ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE





Você está em: TELA PRINCIPAL - SOBRE OS PÓS-GRADUANDOS

CONHEÇA NOSSOS COLEGAS E OS TEMAS DE SUAS FUTURAS MONOGRAFIAS

(Lista por ordem alfabética)



ADRIANA ALENCAR também faz o curso de extensão em antropologia pela UFPE. É associada ao Museu do Folclore Rossini Tavares em São Paulo, e Associação Brasileira de Folclore e Cultura Popular.
Dançou na Compassos Cia de Dança, Brasílica Música e Dança (SP), Grupo Boi Marinho (SP), e grupo Jambo Batuques e Danças (SP) constituído só com mulheres que tocam e dançam. Atualmente pesquisa a tradição das brincadeiras e folguedos populares.


TEMA DA MONOGRAFIA:
A TRAJETÓRIA DO PASSO DA DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS




ANA LOURDES EPIFANI VELOSO DE MENDONÇA SIMÕES tem licenciatura plena em inglês/português pela UNICAP-PE. Artesã na técnica de FUXICO. Faz uso de fortes e coloridos padrões estéticos de entrelaçamento com as culturas européia, brasileira e africana, verificada no uso que faz dos adereços e vestimentas baseadas em mosaicos multicores, elemento característico deste tipo de artesanato. Em suas peças faz uso de tecidos de fortes tonalidades e arremata criativas "flores de tecido - OS FUXICOS" também com a utilização de contas e argolas. Realizou inúmeras exposições em feiras e bazares.


TEMA DA MONOGRAFIA: O FUXICO





ANDERSON CLAYTON é formado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui experiência na área de museologia comommonitor de exposições. Atualmente é monitor da Fundação Gilberto Freyre em Recife. Faz parte do Grupo de Divulgação da Educação Patrimonial, que nasceu da união de universitários para divulgar as possibilidades educativas a partir do patrimônio geral de Pernambuco, através da metodologia da Educação Patrimonial.



TEMA DA MONOGRAFIA: O TEMPO TRÍBIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FUNDAÇÃO GILBERTO FREYRE





CECÍLIA PINTO DE MORAES Possui graduação em PSICOLOGIA pela FAFIRE - PE(2002) e Pós-Graduação em Psicologia do Trabalho e Projetos Sociais pela PUC-RJ (2005). Estudou ainda Psicodrama no Instituto Cosmos-SP (2003) e Dinâmica de Grupo pelo CDGRH - PE (2002). Atualmente é professora dos cursos de Capacitação e Especialização em Dinâmica de grupo do CDGRH e da pós-graduação da faculdade AESO. É aluna Especial do Mestrado de Antropologia da UFPE.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Dinâmica de Grupo.

Endereço para acesso ao CV no Lattes:
http://lattes.cnpq.br/7007669957133982


TEMA DA MONOGRAFIA: AS METÁFORAS SOCIAIS PRESENTES NOS PERSONAGENS DO MAMULENGO TEATRO RISO DO MESTRE ZÉ-LOPES DE GLÓRIA DE GOITÁ -PE





CONCEIÇÃO FERRAZ é pernambucana do Recife e formada em Serviço Social. É artista plástica. Suas peças de cerâmica, madeira, gesso e materiais recicláveis, tem por tema personagens do folclore de Pernambuco.
Participou de várias coletivas, em feiras e exposições e em 2003 realizou individual no Shopping Recife. Seu trabalho é apreciado no exterior principalmente suas peças representando caboclos de lança, bumbas-meu-boi, rendeiras, caretas, cangaceiros e papangus. Sua arte revela os encantos da nossa cultura.
email: capibaribe340@hotmail.com

Endereço para acesso a CV na plataforma LATTES:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp

TEMA DA MONOGRAFIA: O HOMEM DA MEIA NOITE - DA CRIAÇÃO A SÍMBOLO DA PRIMEIRA CAPITAL BRASILEIRA DA CULTURA


EDILENE LOPES ALEIXO – Licenciada em Letras (Português e Inglês) pela FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.

