assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE




Você está em: Biblioteca - Bairro do Ibura
















Foto Marcos Michael










Foto Marcos Michael
A COMUNIDADE DO IBURA




A maioria da população de baixa renda no Recife vive em favelas cheias de barracos amontoados, com ruas onde os esgotos correm abertos, com serviços de transporte coletivo muito precário, com moradias construídas de forma improvisada que as tornam vulneráveis aos efeitos da chuva, ao transbordamentos das águas dos rios e dos canais, e sob a ameaça de deslizamentos dos morros.

O bairro do Ibura que localiza-se na parte sul do Recife e lidera o ranking da violência na Cidade é um destes bairros inseridos no cenário acima descrito.

Possui problemas de serviços básicos
à população do bairro, como ação da defesa civil, manutenção urbana, segurança pública e atendimento à saúde.

As Unidades Residenciais (URs), que deram origem ao bairro Cohab e que popularmente também são conhecidas como parte do Ibura, nasceram em 1966, com a fundação da UR-01. As famílias, em sua maioria favelados, foram vítimas da cheia que deixou centenas de desabrigados no Recife.

A sua população é de 112.815 habitantes, 1.488,87 hectares e 28.532 domicílios e tem seus problemas agravados com a discussao dos limites territoriais entre a cidade do Recife e a cidade de Jaboatão dos Guararapes.


Apesar da atuação dos Conselhos de Paz instalados para ajuda na redução da violência na comunidade, poucos avanços neste sentido foram realizados. Armas, drogas e um alto número de jovens desocupados alimentam a violência no bairro.

São 21 comunidades que sofrem com a ausência do poder público e com a falta de espaço comunitário, lazer, saneamento.

Ruas sem calçamento e condições precárias de moradia fazem parte da realidade das crianças deste bairro.
Com uma estatistica de 03 homicídios por dia, as ações de combate a violência também se extendem aos maus tratos as crianças.

"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."