assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em:
Sala Especial - Biografia Completa







Em 1944 terminou
o curso de pedagogia
após o ginasial, no
Colégio Santa
Cristina em
Nazaré da Mata
tornando-se
professora de
desenho, em 1945,
no Colégio São José
também em Nazaré.
 

Casa em Nazaré da Mata,
na antiga rua General
Ozório, n. 25, atual
João Manoel Vieira de Melo.
Foi nesta casa onde a
artista nasceu e passou
toda a sua infância e parte
da juventude..
Clique na foto para
ampliar a imagem.

Revista Nordeste
Capa da
Revista Nordeste
julho de 1960
Desenho
de Ladjane
Guerra
1951
Óleo sobre tela
Acervo Museu do Estado

Em 1951 o quadro
GUERRA
recebeu o
Primeiro Prêmio de
Pintura no X SALÃO
DE PINTURA DO
ESTADO
, promovido
pelo Museu do
Estado de
Pernambuco.
Em 1952 recebeu
o segundo prêmio
neste mesmo Salão

capa cantigas
Em 1957, Ladjane
publicou as primeira
e segunda edições
do livro de poesia
CANTIGAS.
Acima capa da
segunda edição.

A paginação, capa e
ilustração também
são de Ladjane.
O livro foi aclamado
pela crítica e o
poema científico
, "Científica do Retardatário Cubista" foi
utilizado como
abertura de um sério
artigo científico (AS SIMETRIAS) escrito
pelo prof. Carlo Borghi
italiano, doutor em
filosofia, físico nuclear
sacerdote católico
que representou o
Vaticano na
I Conferência
Internacional
de Energia
Atômica
em Genebra.

O artigo foi impresso
na revista ESTUDOS
UNIVERSITÁRIOS
da Universidade
Federal de
Pernambuco em
outubro de 1969, pág.6.

viola do diabo - capa

A VIOLA DO DIABO
The Devil´s Viola

Desenho da capa de
publicação da peça
A VIOLA DO DIABO
de autoria de Ladjane
Bandeira, a qual foi
reproduzida em
“Profile of The
New Brasilian Art”
do Prof. Pietro Maria
Bardi
(Livraria
Kosmos Editora) - 1964

The Evil´s Viola
Coleção ICLB
ICLB´s Collection
Recife-PE-Brazil


Acervo ICLB
Recife -PE



Ladjane

Foto de Ladjane

sexanjo-serie
Desenho da série
OS SEXANJOS
, óleo sob
papel, em preto e branco .



Quadro da série em
alumínio - OS SEXANJOS

Quadro da série BIOPAISAGEM, pertencente a primeira
fase, em cor,
pintada
em óleo sobre tela.
Um dos quadros da
série encontra-se
no Museu de Londres.
 
 
Arte Tecnotrônica - Quadro da Série BIOPAISAGEM, (segunda-fase)
um dos elementos da
teoria filosófico-científica
criada pela artista de nome "Interlorgânica", em
branco e preto.
No total são 12
desenhos em bico de
pena, pintados
sobre papel.


 



BIOGRAFIA COMPLETA
Clique aqui para ler a Biografia Resumida

Registramos que o levantamento biográfico da artista ainda não foi finalizado, por conseguinte, novos dados ainda serão inseridos nesta página. Agradecemos antecipadamente a pesquisadores, amigos e admiradores da artista, no envio de quaisquer informações que possam enriquecer ainda mais a nossa pesquisa sobre a vida da artista.

O Legado de Ladjane Bandeira na História da Arte em Pernambuco deve-se a mesma ser a primeira mulher a registrar a arte em nosso Estado.
Foi a primeira mulher crítica de arte deixando farto material para uma historiografia futura.

Durante mais de 10 anos através dos SUPLEMENTOS LITERÁRIOS contribuiu na formação cultural e artística do nosso povo.


LADJANE BANDEIRA (Maria LADJANE BANDEIRA de Lira), nasceu em Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, em 5 de junho de 1927 e faleceu em Recife, Pernambuco em 24 de março de 1999.

Em 1942 fez colaboração poética para a “GAZETA DE NAZARÉ”, no ginasial. Dirigido pelo Padre Daniel Lima, cujo jornal tinha uma grande circulação no meio intelectual de Recife.