TEMA DA MONOGRAFIA: A CURA ATRAVÉS DOS MITOS E CRENDICES: UMA VISÃO DO MERCADO DE SÃO JOSÉ




ELVIRA MARIAH RAMOS SILVA – Licenciada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Integra a equipe de música do Colégio Santa Maria como tecladista, pianista e arranjadora. Atua como instrumentista no cenário musical pernambucano em trabalhos com diversos artistas dentre eles: Ademir Araújo (Projeto TIM de Música), Maestro Duda, Israel Filho, Naná Vasconcelos, entre outros. Participou da gravação do CD "De Recife a Paris" do instrumentista Roque Netto.

TEMA DA MONOGRAFIA: MAESTRO DUDA: FRAGMENTOS DA VIDA E DA OBRA



GABRIELA – (a espera de envio de material)

TEMA DA MONOGRAFIA:




FLÁVIA LUÍSA ARAÚJO DE LIRA – pernambucana, Licenciada em letras e pós graduanda da Fafire nos cursos de Literatura Luso Brasileira e Cultura Pernambucana. Atualmente é professora de Língua Inglesa na rede estadual de Alagoas. Participa de um grupo de estudos sobre Critica de Arte. È colaboradora da comunidade o Boivoador . www.boivoador.com.

TEMA DA MONOGRAFIA: FELIPA, ANA PAES E ANTÔNIA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NOS ROMANCES HISTÓRICOS DE LUZILÁ GONÇALVES FERREIRA





IBRANTINA GUEDES DE CARVALHO LOPES. Licenciada em Letras pela FAFIRE. Bacharel em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e licenciada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora de Língua Portuguesa, já exerceu magistério em escolas particulares e públicas. Foi docente substituta da UFPE. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Iniciação Musical no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife. Membro da Associação Brasileira de Educação Musical e do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.


TEMA DA MONOGRAFIA: FORRÓ: DESCOMPASSO ENTRE LETRA E MÚSICA





JOSÉ HONÓRIO- Cordelista nascido no Recife-PE em 23/01/63, publica folhetos de cordel desde 1984. Coordenador da União dos Cordelistas de Pernambuco - UNICORDEL, através da qual promove recitais, palestras e oficinas. Pertence à nova geração de poetas populares que vêem a tecnologia como aliada da tradição. Explora temas variados, prevalecendo os de gracejo e de circunstâncias. Possui um blog na internet: http://www.zehonorio.blogspot.com/


TEMA DA MONOGRAFIA: DE VOLTA À VOZ: O CORDEL NO RECIFE HOJE





LEONIDAS RIBEIRO - Pernambucana, natural de Recife. Graduada em Comunicação Social pela ESURPE. É bancária. Estudiosa da cultura pernambucana e da literatura brasileira. Participou de diversos seminários relacionados as área de educação e humanas.


TEMA DA MONOGRAFIA:
CIRANDA PERNAMBUCANA: UMA DANÇA E MÚSICA POPULAR.






LUCILANE DE MELO DINIZ- Graduada em Turismo pela FACHO - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. É turismóloga, dançarina, professora e coreógrafa de dança, atriz, recreadora, cerimônialista e recepcionista de Eventos. Atua no setor de planejamento e execução de eventos culturais. Artisticamente atua em dança popular e contemporânea (Balé Popular do Recife), Teatro (Grupo FACHART-FACHO), Dança de Salão ( Gafieira Etc e Tal,) Frevo ( Escola Municipal de Frevo-Prof.: Mestre Nascimento do Passo).
Professora da Escola de Frevo do Recife (Método do Mestre Nascimento do Passo - Aulas de Frevo e Danças Populares), Professora de “Cultura Popular” do Núcleo Educacional Construir – em Olinda, Recreadora do Veneza Walter Park, interprete da Personagem “Catirina - mulher de Mateus”, Professora do Projeto de Meio Ambiente e Cidadania-PMAC, Olinda-PE.


