ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE




Você está em: TELA PRINCIPAL - SEMINÁRIOS INTERNOS - IDENTIDADE CRIOULA





SEMINÁRIO CULTURAL - IDENTIDADE SERTANEJA

Disciplina: ARTE POPULAR: ENTRE PRESERVAÇÃO E EVOLUÇÃO

Registro Fotográfico das atividades em sala de aula sobre a pesquisa apresentada pelos graduandos Anderson, Rebeca, Ana Lourdes e Edilene em 29/03/06 abordando os aspectos religiosos e sociais da identidade sertaneja em Pernambuco.








IDENTIDADE SERTANEJA
Por Rebeca de Melo

A expressão sertanejo tem sido utilizada historicamente nos vários setores da vida brasileira, principalmente no ambiente artístico - literário, relacionada a contextos diversos, dos quais pelo menos três nos chamou a atenção. O primeiro deles se refere a um sertão que é uma subdivisão geográfica do nordeste brasileiro, a partir dos critérios de diferenças físicas e econômicas regionais. Por este entendimento, o sertanejo é aquele que habita ou que é oriundo da região semi-árida nordestina. O segundo, é aquele que aparece na relação dualístico campo - cidade e que não está relacionado a uma área geográfica determinada, mas se refere ao que é pertencente ao interior do Brasil de uma forma geral. Assim, o sertanejo é o homem do interior, que ficou também conhecido, segundo a sua região, pelos nomes de caipira, tabaréu, matuto, caboré, corumba, roceiro, jeca, etc. E o terceiro, se refere a um sertanejo subjetivo, criado a partir de concepções ideológicas estabelecidas como um conjunto de sentimentos, comportamentos e valores, próprios a um indivíduo pertencente a um sertão, o qual prescinde de qualquer localização geográfica. (Clique na imagem acima para ampliá-la)

As três vertentes semânticas são facilmente notadas nas entrelinhas do verbete sertão do Novo Dicionário Aurélio, que diz o seguinte: Região agreste, distante das povoações ou terras cultivadas. Terreno coberto de mato, longe do litoral. Interior do país, em especial o interior semi - árido da parte norte ocidental, mais seca do que a caatinga, onde a criação de gado prevalece sobre a agricultura e onde perduram as tradições e costumes mais antigos. Vale ressaltar que na primeira edição, ainda muito utilizada, deste mesmo dicionário o verbete inicia com o termo terra inculta. Adjetivo que por si só traz a possibilidade de dúbia referencialidade. Assim, terra inculta pode designar terra não cultivada, ou não cultivável, mas também pode apontar para aquela velha idéia de distanciamento da civilização.
O sertanejo portanto, submetido a este histórico processo e precisa continuar sendo forte para permanecer na luta em favor da preservação e valorização da sua identidade cultural.
Assim, fizemos este trabalho com base nestas e outras informações obtidas através de livros,internet e revista informativas, para mostrar a vastidão de coisas que o sertão, o sertanejo, o ambiente rural,desde a sua origem aos tempos de hoje, pode nos mostrar e porquê não nos ensinar.

Registros de exposição montada em sala de aula - Clique nas imagens para ampliá-las

Bibliografia






"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."