• Aos 20 anos, em 1947, mudou-se para o Recife e cursou Especialização Pedagógica (Pós-graduação).

• Em 1948 tornou-se membro fundadora da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR), juntamente com os artistas plásticos Abelardo da Hora e Hélio Feijó. Neste mesmo ano realizou sua primeira individual de pintura e desenho no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, com trabalhos figurativos. Esta exposição suscitou comentários, reportagens, entrevistas e críticas nos jornais Diário de Pernambuco, Jornal do Commércio, Folha da Manhã, Jornal Pequeno, assinado alguns por Waldimir Maia Leite, Guerra de Holanda, Aderbal Jurema, Mário Melo e Luís Teixeira. Participou da coletiva do III SALÃO DE ARTE MODERNA promovido pela SAMR. Colaborou com a revista CONTRAPONTO. Participou do I SALÃO DE POESIA ( Poesia e Desenhos).

• Em 1949 iniciou suas primeiras colaborações literárias e artísticas para o Suplemento Literário do Jornal do Commércio(PE), Diário de Pernambuco(PE), Correio da Manhã (RJ) e Revista Branca(RJ). Ilustrou neste ano, o livro “FÁBULA SERENA” de Darcy Damasceno (Editora Orfeu, RJ) e fez ilustrações para Revista NORDESTE de Esmaragdo Marroquim e Aderbal Jurema.

• Em 1950 publicou história em quadrinhos no Diário da Noite (Recife-Pernambuco) ilustrando a vida do sociólogo-antropólogo Gilberto Freyre por ocasião das comemorações do cinqüentenário de seu nascimento. Realizou individual no Gabinete Português de Leitura do Recife, tendo fundado, dirigido e colaborado com a página individual do Gabinete.

• Em 1952 fundou e dirigiu até 1962 a página ARTE do Diário da Noite, em Recife.

• Em 1953 participou de coletiva durante o I CONGRESSO DE INTELECTUAIS, realizado em Goiás. Realizou individual na Associação Comercial do Recife.

• Em 1954, tornou-se Conservador do Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano - IAHGP. Colaborou para a Tribuna de Petrópolis, transcritas do Jornal do Commércio de Recife. Foi responsável pela restauração dos trabalhos do Museu do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano, com Manuel Bandeira.

 
 
2a Batalha dos Guararapes
Gravura em preto e branco

Em 1954, Ladjane publica um álbum de gravuras comemorando a Restauração Pernambucana - “O Tricentenário da Restauração Pernambucana”, com apresentação do historiador José Antônio Gonsalves de Mello.
Acima o desenho: "A GUERRA DE CANUDOS", uma das 10 gravuras que compõe o álbum. A artista utilizou uma técnica a gesso para a confecção das matrizes
.

 

• Em 1955, aos 28 anos, conquistou o PRÊMIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, em Pintura, realizado anualmente no Museu do Estado.

• Em 1956 realizou individual no Gabinete Português de Leitura. Colaborou com o Programa literário e artístico na Rádio Tamandaré. Foi Membro da Comissão Julgadora do SALÃO DE PINTURA do Estado de Pernambuco, realizado no Museu do Estado.

• Em 1957 participou do V SALÃO DE ARTE MODERNA do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano iniciou curso de Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Proferiu diversas palestras sobre "Arte" patrocinadas pela Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR).

• Em 1958, aos 31 anos, executou um painel, não-concretista, em grandes dimensões para a Escola Politécnica do Recife, abstração geométrica em vidrotil, e realizou uma individual “Dez anos de Pintura e Desenho” inaugurando a Galeria Lemac de Arte no Recife. Participou da I FEIRA DE ARTE do Recife, criação do NORDESTE ARTÍSTICO, patrocinada pela Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR) e da I PANORÂMICA DE ARTES PLÁSTICAS do Recife. Neste ano assumiu a direção artística da REVISTA NORDESTE e da EDITORA NORDESTE.

