ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE





Você está em: TELA PRINCIPAL - PERFIL DO CURSO - SINOPSE DA DISCIPLINA LITERATURA POPULAR

SINOPSE DA DISCIPLINA






LITERATURA POPULAR: MITO E REALIDADE
CARGA HORÁRIA: 30h

Mais informações acesse: http://posgraduacao.fafire.br/


Professor: Helena Maria Tenderine

email: hjtender@hotmail.com



EMENTA

Inventário, avaliação e análise de textos representativos da literatura popular (ícones, índices, símbolos, emblemas, crenças, mitos, ritos e práticas sociais) que corporificam uma presença cultural pernambucana no imaginário e no cotidiano local e seu possível alcance além do seu nascedouro.




CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conceitos de Tradição e Cultura Popular

Poesia Popular e Literatura de Cordel

A Literatura Popular e a Música: o improviso; os cantadores e emboladores, repentistas; os mestres de maracatu de baque solto

Os Contadores de história

Os “Causos” e histórias de domínio público.




RECURSOS METODOLÓGICOS

Metodologias participativas: exposições de vídeos, leitura e discussão de textos, estudos de caso, apresentação de seminários, etc.




SISTEMA DE AVALIAÇÃO


Os alunos serão avaliados: 1) pela participação efetiva em sala de aula, a qual valerá 2 (dois) pontos; e 2) através de um trabalho escrito a ser entregue no final da disciplina, o qual deverá versar sobre os temas previstos no programa, o qual valerá 8 (oito) pontos.





BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AYALA, Marcos & AYALA, Maria Ignez Novais (orgs). Cocos: alegria e devoção. Natal: EDUFRN, 2000

BALANDIER, Georges. A Desordem – Elogio do Movimento. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro

BATISTA, Sebastião Nunes. Antologia da Literatura de Cordel. Natal: Fundação José Augusto, 1977

BENJAMIN, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov In: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos:mito s e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1994

FORD, Clyde W. O Herói com rosto africano. São Paulo: Editora Selo Negro, 1999

NOGUEIRA, Maria Aparecida Lopes. O Cabreiro tresmalhado: Ariano Suassuna e a universalidade da cultura. São Paulo: Palas Athena, 2002

QUEIROZ Amarino Oliveira de. Ritmo e Poesia no Nordeste Brasileiro; confluências da embolada e do rap. Dissertação de Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural. UEFS, Feira de Santana, Bahia, 2002

TENDERINI, Helena Maria. Porque sim tradição e não cultura popular: um olhar sobre o Cavalo Marinho. VIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste – ABANNE – PPCS/UFMA & ABA, São Luis, jul, 2003.





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