importantes manifestações do nosso estado através da arte da brincante Lia de Itamaracá.
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
OLIVEIRA,
Leonidas H. Ciranda pernambucana: uma dançca e música popular. Recife. Monografia de conclusão
de curso de especialização em cultura
pernambucana, FAFIRE, 30p. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n06.pdf |
15 |
Título: |
Interpretações
possíveis da obra de Ladjane Bandeira na
série O GESTO E O GRITO |
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Autor: |
Marlova
Lenz Dornelles |
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Submissão: |
02/09/07 |
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Resumo: |
Este trabalho representa uma tentativa de estabelecer
uma relação entre a obra da multiartista
Ladjane Bandeira e uma temática complexa
que figura de formas diversas, no dia a dia de
todos os seres humanos que vivem em sociedade,
que é a violência. (...) foi apresentado
um perfil da pernambucana Ladjane Bandeira, cuja
produção artística é
pouco conhecida, inclusive pelos seus conterrâneos...Descreve
ainda sua trajetória e identifica em que
momento sua inquietação e inspiração
impulsionaram a produção das obras
focadas neste estudo (...) A artista criou a série
de pinturas “O gesto e o grito” e
conseguiu, através dela instigar o observador
a refletir sua condição humana de
ser racional e a contradição que
cada vez mais se torna visível, de seu
comportamento na vida em sociedade.
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
DORNELLES,
Marlova L. Interpretações possíveis
da obra de Ladjane Bandeira na série O GESTO
E O GRITO. Recife. Monografia de conclusão
de curso de especialização em cultura
pernambucana, FAFIRE, 52p. Disponível em:
http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n05.pdf
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14 |
Título: |
Forró
Pé-de-Serra: Descompasso entre letra e música |
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Autor: |
Ibrantina
Guedes de Carvalho Lopes |
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Submissão: |
02/09/07 |
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objeto de estudo
o forró pé-de serra. No cenário
da Cultura Pernambucana o tema se apresenta relevante,
visto que as fontes que o originaram se reportam
ao estado de Pernambuco. Foi Luiz Gonzaga, pernambucano,
que o ressignificou e o urbanizou na segunda metade
da década de quarenta no Rio de Janeiro.
Na contemporaneidade o tema ainda se apresenta
significativo e no estado existem muitos representantes
dessa manifestação cultural. A questão
de pesquisa se volta mais especificamente para
o repertório e o objetivo consiste em investigar
por que as letras das canções se
apresentam saudosas, enquanto a música
vibrante, favorece a dança alegre. A metodologia
de pesquisa adotada se constituiu em pesquisa
de campo, pesquisa bibliográfica, mapeamento
de algumas canções de Luiz Gonzaga
e de Xico Bizerra, um dos representantes do forró
na atualidade, e análise do discurso...
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
LOPES,
Ibrantina. G. C. Forró Pé-de-Serra:
Descompasso entre letra e música. Recife.
Monografia de conclusão de curso de especialização
em cultura pernambucana, FAFIRE, 61p. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n04.pdf
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13 |
Título: |
As
Metáforas Sociais Presentes no Mamulengo
teatro Riso do mestre Zé-Lopes de Glória
do Goitá |
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Autor: |
Cecília
Pinto de Moraes |
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Submissão: |
02/09/07 |
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Resumo: |
A partir do conceito de sociedade e cultura do
Roberto Damatta, percebemos que uma sociedade
pode ser de animais e se caracteriza por apenas
reproduzir ações padronizadas, enquanto
que a cultura está caracterizada por conter
um conjunto de valores e de ideologias que podem
sobreviver à sociedade. No decorrer do
nosso trabalho, primeiramente analisamos a origem
do mamulengo, desde seu surgimento na China, na
Índia e posteriormente na Europa com sua
função religiosa, visto que era
conhecido por presépio de fala (Borba Filho
1987). Depois estudamos a sobrevivência
desta manifestação cultural no Teatro
Riso do mestre Zé-Lopes em Glória
do Goitá-PE, que representa, através
de seus bonecos, os costumes e valores do tempo
dos engenhos canavieiros, estes, retratados por
personagens que um dia existiram e trabalharam
na fazenda do mestre “Manoel Pacarú”.
