assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Inicial - Imprensa


Mediação cultural: CONHECENDO O FREVO ATRAVÉS DE LADJANE BANDEIRA
Período da exposição: 7 a 28 de fevereiro de 2007


Sob o tema CONHECENDO O FREVO ATRAVÉS DE LADJANE BANDEIRA o Instituto Ladjane em parceria com a Gerência de Pequisa e Formação Cultural realizou exposição iconográfica no espaço cultural da Biblioteca Popular de Afogados no período de 7 a 28 de fevereiro de 2007. A mostra foi composta por exposição das peças originais e de exposição virtual e o público-alvo foi a comunidade do bairro de Afogados. As mediações culturais programadas ocorreram no horário da tarde e foram realizadas no auditório e no hall da Biblioteca sob orientação artístico/educacional da educadora Márcia Lyra. A mediação ocorreu em parceria com a Escola de Frevo, através de uma oficina de frevo dirigida ao público infantil e com o qual foram desenvolvidas atividades de sensibilização para a arte baseadas na abordagem triangular do ensino da arte, em elementos da bioenergética e da arteterapia. Acompanhe o desenrrolar e o registro fotográfico dos trabalhos de mediação cultural de Márcia Lyra e Paulo Jacinto.

Registro fotográfico dos dias 14 e 15 de fevereiro das atividades de sensibilização para a Arte com a série OS PASSISTAS de Ladjane Bandeira. CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS.

Atividade preliminar - A proposta inicial da mediação contemplou uma atividade conjunta com as aulas de frevo em parceria com a Gerência de Pesquisa e Formação Cultural, através da Escola Municipal de Frevo e dirigida ao público infantil, as quais ocorreram no Auditório da Biblioteca.
Relaxamento: O público infantil composto por crianças na faixa de 5 a 14 anos foi inicialmente convidado a realizar uma dinâmica de relaxamento de modo a facilitar as atividades seguintes.
Atividade antes da leitura da obra. Realizada com o objetivo de promover a sensibilização e abertura do pensamento diante das possibilidades para o olhar, a percepção, o raciocínio, a intuição e a imaginação de um artista. Em círculo com as crianças, o mediador Paulo Jacinto conversou com o público infantil estimulando escutas e falas, antes da leitura das obras, para que pudessem melhor usufruir da experiência que iriam ter.
Durante a leitura. As crianças foram convidadas a visitar a exposição no hall da Biblioteca para experienciar abordagens estéticas e contemplar as obras. A exposição teve por tema a série OS PASSISTAS da artista pernambucana Ladjane Bandeira. As crianças tiveram contato com as obras originais datadas de 1952 e 1963, além de uma exposição virtual.
Após a leitura das obras: As crianças foram convidadas a realizar desenhos demonstrando o que a experiência nelas imprimiu e suas poéticas individuais através de seus trabalhos os quais foram depois refletidos por todo o grupo.
Reflexão do grupo: Momento de reflexão e discussão do grupo sobre as produções artísticas realizadas por elas.
Contextualização. Momento em que os mediadores Márcia Lyra e Paulo Jacinto apresentaram questões sobre a obra quanto ao seu local, situando-a no seu tempo e as suas características sociais e culturais no universo ideológico da artista. As crianças puderam conhecer como eram os carnavais dos anos 40 e o frevo pernambucano, bem como dados biográficos da vida de Ladjane Bandeira..



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."