assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE













Você está em: Espaço Cultural - Memória Pernambuco - Personalidades

PERSONALIDADES DA CULTURA PERNAMBUCANA


A atitude cultural por excelência está no lembrar, no recordar, no assumir da importância de aprender com a experiência e com o que nos rodeia – desde os testemunhos construídos ou das expressões da natureza aos testemunhos vivos.






Aluízio Furtado de Mendonça - Advogado, jornalista, escritor. Vários prêmios nacionais de literatura. Três livros de contos publicados. Uma vida toda dedicada as letras. É editor e fundador do jornal "Ponto de Encontro" bem como de duas revistas literárias: "Edições Cadernos Culturais" e "Letras e Artes". Foi editor do suplemento literário do Jornal do Commércio" do Recife. Possui uma centena e mais de contos publicados.
Ângelo Monteiro - poeta, ensaísta, jornalista, professor universitário, diplomado em Filosofia (1972). Autor de diversos livros de prosa e poesia. Atualmente é professor Adjunto 1 de Estética no curso de Graduação e de Mestrado em Filosofia no departamento de Filosofia da UFPE. Conheça a sua produção literária, fortuna crítica, entrevistas, álbum de fotografia e sua biografia no site abaixo:
http://www.icones.com.br/angelo/
Audálio Alves - Natural de Pesqueira, Pernambuco. Fez o bacharelado em letras neolatinas e em Direito. Publicou diversos livros de poesias, sendo "Caminhos do Silêncio" o seu livro de estréia. Advogado, jornalista, dirigiu o suplemento literário do Jornal do Commércio do Recife. Foi presidente da UBE - União Brasileira de Escritores. Membro da Academia Pernambucana de Letras, Audálio faleceu em 1999. Conheça mais detalhes de sua trajetória literária clicando aqui.
Daniel Lima- Teólogo, filósofo e poeta. Nascido em Timbaúba, lecionou no Colégio Santa Cristina em Nazaré da Mata, sendo por mais de 20 anos diretor da Gazeta de Nazaré, jornal literário de grande repercussão em Recife na década de 40.
Ensinou psicologia e filosofia na FAFIRE e na Universidade Federal de Pernambuco. Autor de diversos poemas. "O Padre Daniel" através de seus estudos e trabalhos, influenciou toda uma geração que hoje se destaca nas artes, letras e filosofia. A artista Ladjane Bandeira foi uma de suas alunas e registra a enorme influência da personalidade e o estímulo recebido pelo "Padre Daniel" através de seus ensinamentos. Atualmente com 89 anos encontra-se recluso escrevendo suas memórias.
Geninha da Rosa Borges- Atriz, Teatróloga, Diretora de Teatro, Escritora e Educadora, Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges, foi também pioneira na implantação da Educação a Distância no Brasil. Acadêmica, é uma das fundadoras do Teatro de Amadores de Pernambuco. A grande Dama do Teatro em Pernambuco já encenou inúmeros personagens no Cinema, TV e Teatro. Conheça um pouco mais sobre esta grande pernambucana "Cidadã do Mundo". Clique aqui para acessar sua biografia completa.
Hélio Feijó (1913-1991). Artista plástico, arquiteto e poeta. Foi um dos mais completos e inovadores artistas da história da arte pernambucana e brasileira. Discípulo de Cândido Portinari e Carlos Chamberland. Conheça o PROJETO HÉLIO FEIJÓ em www.icad.puc-rio.br/projetoheliofeijo
Ladjane Bandeira - Poeta, escritora, teatróloga, jornalista e artista plástica. Fez inúmeras conferências sobre História da Arte e filosofia. Foi diretora do Suplemento Literário do Jornal do Comércio tendo colaborado com vários outros suplementos (Jornal das Letras, Folha de São Paulo, Tribuna de Petrópolis, Diário de Pernambuco). Pertenceu a inúmeras associações culturais nacionais e internacionais. Foi membro do Pen Club do Brasil. Faleceu em 1999 deixando um rico acervo para estudos filosóficos da arte.. Leia mais sobre sua biografia. Clique aqui.
Lourdes Sarmento - Possuidora de uma vasta fortuna crítica, no Brasil e no Exterior, possui publicado 18 livros e com participação em 60 antologias nacionais e internacionais. Pertence a várias academias de Letras. Conheça um pouco mais sobre sua biografia. Clique aqui
Maria do Carmo Barreto Campelo - Membro da Academia Pernambucana de Letras – Cadeira de nº 29 - Acadêmica Emérita da Academia de Artes e Letras de Pernambuco. Conheça mais sobre esta grande poeta pernambucana. Acesse: http://users.hotlink.com.br/k-tita/mariadocarmobcm/vida.html
Wilton de Souza - Wilton de Souza (Recife PE 1933). Pintor, Gravador, Escultor, Tapeceiro, Cenógrafo e Cronista de Arte e jornalista. Atuou como presidente da Sociedade de Arte Moderna em 1964 e dirigiu a Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães de 1981 a 1987. Foi diretor do Museu Murilo Lagreca e vice-presidente da Escolinha de Arte do Recife. É membro da Academia de Artes e Letras no Recife e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro. Mais informações ver http://www.itaucultural.org.br
Veja algumas de suas obras. (Em breve disponibilizaremos reproduções...Aguarde).
   
 

 

"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."