No presente trabalho enfatizamos a importância
histórica, política, econômica,
religiosa, cultural e artística desta manifestação
cultural a fim de compreendermos esta, como retrato
de nossa sociedade, para que desta forma possamos
ter mais clareza dos padrões culturais
em que estamos inseridos e assim aprimorar nossas
reflexões sobre estes..
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
MORAES,
Cecília P.
As Metáforas Sociais Presentes no Mamulengo
teatro Riso do mestre Zé-Lopes de Glória
do Goitá.
Recife. Monografia de conclusão de curso
de especialização em cultura pernambucana,
FAFIRE, 37p. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n03.pdf
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12 |
Título: |
Clube
de Alegoria e Crítica Homem da Meia-Noite:
Da criação à símbolo
da primeira capital brasileira da cultura |
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Autor: |
Maria
da Conceição de Figueirêdo Ferraz |
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Submissão: |
11/04/07 |
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Resumo: |
O
tema ora proposto trata do Clube de Alegoria e
Crítica Homem da Meia Noite, agremiação
carnavalesca, manifestação popular
multicultural, fixada no Município de Olinda/Pernambuco,
cujo emblema é um boneco gigante de medidas
desproporcionais que tornou-se símbolo
da Primeira Capital Brasileira da Cultura. Título
este que foi conferido ao Município de
Olinda através de concurso, a nível
nacional, realizado pelo Ministério da
Cultura em parceria com a ONG (Organização
Não Governamental) Capital Brasileira da
Cultura, no ano de 2006. Desenvolvemos nossa pesquisa
dando ênfase histórica, refazendo
a trajetória dos bonecos gigantes que migraram
da Europa até chegarem ao Brasil mais especificamente
a Olinda. Acentuamos a importância social,
política, econômica, artística
e cultural relacionados direta ou indiretamente
com o personagem e a sua empatia não só
com o povo olindense, mas sobretudo a perfeita
harmonia existente entre o gigante e o patrimônio
natural e cultural da humanidade.
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
FERRAZ,
Maria C.F. Clube
de Alegoria e Crítica Homem da Meia-Noite:
Da criação à símbolo
da primeira capital brasileira da cultura.
Recife. Monografia de conclusão de curso
de especialização em cultura pernambucana,
FAFIRE, 97p. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n02.pdf
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11 |
Título: |
A
Biopaisagem de Ladjane Bandeira: Um recorte científico
na representação imagética
de um observador humano |
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Autor: |
Márcia
Cristina de Miranda Lyra |
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Submissão: |
30/08/07 |
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Resumo: |
O
presente estudo refere-se a compreensão
da obra BIOPAISAGEM de autoria da artista pernambucana
Ladjane Bandeira. Apresenta também uma
inserção biográfica motivada
pela interpretação e análise
de elementos para esta compreensão. A obra
é uma proposta de unir a Ciência
e a Filosofia através da Arte e baseia-se
numa “Teoria Evolucionista” elaborada
pela artista para o conhecimento humano. O estudo
trata de analisar um detalhe pictórico
no quadro Cosmobiótica IV, uma das cinco
peças individuais, dentre as 12 obras integrantes
da série em bico-de-pena, pintada em preto
e branco. A análise é feita à
luz de três referenciais teóricos,
a saber: O Mundo Quântico, A Consciência
Cósmica e a teoria científico-filosófica
da autora intitulada Intelorgânica.
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Descrição: |
Monografia
para obtenção de título de
especialização em cultura pernambucana |
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Citação: |
LYRA,
Márcia C.M. 2007. A
BIOPAISAGEM
de Ladjane Bandeira: Um recorte científico
na representação imagética
de um observador humano. Recife, monografia
de conclusão de curso de especialização
em cultura pernambucana, FAFIRE, 88p. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
m2007n01.pdf
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10 |
Título: |
Entrevista
com Xico Bezerra |
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Autor: |
Marlova
Lenz Dornelles |
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Submissão: |
20/04/07 |
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Resumo: |
Natural
do Crato, este músico cearense e poeta
nordestino tem mais de 50 músicas de sua
autoria gravadas por grandes intérpretes
do Nordeste e do Brasil. Considerado um dos renovadores
do forró, seu repertório é
variado, são xotes, toadas, baiões
e forrós. Morando em Pernambuco há
anos, é fã de Chico Buarque e do
saudoso Luiz Gonzaga. Xico Bezerra é um
defensor da música nordestina e a fortalece
no cenário musical pernambucano. O músico
registra sua opinião sobre o atual cenário
da música regional pernambucana, seus projetos
e processo criativo.