TEMA DA MONOGRAFIA: “VIVA O FREVO, VIVA O PASSO, VIVA O MESTRE NASCIMENTO DO PASSO”





MÁRCIA LYRA- Pesquisadora/Arte-educadora com formação superior em Ciências da Computação e Administração de Empresa com ênfase em Marketing. Palestrante/facilitadora da aprendizagem em diversos eventos/cursos nas áreas de Arte, Educação, Cultura, Gestão Social e Tecnologia da Informação. Participante do grupo de estudos sobre Crítica de Arte, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR. Escreve para diversos informativos: jornal, revista (impressa e Internet). É coordenadora do Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - ICLB.


TEMA DA MONOGRAFIA:
LADJANE BANDEIRA E A SÉRIE BIOPAISAGEM



MARIANA LACERDA- (a espera de envio de material)



TEMA DA MONOGRAFIA:





MARIANA PAIVA- Pernambucana, licenciada em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife no curso de Letras com habilitação em inglês e português. É professora de língua portuguesa na rede estadual e professora de espanho na rede particular de ensino. Poeta e estudiosa da cultura e das questões culturais que envolvem a América Latina.



TEMA DA MONOGRAFIA: O REGIONALISMO NO CINEMA NACIONAL






MARLOVA LENZ DORNELLES- Socióloga, com especialização em Ciências Sociais, desenvolve projetos sociais e culturais junto a organizações do Estado de Pernambuco. Atuou no Instituto Companheiros das Américas, Circuito Cultural Projeto Maracabarro – FUNCULTURA, Centro das Mulheres do Cabo, Supervisora em Pernambuco da Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária, consultora técnica do POMMAR/USAID – PARTNERS OF THE AMERICA. Representante Institucional da ONG MAGIS – Assessoria e Pesquisa.



TEMA DA MONOGRAFIA:
A VIOLÊNCIA NA OBRA DE LADJANE BANDEIRA: A SÉRIE O GESTO E O GRITO





REBECA DE MELO MATOS BARROSO - É pernambucana, graduada em Letras com licenciatura em inglês pela FUNESO.
Cursou inglês durante 4 anos na Transword. Lecionou redação e inglês em escola particular.



TEMA DA MONOGRAFIA: A POESIA MARGINAL MANGUE BEAT



SIMONE DE BRITO CAVALCANTI- Paulistana de nascença e Pernambucana de coração. Formada em Licenciatura Plena em História pela FUNESO - Fundação de Ensino Superior de Olinda(2003).
Possui interesse pela cultura popular e pelo folclore, principalmente por manifestações culturais que estão esquecidas como o reisado, que era brincado na maior parte das cidades do Agreste de Pernambuco e hoje é um movimento que perdeu a força e infelizmente caiu no esquecimento.

email: sbc22@bol.com.br

Endereço para acesso a CV na plataforma Lattes
http://lattes.cnpq.br/1878103855013215



TEMA DA MONOGRAFIA: REISADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO: RESGATE DE UM AUTO POPULAR.



TÂNIA LIMA - Nascida em Recife/PE, é professora da Rede Pública Municipal e Estadual. Cursou Letras com habilitação em inglês, tendo o curso de aperfeiçoamento de língua portuguesa pela UFPE.

Trabalha com cultura popular, participa da Associação Comunitária do Alto do Pascoal composta só de mulheres.

É vocalista dos Afoxés Abê adulofé e Ylê Xambá e canta junto aos integrantes do Coral Nossa Música, tendo participado de várias apresentações em Pernambuco e outros Estados


TEMA DA MONOGRAFIA: RESISTÊNCIA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA DE NAÇÃO XAMBÁ





ZENILDA PINHEIRO BORGES SANTIAGO - Formada em Pedagogia, Farmacocinética, Biodisponibilidade, Direito Administrativo e Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Tem especialização em Saúde Pública também pela UFF-RJ. É contadora de histórias com o pseudônimo Zhana. Leciona francês e química. É poetisa e escritora, membro da União Brasileira dos Escritores de Pernambuco (UBE). Estudou LIBRAS pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro.


TEMA DA MONOGRAFIA: POEMAS DE JOAQUIM CARDOSO NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL PERNAMBUCANO.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo. "