ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE





Você está em: TELA PRINCIPAL - PERFIL DO CURSO - SINOPSE DA DISCIPLINA TEATRO EM PERNAMBUCO


SINOPSE DA DISCIPLINA




TEATRO EM PERNAMBUCO: ENTRE O CLÁSSICO E O POPULAR -C.HORÁRIA: 30h
Mais informações acesse: http://posgraduacao.fafire.br/


Professor: João Denys de Araújo Leite

email: jdennis@hotmail.com



EMENTA

Estudo panorâmico da história do teatro em Pernambuco, das origens ao século XX, com ênfase nas manifestações teatrais produzidas na modernidade, tanto pela cultura letrada como pela cultura popular.



TEMAS DE ESTUDO

Estudo panorâmico de textos disponíveis sobre o teatro em Pernambuco do período colonial;

O teatro em Pernambuco no século XIX: manifestações populares, espaços teatrais, dramaturgia e encenação;

O teatro em Pernambuco no século XX: principais autores dramáticos e companhias, autores importantes, movimentos teatrais, o teatro folclórico como matriz das criações eruditas, evolução da encenação, quadro atual



RECURSOS METODOLÓGICOS

Metodologias participativas: Exposição direta; leitura de textos; debates e seminários, etc.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO


Avaliação contínua do aluno no transcorrer de sua atuação na disciplina.


INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
Relatório de Seminário coletivo e apresentação de seminário coletivo.



CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Participação ativa nos debates em sala de aula;
Organização e método de trabalho;
Estruturação dos trabalhos escritos e orais;
Contribuição pessoal e enriquecimento dos trabalhos apresentados, individual e coletivamentetório de Seminári



BIBLIOGRAFIA BÁSICA


ARRAIS, Isabel Concessa. Teatro de Santa Isabel. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2000.

BACCARELLI, Milton. Introdução ao teatro jesuítico. Rio de Janeiro: MEC; FUNARTE, 1975.

BACCARELLI, Milton. Tirando a máscara. Recife: FUNDARPE; CEPE, 1994.

BARROS, Souza. A década de 20 em Pernambuco: uma interpretação. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1985.

BELLO, Júlio. Festas e funções de engenho no Nordeste. In: FREYRE, Gilberto et al. O livro do Nordeste. Recife: Arquivo Público Estadual, 1979. p. 61-64.

BORBA FILHO, Hermilo. Apresentação do bumba-meu-boi. Recife: Guararapes, 1982.

BORBA FILHO, Hermilo. Diálogo do encenador. Recife: Imprensa Universitária, 1964.

BORBA FILHO, Hermilo. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: DESA, 1966.

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e espírito do mamulengo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

BORGES, Geninha da Rosa. Teatro de Santa Izabel: nascedouro & permanência. Recife: CEPE, 2000.

BOTTO, Márcia. Geninha da Rosa Borges: a dama do teatro. Recife: CEPE, 1997.

CACCIAGLIA, Mario. Pequena história do teatro no Brasil. Trad. Carla Queiroz. São Paulo: EDUSP, 1986.

CADENGUE, Antonio Edson. TAP: sua cena & sua sombra (O Teatro de Amadores de Pernambuco: 1948-1991). São Paulo: Universidade de São Paulo; Escola de Comunicação e Artes, 1991. Tese de Doutorado [versão datilografada].

CAMAROTTI, Marco. Resistência e voz: o teatro do povo do Nordeste. Recife: UFPE, 2001.

CAMPELLO, Samuel. Fizeram os negros teatro no Brasil? In: FREYRE et al. Novos estudos afro-brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937. p. 222-242.

CARVALHEIRA, Luiz Maurício. Por um teatro do povo e da terra: Hermilo Borba Filho e o Teatro de Estudante de Pernambuco. Recife: FUNDARPE, 1986.

CIRANO, Marco; ALMEIDA, Ricardo; MAURÍCIO, Ivan. Hermilo vivo: vida e obra de Hermilo Borba Filho. Recife: Comunicarte, 1981.

COSTA, F. A. Pereira da. Folklore pernambucano. Recife: Massangana/CEPE, 2005.