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Descrição: |
Entevista |
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Citação: |
DORNELLES,
Marlova L. Entrevista
com Xico Bezerra. Recife: Instituto
Cultural Ladjane Bandeira,20/04/2007. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
e2007n01.pdf
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09 |
Título: |
A
figura feminina na pintura de Ladjane Bandeira:
Consideraçôes sobre a imagem 21. |
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Autor: |
Flávia
Luísa Lira |
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Submissão: |
11/05/07 |
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Resumo: |
Crítica de arte e artista plástica,
Ladjane Bandeira destacou-se na história
da arte em Pernambuco, bem como pela sua técnica
aprimorada e incursão em diversos estilos
de pintura. Seu acervo é rico e diversificado.
Dentre as várias séries que pintou,
um conjunto de peças tem por temática
o feminino e em especial uma imagem, figurativista,
a que chamamos de imagem 21, representa uma leitura
possível da mulher, enigmática,
introspectiva, porém serena, contextualizada
em meio a um jogo de gestos, cores e iluminação.
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Descrição: |
Texto
acadêmico de livre produção |
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Citação: |
LIRA,
Flávia L. A figura
feminina na pintura de Ladjane Bandeira: Consideraçôes
sobre a imagem 21. Recife: Instituto
Cultural Ladjane Bandeira,2006. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2007n01.pdf
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08 |
Título: |
O
Gesto e o Grito: Uma consciência coletivizante
da violência |
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Autor: |
Marlova
Lenz Dornelles |
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Submissão: |
11/05/06 |
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Resumo: |
Este artigo focaliza um aspecto marcante na expressão
artística de Ladjane Bandeira, artista
plástica pernambucana que criou a Série
O Gesto e O Grito e que retratou de forma própria
e contundente o fenômeno da violência
que progressivamente inquieta os seres humanos
na sua vida em sociedade. Tenta encontrar elementos
teóricos e estimular uma discussão
sobre a presença deste fenômeno em
nossas vidas e como ele se visualiza através
da expressão artística.
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Descrição: |
Comunicação
acadêmica apresentada no "Viva a Pernambucanidade
Viva IX: Pernambuco Soy Loco por Ti", realizado
nos dias 28 a 30 de novembro de 2006, promovido
pelo Curso de Letras da FAFIRE. |
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Citação: |
DORNELLES,
Marlova L. O Gesto e o Grito: Uma consciência
coletivizante da violência. Recife: Instituto
Cultural Ladjane Bandeira,2006. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n01.pdf
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07 |
Título: |
José
Urcino da Silva: O Maestro Duda |
|
Autor: |
Elvira
Mariah Ramos Silva |
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Submissão: |
11/10/06 |
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Resumo: |
A
tradição musical pernambucana, sempre
teve as orquestras de frevo como elemento de representação,
divulgação e valorização
da música de Pernambuco. Este artigo ressalta
o Maestro Duda quanto ao seu enorme significado
na cultura pernambucana e a sua influência
determinante no surgimento atual de uma nova forma
de se tocar o frevo.
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Descrição: |
Texto
didático acadêmico para requisito
à disciplina A
música produzida em Pernambuco, do
curso de Pós-Graduação em
Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Manoel Almeida. |
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Citação: |
SILVA,
Elvira M.R. José Urcino da Silva: O Maestro
Duda. Recife: Instituto Cultural Ladjane Bandeira,2006.
Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n02.pdf
|
06 |
Título: |
A
Biopaisagem de Ladjane Bandeira |
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Autor: |
Márcia
Cristina de Miranda Lyra |
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Submissão: |
11/09/06 |
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Resumo: |
A Série pictória Biopaisagem, desenvolvida
na década de 70, da pernambucana Ladjane
Bandeira, tem por tema a transformação
da natureza em conhecimento. A obra compõe
uma teoria científico-filosófica,
desenvolvida pela artista e questiona a busca
da perfeição humana, através
do conhecimento adquirido e aperfeiçoado,
desenvolvendo igualmente a ciência e a tecnologia
em benefício da amplitude e aperfeiçoamento
desse conhecimento.