Painel em vidrotil, no estilo abstracionismo geométrico, realizado pela artista a convite do Diretor da Faculdade em 1958. O Painel encontra-se na entrada da Faculdade Politécnica de Pernambuco, no Recife, no bairro da Benfica. (Fotografia tirada em 20/10/05)

• Em 1959 foi Membro da Comissão Julgadora do XVIII SALÃO DE PINTURA do Estado de Pernambuco, realizado no Museu do Estado. Foi eleita Presidente da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR). Realizou individual na Associação Cultural Franco-Brasileira e representou o Jornal do Commércio, em visita oficial a Brasília.

• Em 1960 participou de uma Coletiva de Artistas Pernambucanos, itinerante pelo Brasil, Argentina, Europa e Estados Unidos e foi membro do Congresso de Escritores realizado no Rio de Janeiro. Fez as ilustrações para o Suplemento Literário “Correio da Manhã” do Jornal do Rio de Janeiro.

• Em 1961 publicou o “MANIFESTO EMOCIONISTA” lançado com uma Conferência no Departamento de Extensão Cultural da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco (DECA). Realizou neste ano diversas palestras e cursos em Congressos, em especial, a palestra RUMOS DA ARTE, ministrada no Seminário dos Irmãos Maristas. Realizou Coletiva na Galeria de Arte do Recife. Participou de Coletiva da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR) no Teatro Santa Isabel.

• Em 1963, aos 36 anos, passou a dirigir o Suplemento Literário e Artístico do Jornal do Commércio do Recife. Escreveu a peça de teatro “A VIOLA DO DIABO”, encenada no Teatro de Arena, com direção de Alfredo de Oliveira. Peça duplamente premiada. Além da Direção da Sociedade de Arte Moderna do Recife (SAMR) torna-se Diretora da Galeria de Arte do Recife (GAR) da Prefeitura da Cidade do Recife. Iniciou, no Jornal do Commércio a seção diária “ARTE-LADJANE”, em substituição a página semanal ARTE do Diário da Noite, seção que se prolongou até 1968. Foi escolhida PERSONALIDADE CULTURAL DO ANO. Realiza palestra sobre arte no Seminário de Apipucos. Colaborou para o Jornal Universitário do Rio de Janeiro. Foi Membro da Comissão de Artes Plásticas da Prefeitura do Recife. Ministrou cursos sobre pintura e cinema na Secretaria de Educação e Cultura, quando na época, Diretor e Prof. Lourival Vilanova. Foi Membro da II PANORÂMICA DE ARTES PLÁSTICAS DE PE. Realizou conferência sobre impressionismo alemão inaugurando uma exposição DIE BLAU REITER promovida pelo Consulado Alemão no Recife. Executou uma reestruturação artística na Revista NORDESTE.

• Em 1964 ministrou curso sobre Cultura Nordestina na Faculdade de Direito do Recife promovido pelo Departamento Cultural do Diretório Acadêmico. Ministrou curso na Faculdade de Direito da Paraíba. Novamente é encenada a peça de teatro A VIOLA DO DIABO” no Teatro de Santa Isabel, sob a Direção de Alfredo de Oliveira. A peça recebe o PREMIO SAMMUEL 1964 e o Prêmio de Teatro VÂNIA SOUTO CARVALHO, também em 1964.


• Em 1965 foi responsável pela decoração do Clube Internacional do Recife para o Bal Masque com trabalhos fantásticos, isto é, do realismo-fantástico. Realizou palestras sobre Arte no Colégio Nóbrega e no Seminário de Apipucos. Realizou Conferência sobre o tema "Deus, Homem e Arte" no Departamento de Extensão Cultural da Secretaria de Educação e Cultura. Participa de Coletiva no Museu de Arte de São Paulo, dirigido pelo prof. Bardi, e realizou coletiva com artistas pernambucanos do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda. Realizou individual na Galeria Schultz, em São Paulo e ministra curso de Arte para a Secretaria de Educação e Cultura, na sede da mesma, em seu Auditório. Em tempo: Ladjane Bandeira, Murilo Marroquim, Guita Charifker, Adão Pinheiro, trabalharam junto a Assis Chateaubriand, para formação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco.

