ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE





Você está em: TELA PRINCIPAL - AULAS EXTERNAS

AULAS EXTERNAS

Com o objetivo de dinamizar nossas aulas, visitas foram realizadas a instituições culturais e museológicas, bem como a cidades históricas, ampliando a compreensão e a visão da nossa cultura, quanto a suas relações e marcas históricas com os patrimônios materiais e imateriais. As aulas externas eram realizadas aos sábados e domingos e mediadas pelos professores. Veja abaixo alguns dos registros fotográficos destas visitas.



AULA EXTERNA
Disciplina ARTES PLÁSTICAS
Clique na foto para ampliá-la


Turma em momento de
visita ao IRB

VISITA AO INSTITUTO RICARDO BRENNAND
DISCIPLINA : ARTES PLÁSTICAS
PROFESSOR: DIEGO CARRERO


Por Conceição Ferraz


No dia 17 de setembro, estivemos, em visita/aula, à pinacoteca do Instituto Ricardo Brennand, localizado na Várzea - Recife, acompanhados do Professor de Artes Plásticas, Diego Raphael.

Foi uma tarde de integração e muita descontração do grupo diante das obras de Frans Post, ali expostas, e também, pinturas dos viajantes chegados ao país após a abertura dos portos e dos artistas da Academia Imperial.

Assistimos ao vídeo documentário, montado pelo Instituto, narrando sobre o período do “Brasil Holandês”.

Finalmente, chegamos à sala onde fica instalado o museu de cera retratando a cena de um julgamento, composta por diversos personagens, durante a Inquisição.




Turma 2006 em momento
de descontração no IRB





Turma em visita
a Olinda - PE


Turma em visita
a Olinda - PE
VISITA A PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE RECIFE E OLINDA
DISCIPLINA: TURISMO E PATRIMÔNIO
PROFESSOR: AGOSTINHO DACIEL

Por Márcia Lyra


No dia 14 de outubro realizamos um circuito cultural como parte das atividades da disciplina de TURISMO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO DE PERNAMBUCO, do professor Agostinho Daciel.

Percorremos alguns pontos culturais de Recife, a Praça da República, com seu belo monumentos arquitetônicos, com o Palácio do governo do Estado ocupando um dos lados da Praça. O Teatro Santa Isabel, e o Prédio do Tribunal de Justiça de Pernambuco também foram pontos visitados.
Ressaltamos aqui a a importância do monumento do conjunto arquitetônico do Carmo (Basílica e Convento) para a história da arte e da cultura pernambucana. Especial atenção registramos a fachada da Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Pátio de São Pedro, cuja arquitetura é cópia de uma grande templo de Roma e cuja sacristia é considerada a maior e mais rica do Recife.

Visitamos Olinda, "A Marin dos Caetés" , hoje reconhecida como capital brasileira da Cultura, uma cidade de muitas riquezas arquitetônicas, de grande beleza natural e de uma inigualável diversidade de manifestações populares.

A Catedral da Sé, o Convento de São Francisco, A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, A Biblioteca Pública Municipal, Igreja de Nossa Senhora da Luz, Convento da Misericórdia da Vila de Olinda, Academia Santa Gertrudes, Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição, foram incluídos nas aulas-passeio realizadas pela nossa turma.

Nestes circuitos culturais, sentimentos de pertencimento e de identidade cultural, foram despertados, bem como da importância da construção da nossa memória coletiva, da nossa história.
Somos um País muito novo para tão cedo esquecermos nossos monumentos, patronos e as nossas velhas paisagens. Aprendemos a valorizar ainda mais uma ação que deve ser ampliada e divulgada cada vez mais a atual e as novas gerações: o despertar para a educação patrimonial.
 

Interior do convento
de S. Francisco - Olinda

Aula interior igreja
S.Francisco- Olinda

Interior da Igreja

Interior Igreja

Academia Santa
Gertrudes - Olinda - PE

Panorâmica de
Olinda vista no
Alto da Sé



Aula no interior da
Escolinha de Arte


Fachada da Escolinha
de Arte do Recife
VISITA A ESCOLINHA DO RECIFE
DISCIPLINA: ARTE - EDUCAÇÃO
PROFESSOR: FERNANDO AZEVEDO

Por Márcia Lyra


No dia 14 de outubro de 2006, num sábado pela manhã, visitamos a Escolinha de Arte do Recife. A Escolinha funciona na Rua do Cupim, 124, no bairro das graças e é um dos nossos maiores patrimônios da arte-educação em Pernambuco.

Para muitos foi uma oportunidade de conhecer uma das instituições de arte de grande significação na história da arte do nordeste e um pouco do grande trabalho da arte-educadora Noêmia Varela.

Neste dia apresentamos seminários e registramos a nossa "memória coletiva". Expectativas, percepções, novos saberes foram compartilhados neste dia pelos colegas, contribuindo para um maior entendimento, comunicação, diálogo e significado da arte-educação em nossa vida profissional e espiritual.

Alguns grupos dinamizaram suas "memórias" a exemplo da cantiga de roda vivenciada por todos num momento mágico e lúdico de integração, saudosismo e sensibilidade. Outros marcaram a importância da arte-educação através de poesias, cordel e elaboração de textos. Estes momentos foram registrados como podem ver nas fotos ao lado para que, num futuro, possamos relembrar toda a expressividade, emoção e espontânedade do grupo durante este encontro.

(Clique nas fotos para ampliá-las)

Leia abaixo alguns destes registros:

MEMÓRIA - por Flávia Luísa e Mariana Paiva
A Arte-educação e sua importância - Por Marlova Dornelles e Márcia Lyra


Apresentação de
Seminário

Dinâmica de
Arte-Educação

Cantiga de Roda
dinamizada com os colegas


Mais apresentações de
Seminários


Fachada lateral da
Escolinha de Arte do
Recife

Monitor da
Escolinha.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo. "