assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE









 

Você está em: ICLB Institucional - Projetos

PROJETOS - ICLB

PROGRAMA LADJANE BANDEIRA - Ação permanente e institucionalizada em abril de 2004, através da criação do Instituto Cultural Ladjane Bandeira. Contempla ações de divulgação e preservação do acervo da artista através de iniciativas educacionais, culturais e sociais em parcerias com a iniciativa pública e privada, pesquisadores, estudantes, agentes culturais e demais interessados. Fazem parte deste programa a BIBLIOTECA ESCOLAR LADJANE BANDEIRA, o CONCURSO DE POESIAS LADJANE BANDEIRA e o MEMÓRIA PERNAMBUCO


 
PROJETO MEMÓRIA PERNAMBUCO - Este projeto contempla exposições virtuais para sensibilização de público contemplador / platéia da produção de artes visuais (pintura, gravura e desenho) sendo realizadas em espaços não convencionais, ou seja fora do ambiente de museus, galerias de artes e circuitos regulares de circulação cultural de artes visuais. Estas ações, iniciadas em 2005, já foram realizadas em locais fechados, tais como: Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (UPE), Auditório da Biblioteca Popular de Afogados (BPA), Sala de aulas da FAFIRE e Hall de exposições da Biblioteca Popular de Afogados , além de outros locais. Estas ações concursam com a preservação da Memória Cultural do Estado de Pernambuco e estão em consonância com as deliberações da 1ª Conferência Estadual de Cultura Pernambucana, de fevereiro de 2007. Fazem parte desta iniciativa a divulgação das personalidades culturais do nosso Estado que muito contribuíram na Cultura e nas Artes: CLIQUE AQUI PARA CONHECER O ESPAÇO PERSONALIDADES DE PERNAMBUCO.

 



APOIO A BIBLIOTECAS ESCOLARES - BIBLIOTECA ESCOLAR LADJANE BANDEIRA - Inaugurada em abril de 2005 na Escola Cristiano Cordeiro no Ibura, este projeto visa apoiar as atividades de formação de leitor com o corpo pedagógico da Escola, incentivando o hábito da leitura nas crianças e na comunidade. A divulgação da produção literária dos estudantes na internet e em diversos outros fóruns são realizadas com o objetivo de trabalhar a auto-estima das crianças bem como motivar o corpo docente a dinamizar a biblioteca escolar como um equipamento cultural. O Projeto foi realizado com o apoio da Secretaria de Educação do Recife através da Gerência de Biblioteca e Formação de Leitor (GBFLeitor). Veja tambem o blog da Biblioteca Escolar Ladjane Bandeira.

 



BIBLIOTECA DIGITAL INFANTIL - O Projeto tem por meta a implantação de uma Biblioteca Digital Infantil compreendida por conteúdo gerado pelo público infantil das bibliotecas populares e das bibliotecas escolares da rede pública. As oficinas de Criação de Ebooks Infantis fazem parte das primeiras ações desta iniciativa. Desenvolvidas em agosto de 2006, estas oficinas apoiam o Programa Formação de Leitor da Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR, através da parceria com a Gerência de Pesquisa e Formação Cultural da FCCR. As oficinas são realizadas na Sala de Informática da Biblioteca Popular de Afogados







PROJETO PARANAMBUCO - Consistiu na implantação de um banco de dados para divulgação de estudos produzidos por pesquisadores, estudante e público interessado, especificamente sobre a cultura pernambucana. Historicamente o projeto foi implantado em abril de 2006 como uma iniciativa de apoio a produção acadêmica da turma 2006 do curso de pós-graduação de Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE.






CONCURSO DE POESIA LADJANE BANDEIRA - Consiste no apoio à divulgação do concurso de poesia Ladjane Bandeira instituído pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife realizado nos anos de 2006/2007/2008.




PROJETO GESTÃO EDB - Ação voluntária realizada em 2004/2005, numa parceria com a ONG Escola Dom Bosco de Peixinhos, e EDETEC - Educação, Desenvolvimento e Tecnologias com o objetivo de repassar conceitos sobre administração/gestão no terceiro setor. A Escola Dom Bosco de Peixinhos, instituição filantrópica educacional, localiza-se no bairro de Peixinhos, em Olinda e tem por missão formar cidadãos através da educação à crianças e jovens carentes da comunidade.

 
   





"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."