• Em 1966 Viajou para os Estados Unidos a convite do Departamento de Estado do Governo americano. Proferiu palestras e realizou visitas a Galerias, Universidades e Museus, bem como Ateliês de artistas famosos de Nova York, Washington, Filadélfia, Denver, Standford, Palo Alto, Baltimore, Boston, São Francisco, Los Angeles, Houston e Buffalo. Foi entrevistada pela rádio VOZ DA AMÉRICA em N.York, e pela TV TUPY no Rio de Janeiro, sobre a viagem. Ministrou palestra sobre a Arte Brasileira e, em especial, sobre a Arte Pernambucana, na Universidade de Stanford, em Palo Alto na Califórnia. Realizou Curso de Estética, do professor MAX BENSE (RJ) na Escola Superior de Desenho Industrial. Foi membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Participou de Coletiva no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Ainda em 1966, realizou individual na "Galerie Internationale" em Nova York com apresentação do filósofo, sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre e uma coletiva internacional na mesma Galeria.

Dedica-se a Estudos especiais no Museu de Arte Moderna de Nova York. Proferiu palestra sobre sua própria arte realístico-fantástico baseada no folclore nordestino na residência do Senador Far para estudantes norte-americanos e sul-americanos. Realizou entrevista com os artistas modernos Ponce de Leon (gravador, professor de Roberto de Lamonica, brasileiro), Larry Rivas, um dos fundadores da "Pop Art", Richard Ludner, um dos representantes dos Estados Unidos em uma das Bienais de São Paulo. Tornou-se colaboradora efetiva do Jornal das Letras (Rio de Janeiro). Estudou História da Arte juntamente com Sérgio Millet, Mário Pedrosa, Cavalcanti, Mário Barata.

• Em 1967, aos 40 anos, foi escolhida mais uma vez PERSONALIDADE CULTURAL DE PERNAMBUCO. Foi representante em Pernambuco do Jornal das Letras. Realizou coletiva internacional ao lado de Picasso, Zadkine, Rice Pereira, Braque, Matisse, Odilon Redon, Izacyro, Weichberger, Picabia, Gino Morandi, Archipenko e outros na Galerie Internationale em Nova York. Novamente foi Membro da Comissão Julgadora, desta vez do XXVI SALÃO DE PINTURA do Estado de Pernambuco, no Museu do Estado.
Foi convidada e expôs na IX Bienal de São Paulo.

• Em 1968 tornou-se membro da ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ARTISTAS PLÁSTICOS (AIAP - Paris), com sede em São Paulo e filiada a UNESCO. Foi membro da ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS PLÁSTICOS de São Paulo (AICA). Foi representante do Nordeste na PRIMEIRA REUNIÃO DE CRÍTICOS DE ARTE para a estruturação das bases das PRÉ-BIENAIS NACIONAIS (Ibirapuera - São Paulo) a convite de Ciccilo Matarazzo. Participou da 1a Feira de Arte de São Paulo promovida pela AICA. Realizou individuais e coletivas nas galerias HOBJETO, SOBRADO e VARANDA (São Paulo).

• Em 1969 criou os "SEXANJOS", obras em alumínio, que mereceram reportagens e trabalhos críticos no Jornal da Tarde (Estado de São Paulo) e reportagem na Revista do Alumínio. Realizou Coletiva promovida pela AIAP no Ibirapuera em São Paulo e no saguão do Cinema de Belas Artes em São Paulo. Colaborou para a Folha de São Paulo e tem seus trabalhos comentados por Olney Kruse.


• Em 1970, aos 43 anos, iniciou a série de desenhos BIOPAISAGEM. Participou de Coletiva promovida pela AIAP no Ibirapuera - SP durante a Feira do Couro. Suas obras são comentadas pelos críticos José Geraldo Vieira, Geraldo Ferraz, Quirino da Silva, em jornais paulistas. Foi publicada uma reportagem (de Olney Kruse, embora não assinada) no Jornal da Tarde, sobre sua Arte. Colaborou artística e literariamente para o suplemento do Diário de Pernambuco. Ilustrou livros de vários artistas como Tereza Tenório e Clarice Lispector.

• Em 1972 recebeu convite para defender tese durante uma reunião da Associação Internacional de Críticos de Arte, em Paris, França. Iniciou o “Jornal de Ladjane”, primeira página do terceiro caderno do “ Diário de Pernambuco”. Foi escolhida pelo Jornal de Letras do Rio de Janeiro como a PERSONALIDADE CULTURAL DO ANO EM NÍVEL NACIONAL.

