assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE






Série PASSISTAS

Clique no ícone acima






Apresentação

A série PASSISTAS, criada pela artista entre os anos de 1951 e 1963, tem por temática o frevo mulato, consagrado símbolo de identidade cultural e proclamado fonte de toda a nossa pernambucanidade. A série é composta por desenhos e pinturas em preto e branco e coloridas, no total de 19 peças figurativista no suporte papel. Os desenhos enfatizam a destreza dos movimentos individuais dos passistas numa coreografia de gestos típicos do frevo em tempos passados.

Historicamente a série registra uma tendência nas produções artísticas em Pernambuco e do início da produção iconográfica de Ladjane aqui em Recife, pois de fato entre os anos de 1948 a 1957, foi a época da criação da Sociedade de Arte Moderna do Recife, movimento em que Ladjane foi uma das fundadoras juntamente com Abelardo da Hora e Hélio Feijó. Também época do Ateliê Coletivo, que teve a participação de Ladjane, embrião do Movimento de Cultura Popular mais adiante, e de onde saíram vários dos mais importantes nomes que militaram nas artes plásticas em Pernambuco.

O grupo com suas convicções exerceu grande influência no panorama da arte de Pernambuco e por consequência no Brasil àquela época, por exportar uma forte e expressiva produção artística e cultural voltada para a temática do povo, no homem do povo buscando nas feiras, nos trabalhos do campo, na labuta diária do homem urbano e em especial nas festas populares, danças e em temas folclóricos a sua forma de inspiração. É desta época as diversas produções artísticas e literárias de Ladjane sob a temática “Cultura Popular” , inspiradas no imaginário e nas manifestações populares de Pernambuco, revelando os sentimentos e atitudes de forte espontaneidade da nossa gente.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."