ORGANIZAÇÃO
ACERVO - ARRANJO
ARQUIVÍSTICO
PRIMEIROS
ESBOÇOS
A
quantidade de documentos é grande e não temos ainda
este quantitativo de forma precisa, estima-se em torno
de 10.000 documentos.
Esboçamos
um sistema de arquivos, em sua primeira versão, que prevê
14 arquivo documentais possíveis, conforme as características
da produção da artista e escritora Ladjane Bandeira.
Teremos atividades de acondicionamento, arquivamento e catalogação
destes 14 arquivos referentes as
14 classes de documentos reunidos
no acervo, os quais encontram-se acondicionados provisoriamente
em caixas de papelão. Este acondicionamento provisório
não é satisfatório porem viável ante
as especificidades das dimensões físicas e recursos
disponíveis.
AS
CLASSES SÃO:
1.
Originais – Abrange os manuscritos das obras literárias
da autora que resultaram na primeira edição ou alguma
das versões anteriores, na falta destes (ou cópias
dos manuscritos). Inclui os textos prévios inéditos
ou abandonados pelo autora, desde que apresentem um grau razoável
de finalização. Seu objetivo é preservar
a integridade da obra publicada.
2.
Correspondência
Compreende toda a correspondência passiva e ativa de Ladjane
(enviadas e recebidas). Além de cartas enviadas aos familiares
ou trocadas por terceiros sobre a autora. Além de serem
fontes diretas sobre Ladjane, podem proporcionar dados à
pesquisas biográficas, sobre produção e recepção
e sobre eventos históricos locais ou nacionais. O processo
de seleção, resumo, registro em fichas da correspondência,
ativa e passiva da escritora Ladjane tem que ser metódico
e especializado para que venha o arquivo a se credenciar ao importante
papel que lhe é destinado, de subsidiar os pesquisadores
e interessados no valioso universo de dados que propicia.
As fichas
resumos dos missivistas e as correspondências serão
registradas em computador, sendo a organização cronológica
dos missivistas uma importante atividade.
3. Publicações (coleções bibliográficas)-
Reúne todos os recortes de jornais e revistas deixados
pelo autora ou coletados posteriormente. Inclui obras de referencia,
monografias, folhetos, periódicos não acadêmicos,
bem como trabalhos de Ladjane de ordem jornalística ou
só publicados na imprensa. Exclui artigos de crítica
literária e proporciona dados sobre vida e obra da artista
e sobre a relação desta com o meio sócio-político
e cultural. iremos pesquisar e preparar uma edição
critica com vistas a publicacao dos manuscritos das conferencias
proferidas por Ladjane na Universidades no Brasil e no Exterior.
4. Esboços e Notas - Inclui todos os textos
em estado de gênese referente á obra de Ladjane,
menos sua versão final. Planos, roteiros, diagramas e mapas
de universos ficcionais, esboços fragmentários ou
mais desenvolvidos, notas de pesquisa, resenhas de obras consultadas
como fontes, lembretes, bilhetes auto-endereçados, fichários
de referência ou de revisão, listas onomásticas
e outros tipos de vestígios do processo criativo. Mapeia
o processo criativo desde suas origens, com suas hesitações,
impasses, cancelamentos, reformulações e achados.
5.
Ilustrações - A classe Ilustrações
abarca o material gráfico de autoria de Ladjane associado
às artes plástica ou gráficas e ao processo
criativo : rabiscos, arabescos, desenhos de personagens ou capas,
ensaios de titulação, mapas, diagramas ou traços
que elucidem o processo criativo e suas marcas inconsistentes.
6.
Documentos Audiovisuais - Abrange todos os registros
fotográficos, fonográficos ou em fitas cinematográficas
ou de áudio e vídeo relativas à vida e à
obra de Ladjane. Visa preservar a imagem e a voz da artista bem
como as adaptações audiovisuais de sua obra e complementa
a documentação sobre fatos da existência histórica
da autora/artista. Fotografias, slides, imagens diversas, negativos,
etc.
7. Comprovantes de Edições - A
classe Comprovantes de Edição reúne os volumes
que testemunham cada edição nacional ou estrangeira
da obra da artista. Proporciona também dados para a história
editorial e para a da circulação das obras. Permite
saber quem foram os tradutores, os copistas, ilustradores, prefaciadores,
organizadores de compilações e como foram utilizadas
as abas e contracapas dos volumes para a publicidade da autora.
8.
Comprovantes de Crítica - A classe Comprovantes
de Crítica recolhe toda a documentação original
ou publicada, extraída de livros, teses, periódicos
acadêmicos, jornais literários e revistas com seções
de literatura e arte que efetuem avaliações nacionais
ou estrangeiras sobre a obra de Ladjane. Reconstitui a fortuna
crítica para fundamentar estudos histórico-críticos
ou recepcionais.
9.
Obras - A classe Objetos de Arte se compõe de
todos os objetos de artes visuais coletados pelo autor, sua pinacoteca
e trabalhos variados como tapeçarias, arte utilitária
e similares. Também inclui as adaptações
em termos de artes visuais e as obras de artes plásticas
produzidas por ela. Preserva e testemunha adaptações
e obras dedicadas a autora e atesta as relações
entre arte e literatura. No Banco de Dados, o catálogo
dessa classe dará acesso a todas as fichas a ela relacionadas,
bem como a seus índices informatizados.
10.
Biblioteca - A classe Biblioteca preserva os livros deixados
por Ladjane, com suas marcas de leitura. Visa proporcionar dados
a respeito da história das leituras da escritora/artista,
suas preferências literárias ou não, trechos
destacados, relações com outros escritores e fontes
de pesquisa para a criação ou de intertextos. Pretendemos
cadastrar todas essas obras de e sobre a artista existentes na
biblioteca, tanto quanto as escritas de que ela foi autora, quanto
as que corresponderem a sua contribuicao em obras coletivas e
individuais.
11.
Vida - A classe Vida reúne os documentos relativos
à biografia da autora, como certidões, carteiras
de identidade, talões de cheques, objetos pessoais e ítens
que comprovem fatos de sua vida ou atestem o reconhecimento a
sua condição de artista. Fornece fontes para elaborar
estudos biográficos e para assegurar a confiabilidade destes.
12.
Prêmios – Prêmios instituídos
em seu nome.
13.
Homenagens – Homenagens recebidas.
Na realização
desta atividades adotaremos, quando necessário, prática
de permuta com instituições congêneres de
documentos do acervo.
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