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Descrição: |
Artigo
acadêmico apresentado no Viva a Pernambucanidade
Viva VII: caminhos da diversidade cultural, realizado
nos dias 16,17 e 18 de novembro de 2005, promovido
pelo Curso de Letras da FAFIRE. |
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Citação: |
LYRA,
Márcia C.M. A Biopaisagem de Ladjane
Bandeira. Recife: Instituto Cultural Ladjane
Bandeira,2006. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n03.pdf
|
05 |
Título: |
O
Ciclo Carnavalesco |
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Autores: |
Adriana
Alencar, Ibrantina Lopes, Elvira Mariah Silva, Lucilane
Diniz, Ibrantina Guedes Lopes, Zenilda Pinheiro
Santiago |
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Submissão: |
11/09/06 |
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Resumo: |
O
ciclo carnavalesco em Pernambuco continua sendo
festejado. É um evento multicultural com
clubes, troças, blocos, maracatus e caboclinhos.
Ao longo da sua história alguns elementos
foram sendo preservados e novas características
lhe são incorporadas a exemplo das fantasias,
os abadás e as camisetas que passam a compor
o visual do folião de hoje. Não
só em Olinda e Recife, mas em todo estado
há manifestações na festa
de Momo e o tema é tãi diversificado
e amplo que muito há a ser pesquisado.
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Descrição: |
Texto
didático acadêmico para requisito
à disciplina Arte
Popular: Entre Preservação e Evolução,
do curso de Pós-Graduação
em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Eduardo Fonseca.
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Citação: |
ALENCAR,
Adriana, LOPES, Ibrantina G., DINIZ, Lucilane.,
SANTIAGO, Zenilda P., SILVA, Elvira M. O Ciclo
Carnavalesco. Recife, 2006. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n04.pdf
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05 |
Título: |
O
Canto do Assum Preto: Uma análise estética |
|
Autor: |
Ibrantina Guedes Lopes |
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Submissão: |
11/11/06 |
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Resumo: |
Esteticamente
a canção possibilita a visualização
e fruição da beleza não somente
a partir dos pressupostos literários, mas
também musicais, já que se trata
de letra e música. A dimensão da
experiência estética pode ser compreendida
e analisada a partir de diferentes olhares e pressupostos
teóricos. Um dos caminhos escolhidos neste
trabalho será a tentativa de identificar
alguns elementos estéticos presentes na
letra da canção Assum Preto de autoria
de Luiz Gonzaga.
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Descrição: |
Texto
didático acadêmico para requisito
à disciplina Estética,
do curso de Pós-Graduação
em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Diego Carrero.
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Citação: |
LOPES,
Ibrantina G. O Canto do Assum Preto: Uma análise
estética. Recife, 2006. Disponível
em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n05.pdf
|
04 |
Título: |
Uma
Reflexão Ética-Cultural |
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Autor: |
Márcia Cristina de Miranda Lyra |
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Submissão: |
11/05/06 |
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Resumo: |
As
escolhas na nossa vida sempre existirão
e a liberdade é uma das questões
que permeia a ética. É um pensar
não apenas para modelar indivíduos
pela norma da comunidade, mas de formar seres
humanos livres e essencialmente políticos.
E o que se dizer sobre as práticas de dominação
e imposição de valores de um grupo
sobre os demais ?
Neste contexto há o entendimento ético
que, sobre o mundo pesam as nossas escolhas quanto
as representações que fazemos sobre
ele, afinal, a cultura designa o conjunto de tudo
que a humanidade produz em termos materiais, artísticos,
filosóficos, científicos, literários
etc. Portanto, éticamente estabelecem-se
princípios que pesarão na capacidade
criadora do Homem de escolher o seu caminho, de
não se decidir a viver de qualquer jeito,
mas de um jeito melhor, pelas ações
e escolhas realizadas.
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Descrição: |
Texto
didático acadêmico para requisito
à disciplina Epistemologia, ética
e educação, do curso de Pós-Graduação
em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Aderval Faria.
|
|
Citação: |
LYRA,
Márcia C. M. Uma Refleão Ética-Cultural.
