assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Imprensa - V FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA



ARTE-EDUCADORES DO ICLB PARTICIPAM DO V FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA
PERÍODO : 16 A 26 DE AGOSTO DE 2007

Por todos os cantos da cidade, poesias, recitais, palestras, oficinas literárias, bate-papo, conferências, contação de história, lançamentos de livros e editais literários, prêmios e homenagens aconteceram no período de 16 a 26/08/07. Este ano o Festival fez homenagem a Clarice Lispector, Erickosn Luna e Franciso Espinhara.

A quinta edição do Festival Recifense de Literatura promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife envolveu diversos equipamentos culturais da cidade, livrarias, universidades e reuniu livreiros, editores, escritores, poetas da voz e da escrita, personalidades literárias do Brasil e de outros países.

A Biblioteca de Afogados, por meio da Gerência de Pesquisa e Formação Cultural, integrando as atividades desta edição ofereceu à comunidade infantil oficina de ebooks infantis e encontros dirigidos especialmente ao público infantil intitulado DA NARRATIVA A ILUSTRAÇÃO.

Num ambiente lúdico e agradável, o público infantil participou de brincadeiras, jogos, atividades artísticas em momentos de lazer através da cultura e da Arte.

A discussão educativa sobre os aspectos ambientais e os elementos culturais da nossa região foram mediados pelos arte-educadores que integram a equipe do ICLB, Paulo Jacinto, Vera Peixoto, Márcia Lyra e Alessandra Gomes durante os três dias do encontro.

O foco destas atividades foi a contação de histórias vivenciadas pelas crianças por meio da brincadeira, da narrativa e ilustração.

Os encontros aconteceram dias 22, 23 e 24 de agosto, às 15h, no auditório da BPA.

O tema do cavalo-marinho foi apresentado na oficina A NARRATIVA ATRAVÉS DA ARTE pelos arte-educadores Paulo Jacinto e Márcia Lyra. A ilustradora Alessandra Gomes e Vera Peixoto abordaram o tema da preservação do meio-ambiente nas oficinas de contação de história.



22/08-"Contando histórias"
com Vera Peixoto

Clique nas imagens
para ampliá-las

23/08-"O Texto através da Arte" com Paulo Jacinto e Márcia Lyra


A Biblioteca de Afogados, por meio da Gerência de Pesquisa e Formação Cultural, integrando as atividades desta edição ofereceu à comunidade infantil oficina de ebooks infantis e encontros dirigidos especialmente ao público infantil intitulado DA NARRATIVA A ILUSTRAÇÃO. Num ambiente lúdico e agradável, o público infantil participou de brincadeiras, jogos, atividades artísticas em momentos de lazer através da cultura e da Arte. Os encontros aconteceram dias 22, 23 e 24 de agosto, às 15h, no auditório da BPA.
As oficinas "Contando histórias" e "Ilustrando nossas histórias" promoveram uma discussão educativa sobre os aspectos ambientais, a natureza, sua proteção e conservação.

Mediada pela arte-educadora Vera Peixoto e a ilustradora Alessandra Gomes, as crianças ouviram histórias e por meio de desenhos expressaram sua compreensão do mundo.

Os elementos culturais da nossa região tiveram vez na oficina "O Texto através da Arte". A brincadeira do cavalo-marinho foi o tema da tarde.

As crianças em atividades lúdicas com a pintura, dançaram com máscaras e bexigas, além de recriarem a narrativa em seu universo infantil. As atividades foram mediadas pelos arte-educadores Paulo Jacinto e Márcia Lyra.

Durante os três dias do encontro a contação de histórias foi vivenciada pelas crianças por meio da narrativa, da brincadeira e da ilustração.
24/08 - "Ilustrando nossas histórias" com
Alessandra Gomes




"São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."