FERRAZ, Leidson; DOURADO, Rodrigo; WELINGTON JÚNIOR (Orgs.) Memória da cena pernambucana 1. Recife: Ed. Dos Autores, 2005.

FIGUEROA, Alexandre. Barreto Júnior: o rei da galhofa. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2002.

FIGUEROA, Alexandre. O teatro em Pernambuco. Recife: Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2003.

GAMA, Lopes. O carapuceiro: crônicas de costumes. Organização Evaldo Cabral de Mello. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MAURÍCIO, Ivan et al. Arte Popular e dominação: o caso Pernambuco 1961-1977. Recife: Alternativa, 1978.

MOREIRA, Romildo. 20 atos de longos anos teatrais: a história de Federação de Teatro de Pernambuco – FETARPE. Recife: FETEAPE, 1996.

MOURA, Ivana. Osman Lins: o matemático da prosa. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2003.

MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR: MEMORIAL. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1986.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Direção de tradução Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

REIS, Carlos. Meio século de paixão: a história dos primeiros dez lustros da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém, contada por um de seus protagonistas. Recife: COMUNIGRAF, 2002.

REIS, Luís Augusto. Cinderela: a história de um sucesso teatral dos anos 90. Recife: COMUNIGRAF, 2002.

VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.

VIEIRA, Anco Márcio. Luiz Marinho: o sábado que não entardece. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2004.

PIMENTEL, Altimar. O Mundo Mágico de João Redondo. 2. ed. Rio de Janeiro: FUNDACEN / MEC, 1988.

SANTOS, Fernando Augusto. Mamulengo: um povo em forma de bonecos. Rio de Janeiro: MEC / FUNARTE, 1979.

COELHO, Germano e outros. Movimento de Cultura Popular: memorial. Recife: FCCR, 1986.

LEITE, João Denys Araújo. De Ubu Rei às Bacantes: uma usina de sonho, razão e paixão. Arte Comunicação. Vol. 1, nº 4, Recife: UFPE, 1997.

LEITE, João Denys Araújo. Teatro Brasileiro: alguma reflexão, apontamentos e muitas notas sobre a parada cultural do ser e não ser. Arte Comunicação. Recife: Editora Universitária da UFPE, 1998/99, v. 4/5, n. 5/6. p. 119-136.

LEITE, João Denys Araújo. Um teatro da morte: transfiguração poética do bumba-meu-boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2003. 324p.

OLIVEIRA, Valdemar de. O Capoeira: um teatro do passado. Brasília: MEC, 1977.

PONTES, Joel. O teatro moderno em Pernambuco. São Paulo: São Paulo, 1966.

SETE PALCOS: Revista da cena lusófona. Coimbra: Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral, set. 1998, n. 3.



BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR


CADENGUE, Antonio Edson. TAP: anos de aprendizagem (O Teatro de Amadores de Pernambuco: 1941-1947). 1989. Dissertação (Mestrado em Artes – Teatro) Escola de Comunicação e Artes, USP, São Paulo.

CAFEZEIRO, Edwaldo. O teatro no Brasil colônia. Dionysios, Rio de Janeiro, v. XXV, n. 18, p. 49-62.

CAMAROTTI, Marco. O palco no picadeiro: trilha do circo-teatro. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2004.

CAMPELLO, Samuel. Cem anos de teatro em Pernambuco (1825-1925). In: FREYRE, Gilberto et al. O livro do Nordeste. Recife: Arquivo Público Estadual, 1979. p. 131-137, 1974.

COSTA, Francisco Augusto Pereira da. Teatro Santa Isabel. Arquivos, Recife, v. 3, n. 5-6, p. 211-238, dez. 1944.

FERREIRA, Ascenso. O Bumba-Meu-Boi. Arquivos, Recife, v. 3, n. 5-6, p. 121-158, dez. 1944.

FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. Decadência do patriarcado e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2003.

GREINER, Christiane; BIÃO, Armindo (Orgs.) Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Anablume, 1998.

OLIVEIRA, Maria Goretti Rocha de. Danças populares como espetáculo público no Recife de 1970 a 1988. Recife: O Autor, 1991.

OLIVEIRA, Valdemar. O teatro em Pernambuco. Dionysios, Rio de Janeiro, v. X, n. 11, p. 26-33, dez. 1961.




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