assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em:
Inicial -Acervo - Museu Virtual





Ladjane
Ladjane Bandeira




MUSEU VIRTUAL

ACERVO MULTIMÍDIA LADJANE BANDEIRA

 


Um dos objetivos da criação do acervo multimídia é a de realizar estudos sobre a vida e a obra da artista. Publicações produzidas sobre Ladjane existem e ações isoladas a exemplo de exposições, publicações em revistas e jornais, vídeo, e reportagens contribuíram, em décadas passadas, de forma significativa, para o reconhecimento e conhecimento dos seus trabalhos, principalmente ligados a história da arte em Pernambuco e a nossa cultura popular.

Porém a artista é desconhecida do grande público, da geração atual. Na Internet a principal informação sobre a artista (biografia, bibliografia e algumas imagens) encontra-se publicada no site do ICLB – Instituto Cultural Ladjane Bandeira, e em alguns outros sites a exemplo da Enciclopédia de artes visuais do Itaú Cultural, sites do Governo (pequenas e vagas referências) e em sites pessoais de alguns artistas.

O arquivo procurará desenvolver esforços no sentido de oferecer a comunidade através da informatização, a utilização do seu valioso acervo, que servem a estudos e pesquisas destinados entre outros, ao estudo da história da arte em Pernambuco, a cultura popular e a memória de personalidades que se corresponderam com a escritora Ladjane e suas críticas de arte.

Para colocar esse acervo a disposição da comunidade cientifica o ICLB precisará de um sistema de procedimento técnico-arquivístico na organização dos seus documentos e para isso precisará da Biblioteca.
Esse sistema, elaborado por especialistas que deterá conhecimento do acervo e a técnica de descrição dos manuscritos, analisa, interpreta e resume os documentos, gerando informações a fim de cumprir sua função junto a pesquisadores, professores e especialistas em diversas áreas das artes e das letras.
Entretanto esses dados por mais completos que sejam, em determinadas ocasiões, não conseguem veicular todo o conhecimento de que o pesquisador necessita, tornando indispensável a consulta ao texto do documento original no que representa riscos a adequada conservação do documento histórico. A digitalização da correspondência permitirá o acesso ao documento por computador sem prejudicar o original e seu acesso aos documentos digitalizados estará disponível na internet.
Trata-se de um empreendimento fundamental para a cultura brasileira constituindo-se numa fonte de informações das mais significativas.

ICONOGRAFIA

A sua obra iconográfica esta dispersa em coleções públicas e particulares, no Brasil e no Exterior, não constituindo uma coleção formalizada. O ICLB embora possua considerável numero de obras deixadas pela artista, sob sua guarda, aproximadamente 400 obras iconográficas, para a criação futura do seu Museu Físico, desejo que há muito a artista cultivava, muito há que fazer na identificação de obras em outros Museus e em coleções particulares.
Muitas desas obras precisam de intervenção quanto a restauração e conservação. Deste modo, o tratamento digital apresenta-se como uma alternativa de preservação do conjunto do acervo nesta primeira fase do PROJETO LADJANE.

A reprodução digital de imagens e a eficiência de um sistema de acesso permitem aliar o uso social do bem cultural a sua conservação, uma vez que disponibiliza imagens do acervo para consulta evitando manuseio direto bem como dar acesso a tantos quantos queiram estudar a diversificada obra da artista.

Para a criação deste projeto faz-se necessário o envolvimento de atividades de forma interdisciplinar reunindo historiador de arte, conservador-restaurador, cientista da computação, cientista da informação, cientista da conservação, fotógrafo, especialista em história oral, e outros profissionais, bem como a adoção de uma metodologia de aplicação da tecnologia no estudo da arte aliada a uma abordagem multidisciplinar que relacione aspectos históricos, estéticos e técnicos, os quais serão reunidos em um banco de dados referencial com acesso via internet.

Na sua abordagem histórica do projeto MUSEU VIRTUAL (Acervo Multimídia), considerando o levantamento bibliográfico e histórico sobre a vida e obra da artista como dados indispensáveis complementando informações acerca das obras produzidas pela artista, análises criticas, aspectos de sua vida, processo criativo, técnicas, vemos o projeto ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO como parte integrante do procedimento metodológico e o primeiro passo a ser iniciado.

Para uma visão ampla da trajetória da artista o levantamento bibliográfico, inventário, documentação fotográfica, uso de história oral, estudo da obra e preservação digital são atividades previstas, registrando que para a realização desta última, o uso de um sistema de informação digital para a digitalização do acervo, será essencial.



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."