assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Inicial - Imprensa


CONHECENDO O FREVO ATRAVÉS DE LADJANE BANDEIRA
Atividades artístico-educativas: dias 6 e 8 de março de 2007

Sob o tema CONHECENDO O FREVO ATRAVÉS DAS OBRAS DE LADJANE BANDEIRA o Instituto Ladjane, com orientação da educadora Márcia M. Lyra, em parceria com a Gerência de Pequisa e Formação Cultural realizou exposição iconográfica no espaço cultural da Biblioteca Popular de Afogados no período de 5 a 9 de março de 2007. A mostra foi composta por exposição das peças originais e de exposição virtual, além de atividades de sensibilização artístico/educativas para 150 crianças do bairro do Ibura, localizado na zona sul da Cidade.

As crianças na faixa de 5 a 12 anos, da 1 a 4 série, são alunos da rede pública, da Escola Municipal Cristiano Cordeiro. A iniciativa além de fortalecer as comemorações do centenário do frevo, tiveram por objetivo ampliar as ações da Biblioteca Escolar Ladjane Bandeira, e da Biblioteca Popular de Afogados, ambas em contextos diferentes quanto a suas respectivas áreas de atuação. As crianças puderam conhecer a realidade de uma Biblioteca Popular, enquanto agente cultural, fora do contexto escolar.

As ações de sensibilização artístico/educativas desenvolvidas no hall da biblioteca e nas salas de leitura, basearam-se em elementos da arteterapia, bioenergética, e na abordagem triangular do ensino da arte. A Coordenação dos trabalhos ficou a cargo da Sra. Márcia Lyra, e sua equipe Paulo Jacinto(Mediação Cultural) e Vera Peixoto(facilitadora para leitura).


Registro fotográfico das atividades coma Escola Cristiano Cordeiro. Clique nas fotos para ampliá-las.

Chegada das Crianças - Registro da chegada do ônibus escolar. No primeiro dia, na terça-feira, no horário da manhã, 25 crianças, guiadas pelos professores da Escola foram divididas em grupos. O grupo I seguiu para atividades na sala de leitura, e o grupo II para o auditório. À tarde mais 65 crianças foram recebidas, também divididas em grupos. No segundo encontro, na quinta-feria, 46 crianças pela manhã e 36 crianças à tarde, também no esquema de divisão por grupos, participaram das atividades da exposição.


Grupos na Sala de Leitura: As crianças do grupo I realizaram junto com a facilidadora, atividades na Sala de Leitura.


Atividades no auditório. Com o objetivo de promover a sensibilização e abertura do pensamento diante das possibilidades para o olhar, a percepção, o raciocínio, a intuição e a imaginação, estimulando escutas e falas, antes e depois da leitura das obras, foram realizadas atividades para todas as crianças para que pudessem melhor usufruir das experiências visuais e sensoriais da Arte. As atividades basearam-se na abordagem triangular do ensino da arte, de elementos da bionergética e da arteterapia.


Visita a exposição. Instalada no hall da biblioteca, as crianças puderam contemplar obras originais, datadas da década de 50 e 60, da artista Ladjane Bandeira sob a temática do frevo pernambucano com a série "Os Passistas".


Término das atividades. Com a chegada do ônibus as crianças retornaram a Escola, deixando registrado em suas avaliações que o passeio cultural à Biblioteca Popular "foi ótimo" !.



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."