assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE










Marlova Dorneles em apresentação.


Detalhe da série - díptico O GESTO E O GRITO - Número 5





Você está em: Imprensa - Aula-palestra sobre Ladjane na Faculdade - FAFIRE



PALESTRA-AULA SOBRE LADJANE BANDEIRA PARA ALUNOS DA FACULDADE FRASSINETE DO RECIFE - FAFIRE




A trajetória artística da pernambucana Ladjane Bandeira foi um dos temas escolhidos para a disciplina ARTES PLÁSTICAS: PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS do curso de pós-graduação em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinete do Recife.

Ministrada em sala de aula pelas pesquisadoras Marlova Dornelles e Márcia Lira, dia 25/08/06 às 19h, a aula-palestra abordou duas importantes séries da Ladjane Bandeira: A BIOPAISAGEM e O GESTO E O GRITO.

A série O GESTO E O GRITO tem por tema A VIOLÊNCIA HUMANA, que segundo investigações realizadas pela Marlova Dornelles, é uma obra pictórica que liga o humano ao seu passado primordial, às suas origens pré-humanas diretamente implicadas com sua animalidade, isto é, irracionalidade.

O gesto é pré-racional, mas deixa entrever a futura qualidade de violência, especificamente humana porque diferentemente da agressão, a violência (a agressão tornada consciente, perversa, cruel intencional) é um dado da racionalidade a que o animal não tem acesso.

A tentativa de Ladjane de expressar sua indignação com o mundo, mexendo, remexendo e expondo as contradições da natureza humana, através de expressões marcadamente animalescas caracterizam esteticamente sua obra.

É na junção do imaginário com o real que nos vem o assombro, o incômodo do grotesco.

Para a pesquisadora, são as distorções da condição humana, da sociedade e do homem que Ladjane espelha no GESTO E O GRITO.

As pesquisadoras vêm direcionando seus trabalhos monográficos para o estudo da obra pictórica da pernambucana Ladjane Bandeira.

Na foto à esquerda, a pesquisadora Marlova Dornelles e os pós-graduandos.






"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."