Executou a reestruturação, diagramação, ilustração e colaboração do número especial do BOLETIM DA CIDADE DO RECIFE dedicado ao Sesquicentenário da Independência do Brasil e neste número publicou “Subsídios para uma História da Arte em Pernambuco”. De modo geral esteve retirada do meio artístico e cultural realizando a série de quadros BIOPAISAGEM (posteriormente estudada em tese de mestrado na UFPE, pela psicanalista Sônia Maria Sarmento de Freitas, no Departamento de Antropologia, no núcleo do Imaginário e tendo como orientadora a professora Daniela Pitta.). Participou do XXXIII SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PERNAMBUCO, iniciando uma série de obras chamada de O GESTO E O GRITO.

exposicao
exposicao
Exposição da série O GESTO E O GRITO no Teatro Santa Isabel


Foi eleita Diretora Cultural da Associação de Artistas Profissionais de Pernambuco. Realizou Coletiva no Museu de Arte Contemporânea de PE (Olinda) com uma pintura a ó-leo da série BIOPAISAGEM iniciada em (1970) e que ainda não tinha sido exposta.

• Em 1981 foi eleita com “Medalha de Ouro” para a ACADEMIA ITÁLIA DE ARTES E OFÍCIOS, em Parma na Itália. Foi homenageada com uma SALA ESPECIAL no XXXIV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PERNAMBUCO, sendo O PRIMEIRO ARTISTA A MERECER tal homenagem do Salão, no Museu do Estado.

• Em 1982, aos 55 anos, participou da I Exposição Internacional Latino Americana e II Exposição Internacional de Outdoor, realizadas no Recife com a colaboração da Prefeitura da Cidade do Recife. O PEN CLUB do Brasil, secção de Pernambuco instituiu O PREMIO LADJANE BANDEIRA DE CONTOS. Participou da Comissão Julgadora do XXXV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE PERNAMBUCO. Continuou pintar a série O GESTO E O GRI-TO, a óleo e Bico-de-Pena em grandes dimensões. Participou da “Coletiva dos Premiados do Salão” realizada pelo Museu do Estado com trabalhos do seu acervo. Gravou para o Museu da Imagem e do Som (Recife - PE).

• Em 1983 recebeu convite da Associação Internacional de Críticos de Artes – AICA, para participar dos debates em seu Congresso, realizado em Caracas na Venezuela. Fez Conferência sobre A ARTE TECNOTRÔNICA, termo de sua criação no Museu de Arte Con-temporânea de Pernambuco, em Olinda. Continuou pintando a série O GESTO E O GRITO e iniciou a série QUESTIONAMENTOS, a óleo. Publicou na REVISTA NACIONAL RIO-RECIFE, uma série de poemas-contos. É instituído mais um PRÊMIO LADJANE BANDEI-RA DE CONTOS. Fez conferência na Biblioteca Pública Castelo Branco, em Pernambuco, sob o tema referente a própria Biblioteca, dentro das comemorações do 130o. aniversário da Biblioteca. Participou da COLETIVA na Galeria Metropolitana Aluísio Magalhães onde tem trabalhos permanente expostos como parte do seu acervo.

• Em 1984 foi eleita presidente do PEN CLUB do Brasil, Secção de Pernambuco e recebeu convite para expor no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel reentregando-o ao público após trabalhos de restauração feitos pela Secretaria de Cultura do MEC/Fundação Pró-Memória. Realizou uma série a óleo, sob o título geral OS SIGNOS, adquirida pelo crítico literário e jornalista Marcus Prado. Publicou em jornais e revistas de Pernambuco, uma série de poemas metafísicos. Foi eleita MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE e teve seu nome proposto por aclamação para a ACADEMIA DE CIÊNCIAS DE PERNAMBUCO.

• Em 1984 por decisão unânime da Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata, a pintora recebeu a MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO ‘JOAQUIM NABUCO”, CLASSE OURO, pelos relevantes serviços prestados a cidade enaltecendo seu nome além fronteiras. Recebeu o PREMIO CULTURA VIVA, da Fundação Joaquim Nabuco.

