assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE

             










discurso

Guiados por estes valores, de cidadania e bem-estar social, alusivos a data da morte de Tiradentes e o que ela representa, que fundamos o Instituto Cultural Ladjane Bandeira, nesta mesma data, em 21 de abril de 2004. Hoje comemoramos um ano de sua fundação.






 

 




 



 
 


 



Você está em: Inicial - Inauguração biblioteca - Discurso



DISCURSO DE INAUGURAÇÃO DA BILBIOTECA
ESCOLAR LADJANE BANDEIRA.

Márcia Miranda Lyra
Presidente do ICLB


Sra. Maria Luíza Aléssio, Sra. Ester Rosa, Vereador Carlos Gueiros Leite, demais autoridades, público presente,

Bom dia.

Hoje para o Instituto Cultural Ladjane Bandeira, é um dia muito especial. É um dia de muitas comemorações.

Primeiramente pela data de hoje: 22 de abril.

Há mais de cinco séculos nossa Ilha de Vera Cruz, nossa Terra de Santa Cruz, nosso Brasil foi avistado pelo componente da esquadra de Pedro Alvarez Cabral.

O Brasil foi descoberto.

Iniciava-se então, nossa ligação com o Continente Europeu. Continente este, berço da civilização ocidental, dos grandes nomes das artes e da literatura e que guarda em cada rincão de seu território riquezas históricas e culturais, que não raro, transformam o Continente em um verdadeiro museu a céu aberto.

Continente, berço do iluminismo, que difundiu-se na Europa ao longo do século XVIII, principalmente a partir da obra de filósofos franceses e que teve grande repercussão na América; primeiro influenciando a independência dos EUA e posteriormente as colônias ibéricas.

O Iluminismo e suas idéias de direitos, liberdade e igualdade, ideais que influenciaram a inconfidência mineira.

Desta forma, voltando um dia, temos o dia 21 de abril, dia da morte de nosso primeiro grande mártir da independência do Brasil: Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes: grande mártir da inconfidência mineira, movimento, este, que dentre outros, reuniu grandes poetas, e escritores de renome, e que pretendia eliminar a dominação portuguesa e criar um país livre: O Brasil.

Este é o momento de lembrar o desejo expresso no pensamento atribuído ao Alferes Joaquim José da Silva Xavier: Se todos quisessem, poderíamos fazer do Brasil uma grande Nação.

E é nesse sentimento que orientamos nossos esforços para tornar realidade o sonho de Tiradentes e seus companheiros de ideal: a conquista de uma Nação livre, moderna, íntegra, com qualidade de vida que assegure a todos o direito pleno à cidadania.

Guiados por estes valores, de cidadania e bem-estar social, alusivos a data da morte de Tiradentes e o que ela representa, que fundamos o Instituto Cultural Ladjane Bandeira, nesta mesma data, em 21 de abril de 2004.

Hoje comemoramos um ano de sua fundação.

O Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundado em homenagem a Maria Ladjane Bandeira de Lira, por seu admiradores, amigos e familiares, que acreditam como ela acreditava, que a arte é um instrumento de cultura; que na sua função social, constitui um espaço visual que ajuda a identificação e apóia o processo de consciência de um povo, sendo assim capaz de promover transformações sociais.

Queremos contribuir para a diminuição das desigualdades e obstáculos ao desenvolvimento da nossa sociedade, valorizando nossas diversidades e expressões culturais, regionais e locais, divulgando conhecimentos para a formação do nosso povo, preservando e valorizando a nossa CULTURA.

A cultura é um agente de desenvolvimento; a tudo se vincula e aí está seu papel único, transformador e estruturante. É uma questão estratégica e econômica para o nosso País.

Nossa missão é promover e realizar ações de cidadania cultural, através da arte, da educação e disseminação do conhecimento para contribuir com o desenvolvimento social em nossa região.

Dentre nossos objetivos temos o desenvolvimento de ações complementares à escola formal, nas áreas de educação, arte e cultura e a elaboração de projetos visando proteção e preservação da memória cultural.

Para as ações educacionais, sabemos da complexidade do problema educacional brasileiro, cujas raizes politico-economicas deixam falhar desde a base escolar primaria até o sistema universitario, mas acreditamos que num cenário atual de desagregação familiar, da falta de investimentos do Estado na Educação, de desemprego, de miséria, em que a droga, como fuga e agente de poder, contribui para elevar a violencia urbana a niveis insuportaveis, uma alternativa que se apresenta é voltarmo-nos para a ESCOLA PUBLICA.

Uma Escola Pública que forme novos atores sociais. Que o saber ali construído seja voltado para o conhecimento continuado, para a crítica, para a ética, para o questionamento e a responsabilidade.

Saber-se cidadão, o que isso representa, seus direitos e deveres, na família, na escola, na comunidade, no meio-ambiente, no país e no mundo. No mundo sim, pois a tarefa real é esta, formar cidadãos do mundo. Eis o desafio: construir cidadãos do 3º milênio.

E um país se faz com homens e livros, já dizia Monteiro Lobato.

É no livro, no hábito da leitura de um País, que temos um fator preponderante na formação do caráter de uma sociedade.

Comemoramos amanha, dia 23 de abril, o dia mundial do livro.

Nós do ICLB vemos a Biblioteca como um equipamento fundamental para o desenvolvimento sociocultural de qualquer sociedade.

Queremos motivar a criança e o adulto á sensibilidade intelectual, apoiando ações socio-educacionais, como a Biblioteca escolar da Escola Municipal Cristiano Cordeiro, que desenvolvam habilidades culturais através do habito da leitura com vista a um melhor aproveitamento escolar e melhores condições de habilitação ao mercado de trabalho e aprimoramento do caráter.

Estimular o hábito da leitura e o reforço pedagógico com a participação da comunidade, despertar e incentivar a produção literária do adolescente e do jovem, são alguns dos objetivos que vemos, não apenas como atividades-extra classe e sim como veiculos de expressão e reunião de diferentes conhecimentos.

Vemos meninos e meninas que terão assim suas atuo-estimas resgatadas e /ou valorizadas desde os primeiros anos, através da leitura de bons livros.

Amanhá, 23 de abril, também comemoramos o dia do direito do autor, e que para nós, representa uma importante bandeira como um mecanismo de proteção à memoria cultural, pois engloba ações de proteção a propriedade intelectual, das criações de obras, literárias, musicais, artísticas e científicas e que exercem uma função espiritual cujo benefício se estende a toda humanidade, se perpetua no tempo e condiciona essencialmente a marcha de uma civilização.

A criação intelectual expressa-se pelo conteúdo ético, moral e histórico social que carrega. A obra traz consigo um pouco da alma do seu autor, e do momento histórico do seu povo.

E a arte como já dissemos antes, é um instrumento de cultura.

Por isso senhores e senhoras temos tanto a comemorar:
O dia do descobrimento do Brasil, da inconfidência mineira, o dia mundial do livro, o dia do direito do autor, o dia da fundação do nosso instituto.

Acreditamos que a inauguração desta Biblioteca escolar Ladjane Bandeira, norteada por valores tão significativos para todos nós, já nasça com uma visão de futuro construtiva para as nossas crianças-cidadãs.

Obrigada.

 

 

"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."