Recife, 2006. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n06.pdf
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03 |
Título: |
Memória |
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Autor: |
Flávia Luísa e Mariana Paiva |
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Submissão: |
11/09/06 |
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Resumo: |
Diz
a lenda que Pandora abriu uma caixinha e que soltou
muitos sentimentos, uns dizem que só eram
ruins, outros dizem que eram bons e ruins, porém
sabe-se que de todos estes restou a Esperança..
.
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Descrição: |
Crônica
produzida como requisito à disciplina Arte-Educação,
do curso de Pós-Graduação
em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Fernando Azevedo.
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Citação: |
PAIVA,
Mariana; LUÍSA, Flávia. Memória.
Recife, 2006. Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
c2006n02.pdf
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02 |
Título: |
Recife
de dentro para fora: Literatura e cinema desempenhando
o papel de arte participante. |
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Autor: |
Elvira Mariah Ramos Silva |
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Submissão: |
dd/mm/aa |
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Resumo: |
O
filme “Recife de dentro pra fora”,
trata-se de um documentário poético
sobre o rio Capibaribe, com duração
de 15 minutos, o filme dirigido pela cineasta
Kátia Mesel, é inspirado no poema
“Cão sem plumas” de João
Cabral de Melo Neto, onde expõe as diversas
faces do rio, do mar, do mangue, e da sua ligação
intrínseca com a cidade e com a miséria.
O caráter crítico e denunciador,
tanto do documentário “Recife de
dentro pra fora” e da poesia “O cão
sem plumas” de João Cabral, coloca-se
em compromisso com a sociedade, preocupando-se
em denunciar o que a sociedade tenta esconder
e encobrir.
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Descrição: |
Artigo
didático acadêmico produzido como
requisito à disciplina Identidade
e Multiculturalismo do curso de Pós-Graduação
em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti
do Recife - FAFIRE, professor Fernando Azevedo.
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Citação: |
SILVA,
Elvira M.R. Recife
de dentro para fora: Literatura e cinema desempenhando
o papel de arte participante.
Recife: Instituto Cultural Ladjane Bandeira,2006.
Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
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Versão
pdf: |
a2006n07.pdf
|
01 |
Título: |
Cenário
Musical Pernambucano: Reflexões a propósito
do músico Fábio Valois |
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Autor: |
Márcia C. Miranda Lyra |
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Submissão: |
12/12/06 |
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Resumo: |
Pernambuco
destaca-se, dentre as outras regiões, pela
mistura de sons, estilos, imagens e ritmos que
enriquecem sua música, estimulando o aparecimento
de novos compositores, novas orquestras e grupos
diversos que, além de se incorporarem ao
acervo musical e cultural da região, conseguem
romper fronteiras e divulgar a musica pernambucana
em suas performances individuais mundo afora.
Combinando diversos gêneros musicais e adepto
a fusões de estilos numa virtuose instrumental,
o pianista, maestro e tecladista Fábio
Valois constrói sua trajetória e
performances musicais, tendo por base a valorização
da música regional nordestina, pelo uso
improvisacional da estrutura do jazz na concepção
de novas idéias para seus arranjos e suas
composições melódicas. Este
artigo foi baseado em entrevista concedida no
dia 20 de janeiro de 2007, na residência
do artista e tem por objetivo apresentar a vitalidade
da música em Pernambuco, através
das impressões, questionamentos e reflexões
de alguns aspectos da música contemporânea
na visão de Fábio Valois, a partir
de um recorte de sua trajetória pessoal
e de seu acervo musical e cultural.
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Descrição: |
Artigo
acadêmico produzido como requisito à
disciplina A
música produzida em Pernambuco do curso
de Pós-Graduação em Cultura
Pernambucana da Faculdade Frassinetti do Recife
- FAFIRE, professor Manoel Almeida.
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Citação: |
LYRA,
Márcia C.M. Cenário
Musical Pernambucano: Reflexões a propósito
do músico Fábio Valois.
Recife: Instituto Cultural Ladjane Bandeira,2006.
Disponível em: http://www.ladjanebandeira.org/cultura-pernambuco/artigos.html.
Acesso em: <dd/mm/aa> |
|
Versão
pdf: |
a2006n08.pdf
|
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