ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE




Você está em: TELA PRINCIPAL - SEMINÁRIOS INTERNOS - CICLO NATALINO

SEMINÁRIO CULTURAL - CICLO NATALINO

Disciplina: ARTE POPULAR: ENTRE PRESERVAÇÃO E EVOLUÇÃO

Registro Fotográfico das atividades em sala de aula sobre a pesquisa apresentada pelos graduandos Marcia Miranda, José Honório, Flávia Luísa, Mariana Paiva, Cecília em 18/04/06 abordando os aspectos do ciclo natalino.

CICLO NATALINO


A origem das comemorações festivas do ciclo natalino vem da distante idade média quando a igreja católica em substituição de uma festa mais antiga do império romano, a festa do Deus Mitra, que anunciava a volta do sol em pleno inverno no Hemisfério Norte.

Antes do nascimento de cristo o mês de dezembro era regido por Saturno, cultuado pelos romanos como aquele que anuncia o sol invencível e comanda a renovação da vida. Naquela época eram as estações que determinavam a passagem do tempo e as datas festivas para vários povos, além disso, a partir de 25 de dezembro os dias ficam cada vez mais longos e mais quentes até o Solstício de Verão.

No Brasil a celebração do ciclo natalino teve início pouco tempo após a chegada dos primeiros colonizadores a partir da instalação dos primeiros núcleos missionários jesuíticos.
As festividades natalinas abrangem o período de 24 de dezembro ao dia 06 de janeiro, ou seja, da véspera de Natal ao dia de Reis, onde temos o encerramento do ciclo com a queima da lapinha e o início das festividades carnavalescas. Em Pernambuco as festividades natalinas encontram um ambiente apropriado a diversas manifestações culturais já consagradas no processo de formação social do nosso povo.

A noite de 24 de dezembro é celebrada com cânticos das jornadas de pastoris e presépios, missa do galo e outras tradições que representam a chegada do salvador e fornece à festa um sentido humanista
.
Os folguedos populares deste ciclo são o pastoril, bumba-meu-boi, Guerreiro e Reizado, mamulengo, cavalo-marinho e fandango.

Abaixo momentos do seminário. Clique para ampliar.






BIBLIOGRAFIA


SOUTO MAIOR, Mário. Painel folclórico do Nordeste, Recife: Editora Universitária, 1981.

_____________________ O PASTORIL, in: (Org.) Leny Amorim, Em Louvor ao Natal. Recife: Academia Pernambucana de Música, 1992. P. 21.


XAVIER DE ANDRADE, Maria de Lourdes Goes e COSTA LIMA, Ana Halleynita de Andrade . Aspectos do folclore de Pernambuco, 2ª edição. Recife: CEPE. 1975.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."