assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Imprensa - Tributo a Ladjane

PALESTRA EVENTO TRIBUTO A LADJANE BANDEIRA

Como parte das ações do PROJETO LADJANE e com o apoio do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise e da Livraria Cultura, o ICLB promoveu o evento na segunda-feira, 13 de junho de 2005, às 19h, no espaço cultural da Livraria no Paço Alfândega.

Fotos da composição da mesa(1a.foto da esquerda): Sônia Sarmento, Márcia Lira, Wilton de Souza, Aluísio Furtado, Geninha da Rosa Borges e Paulo Medeiros - Clique nas imagens para ampliá-las.
Na ocasião o público presente (amigos, pesquisadores, artistas e jornalistas) pode conhecer um pouco mais sobre a trajetória da artista pernambucana, desde a sua infância em Nazaré da Mata, interior de Pernambuco, até a sua projeção e reconhecimento internacional.

Aproximadamente 90 pessoas assistiram ao evento e puderam conferir a exposição virtual da série BIOPAISAGEM em óleo, colorida, que nunca foi exposta, bem como os quadros da mesma série pintados a bico-de-pena. Abaixo registro fotográfico do público presente. Dentre as personalidades culturais que prestigiaram o evento, registramos a presença do artistas pernambucanos José Cláudio, Marco Hanoi, Neca Viana, Wilton de Souza (palestrante), da atriz Geninha da Rosa Borges, dos poetas e escritores Maria do Carmo Barreto Campelo, Aluísio Furtado de Mendonça (palestrante), dos jornalistas José Mário Rodrigues, o casal Olympio Bonald e Zenaíde, do antropólogo Roberto Mota, dos psicanalistas Sônia Sarmento e Paulo Roberto Medeiros (palestrantes), Maria de Lourdes Rodrigues, José de Moura e muitos outros amigos, jornalistas e artistas admiradores do trabalho da artista.

Clique nas imagens para ampliá-las.
Contando com os depoimentos do artista plástico Wilton de Souza, do jornalista e escritor Aluísio Furtado de Medonça e do psicanalista Paulo Medeiros, o público pode conhecer a personalidade forte, crítica e original da artista devido ao caráter intelectualizado da obra científica-filosófica da série BIOPAISAGEM, exposta ao público e apresentada com muita clareza e objetividade pela psicanalista e pesquisadora Sônia Sarmento. A palestra originou-se de um trabalho de pesquisa de campo em antropologia da arte que foi realizado entre os anos de 86 e 87, pela Sônia Sarmento, com o apoio da FUNDAJ e UFPE, e do centro de pesquisa do imaginario, dirigido pela Prof. Daniela Pitta.
A psicanalista inclusive chegou a entrevistar Ladjane Bandeira durante aproximadamente 6 meses, e dentre as várias séries iconograficas que a artista produziu a série A BIOPAISAGEM foi a que a Sônia Sarmento realizou um profundo estudo. A palestra TRIBUTO A LADJANE foi resumo deste trabalho.

No final dos depoimentos, num momento marcante, a atriz Geninha da Rosa Borges seduziu a platéia, com sua forte interpretação, apresentando um dos poemas de Ladjane : POEMA-CONTO DO DIA AGONIZANDO, o qual retratava o drama dos nordestinos e a seca. (Leia a Ficha completa do evento - Release).


"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."