EMENTA
Discussão
acerca da natureza e do conceito de indústria
cultural, multiculturalismo e pós-modernismo.
A vanguarda e o Kitsch. Vanguarda, cultura de massa
e pós-modernismo. O grotesco na TV brasileira.
Escultura pré-histórica e africana. Fotografia
e indústria cultural. Cinema e indústria
cultural
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
O
que é indústria cultural?
Vanguarda e Kitsch;
Vanguarda, cultura de massa e pó-modernismo;
O grotesco na TV brasileira
Escultura pré-histórica e africana;
Fotografia e indústria cultural;
Cinema e indústria cultural.
RECURSOS
METODOLÓGICOS
Metodologias
participativas: exposições de vídeos,
leitura e discussão de textos, estudos de caso,
apresentação de seminários, etc.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados:
1) pela participação efetiva em sala de
aula;
2) pela participação nos seminários,
a qual valerá 3 (três) pontos;
3) através de um trabalho escrito a ser entregue
no final da disciplina, o qual deverá versar
sobre os temas previstos no programa, valendo 7 (sete)
pontos.
CALENDÁRIO
22/09/06
– O QUE É INDÚSTRIA CULTURAL/
(03h30m)
29/09/06
– VANGUARDA E KITSCH (03h30m)
BRITO
JÚNIOR, Antônio barros de. Obra aberta:
teoria da vanguarda literária nas obras teórico-críticas
de Umberto Eco. Campinas, SP. 254f. Dissertação
(Mestrado em Teoria e História Literária).
Universisdade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Capítulo 3: A dialética entre vanguarda
e kitsch. p. 110-151.
06/10/06
– VANGUARDA, CULTURA DE MASSA E PÓS-MODERNISMO
(03h30m)
BRITO
JÚNIOR, Antônio barros de. Obra aberta:
teoria da vanguarda literária nas obras teórico-críticas
de Umberto Eco. Campinas, SP. 254f. Dissertação
(Mestrado em Teoria e História Literária).
Universisdade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Capítulo 4: Vanguarda, cultura de massa e a
poética do pós-modernismo. p. 152-213.
13/10/06
– O GROTESCO NA TV BRASILEIRA (03h30m)
SODRE,
Muniz & PAIVA, Raquel. O Império do grotesco.
Rio de janeiro: MANUAD, 2002. Capítulo 7: Na
TV. p. 103-152.
20/10/06
– ESCULTURA PRÉ-HISTPORICA E AFRICANA (03h30m)
Textos
estabelecidos pela aluna Tamires dos Santos
27/10/06
– FOTOGRAFIA E INDÚSTRIA CULTURAL (03h30m)
BARTHES,Roland.
A mensagem fotográfica. In: COSTA, Luiz Costa
(Org.). Teoria e Cultura de Massa. São Paulo:
Paz e Terra, 200. p.325-338.
03/11/06
– CINEMA E INDÚSTRIA CULTURAL (03h30m)
PANOFSKI,
ERWIN. Estilo e meio no filme. In: COSTA, Luiz Costa
(Org.). Teoria e Cultura de Massa. São Paulo:
Paz e Terra, 200. p.345-364.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. Tradução
de Helena Gubernatis. São Paulo: Perspectiva,
1987.
HALL,
Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.
Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira
Lopes Louro. 4ª ed. Rio de janeiro: DP&A,
200. 102p.
HUTCHEON,
Linda. Poética do pós-modernismo: história,
teoria, ficção. Tradução
de Ricardo Cruz. Rio de janeiro: Imago, 1988. 331p.
___________.
Uma teoria da paródia:ensinamentos das formas
de arte do século XX. Tradução
de Teresa Louro Pérez. Porto: Edições
70, 1985. 153p.
JAMESON,
Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural
do capitalismo tardio. Tradução de Maria
Elisa Cevasco. 2ª ed. São Paulo: Ática,
1997. 431 p.il.
MOLES,
Abraham A.Kitsch: a arte da felicidade. Tradução
de Sergi Miceli. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva,
1994. 231p.
PORTELLA,
Eduardo Mattos. Vanguarda e cultura de massa. Rio
de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. 65p.
PRYSTHON,
Angela. Cosmopolitismos periféricos. Recife:
Bagaço, 2002.
SUBIRATIS,
Eduardo. Da Vanguarda ao pós-modernismo. Tradução
de Luiz Carlos Daher, Adélia Bezerra de Meneses
e Beatriz A.Cannabrava. 4ª ed. São Paulo:
Nobel, 1991. 121p.il.