• Em 1989 comunicou a Sociedade Artística e a amigos sua decisão de viver reclusa para dedicar-se aos seus trabalhos de pintura e obras literárias, ainda inéditos. Sua solidão foi planejada para “criar para melhor comunicar-me, através de meus trabalhos, após a minha morte” - escrito por Ladjane Bandeira. Todo material produzido neste período de 1989 a 1999 (ano de sua morte) é inédito.

• Em 1994 foi instituído o PREMIO LADJANE BANDEIRA DE POESIA promovido pelo DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Com edição anual, constituiu-se em uma homenagem a escritora, poetisa e pintora pernambucana que muito contribuiu na Imprensa para a difusão dos valo-res artísticos e culturais de Pernambuco e para descoberta incentivadora de novas voca-ções em todos os domínios da criação. O Prêmio objetivou continuar este trabalho de apoio e incentivo no campo da Literatura feita por autores pernambucanos.

• Em 1998 recebeu do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco, o DIPLOMA CULTURAL, na categoria PINTURA.

• Em 2000 foi instituído pela Assembléia Legislativa de Pernambuco, o PRÊMIO LADJANE BANDEIRA DE MÍDIAS CONTEMPORÂNEAS.

• Em 24 de março de 1999, faleceu em Recife-PE, de câncer, aos 72 anos.

Ladjane Bandeira possui trabalhos em vários Museus e coleções particulares no BRASIL, ESTADOS UNIDOS, EUROPA e ISRAEL.

Está citada em várias publicações nacionais e internacionais. Dentre elas:

• GRANDE ENCICLOPÉDIA DELTA LARROUSE
• WHO IS WHO IN THE WORLD ( Inglaterra e Estados Unidos)
• QUEM É QUEM NO BRASIL
• ART IN LATIN AMÉRICA TODAY ( da autoria de Luís A. Cunha - Washington)
• PROFILE OF THE NEW BRAZILIAN ARTE – de P.M.Bardi
• DICIONÁRIO DA PINTURA BRASILEIRA - de Roberto Pontual
• ARTISTAS DE PERNAMBUCO - de José Cláudio.
• DICIONÁRIO CRÍTICO DA PINTURA NO BRASIL - José Roberto Teixeira Leite
• ARTE NO BRASIL - (Editora Abril) Vários autores
• RETRATOS DA ARTE EM PERNAMBUCO - José Cláudio
• MEMÓRIAS DO ATELIER COLETIVO - José Cláudio
• CATÁLOGO DA ARTE EM PERNAMBUCO - José Cláudio
• SETE CARTAS E UMA CONFISSÃO DE AMOR- (Livro de poesias )ourdes Sarmento.

CAVALCANTI, Carlos; AYALA, Walmir, org. Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Apresentação de Maria Alice Barroso. Brasília: MEC/INL, 1973-1980. (Dicionários especializados, 5).

MARTINS, Carlos (coord.). Acervo gravura: doações recentes 1982/1984. Apresentação Alcídio Mafra de Souza, Carlos Martins. Rio de Janeiro: MNBA, 1984. 36 p., 27 il. p&b.

MUSEU de Arte Contemporânea de Pernambuco. Recife: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes; Rio de Janeiro: FUNARTE, 1982. (Museus brasileiros).

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

OS CLUBES de Gravura do Brasil. Apresentação Ricardo Ohtake, Emanoel Araújo; texto Carlos Scliar, Sérgio Milliet; comentário Diego Rivera, Augusto Meyer, Jorge Amado; curadoria Carlos Scliar. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1994. 32 p., il. p&b. color.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Apresentação de Antônio Houaiss. Textos de Mário Barata et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE PERNAMBUCO, 34., 1981, Recife, PE. XXXIV Salão de Artes Plásticas de Pernambuco. Apresentação José Cláudio; texto Audálio Alves. Recife: Museu do Estado, 1981. [20] p., il. p&b.

AMARAL, Araci Abreu. Arta para qê ? : a preocupação social na arte brasileira, 1930 a 1970. São Paulo: Nobel, 1984. pag. 186

Mais sobre Ladjane acesse texto publicado pela pscanalista Sônia Sarmento em
TRIBUTO A LADJANE BANDEIRA












Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."