assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Projetos - Sala Especial - Mediação





Ilustração de Ladjane publicada
na Revista "Nordeste" (Ano XIII, nº 2, julho de 1960,PE) e que também consta do romance O LUSTRE de Clarice Lispector, publicado em 1946.









As atividades foram idealizadas a partir das experiências de nossos colaboradores com as possibilidades do “Mundo Conectado”, o qual nos permite, enquanto cidadãos, conhecer e usufruir as facilidades dos recursos tecnológicos que a sociedade da informação hoje coloca a nossa disposição.







Equipe de
desenvolvimento:

Márcia Miranda
Raquel Beltrão
Paulo Jacinto


contato:
biblioteca@ladjanebandeira.org



















MEDIAÇÃO VIRTUAL PARA ARTE-EDUCAÇÃO


A internet é, pelas sua vastas conexões, um repositório de dados de grande velocidade de transmissão, abrangência física e capacidade de comunicação. E pelo seu reconhecido status democrático de acesso e de livre expressão, pode exercer verdadeiramente o papel de ATOR SOCIAL, quando nela propagamos conhecimento. Daí o novo papel do educador neste cenário tecnológico, pois expor estes conhecimentos encontrados na internet, de forma criativa e orientando e incentivando seus alunos a uma busca contínua por mais conteúdos é o papel do educador na atual sociedade da informação na qual estamos inseridos.

Este espaço é mais uma reflexão e experiência de arte e de autoformação para estudiosos e educadores, através da trajetória de vida e da produção artística e literária de Ladjane Bandeira, e que é realizado aqui na internet.

A concepção deste passeio virtual, possui TRILHAS DE CONHECIMENTOS e TRILHAS DE ATIVIDADES e apontam caminhos para um melhor ordenamento dos conteúdos publicados, mas é aberto o suficiente para que o educador visitante elabore sua própria linha de ação, se assim o desejar.

As TRILHAS DE CONHECIMENTO apresentam fundamentações sobre a ARTE e a ESTÉTICA tendo como material-base as obras iconográficas e/ou literárias de Ladjane. As TRILHAS DE ATIVIDADES contém idéias e sugestões sobre interdisciplinariedade e temas transversais à educação formal tais como ética, respeito aos valores individuais e coletivos, direitos e deveres dos cidadãos, respeito às diversidades, direitos humanos, cooperação e ajuda mútua e tantos outros .

Preparamos também um material complementar, apresentando atitudes e conceitos os quais recomendamos sua leitura::

A metodologia sugerida a qual está baseada numa série de ações. Clique aqui para conhecê-la;

Reconhecimento de área
Saiba mais sobre Inclusão Digital, Governo Eletrônico, Cidadania, World Wide Web(WWW)


Esperamos que o material virtual aqui apresentado lhes sejam úteis e que possam permitir diferentes leituras e usos em sala de aula.

TRILHAS DE CONHECIMENTO
TRILHAS DE ATIVIDADES
Trilha 2
Trajetória
Trilha 3
Questões de Arte
Trilha 4
Grotesco/Feio
a ser publicada
Trilha 5
Risível (Humor / Cômico)
 
a ser publicada
Trilha 6
Dramático / Trágico
a ser publicada
Trilha 7
O Sublime
a ser publicada
Trilha 8
O Belo
a ser publicada

 
Bibliografia:

Read, Herbert. O Significado da Arte. Portugal: Ulisseia,1968.


Suassuna, Ariano. Iniciação à Estética. Recife:Universitária -UFPE, 1996

Amaral, Aracy A. Arte para que ? Sâo Paulo: Nobel, 1984

Chuhurra, Osvaldo L. Estética de los elementos plásticos. Barcelona: Labor,1971

Ostrower, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus,1983

Barbosa, A. M. A imagem no ensino da arte. 4 ed., São Paulo: Editora Perspectiva, 1991

Buoro, A. B. Olhos que Pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte, São Paulo: Educ/ Fapesp / Cortez, 2002


Schopenhauer. Tradução de M. F. Sá Correia. O mundo como vontade e representação. Portugal: Ed. Rés,




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."