assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE




Você está em: Biblioteca - Atividades

ATIVIDADES CULTURAIS E PEDAGÓGICAS
A BIBLIOTECA COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA


Os projetos pedagógicos criam um impacto imediato nos alunos e abrem espaço para a participação da comunidade, envolvendo as mais diversas atividades.
Os projetos literários multidisciplinares ("SALADA DE FRUTAS") desenvolvidos pelas nossas professoras envolvendo a leitura de diversos gêneros, dramatização, reconto, produção de textos, poesias, crítica infantil e produção de livros auxiliam a aprendizagem e ampliam os espaços cognitivos da criança.

Uma atividade permanente em sala de aula é o empréstimo de livros aos alunos. São livros de poesias, contos de fadas, lendas e fábulas. São estórias infantis da literatura clássica universal, estórias do imaginário popular, lendas e mitos nordestinos. ( Para maiores referências e orientações sobre o assunto consulte o artigo da CRISTIANE MADANÊLO DE OLIVEIRA. "ESTUDO DAS DIVERSAS MODALIDADES DE TEXTOS INFANTIS" .

Devido ao acervo da Biblioteca ainda não ser significativo, é realizado um rodízio de livros entre os alunos para que todos possam ter acesso as histórias e poesias. Diariamente em sala de aula, um grupo de 05 alunos levam livros para casa, lêem e no outro dia, um dos alunos com o grande grupo compartilha sua leitura.

As atividades envolvendo a produção literária das crianças tais como reconto , poesias, dramatização, crítica literária, produção de textos foram realizadas usando-se esta metodologia.

Os temas dos projetos surgem a partir das necessidades percebidas pelas professoras no dia-a-dia na Escola ou de assuntos pertinentes ocorridos fora do ambiente escolar mas que possam trazer crescimento intelectual e pessoal para o educando.

Todo o projeto é estruturado com a participação de todos da Escola.



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."