assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE




Você está em: Atividades
Projetos Multidisciplinares





Natureza
Prof. Keila Macedo

Na Educação infantil é fundamental oferecer situações concretas, onde as crianças possam participar ativamente do processo de construção do conhecimento, transferindo-o para sua vida, contribuindo dessa maneira para uma mudança de atitude e formação de novos hábitos.

 

FRUTAS : MUNDO DE SABORES E SABERES
Coordenação: Prof. Keila Patrícia V. Macêdo

 


Na Educação infantil é fundamental oferecer situações concretas, onde as crianças possam participar ativamente do processo de construção do conhecimento, transferindo-o para sua vida, contribuindo dessa maneira para uma mudança de atitude e formação de novos hábitos.


As crianças entre 4 e 5 anos, integrantes do grupo IV da Educação infantil da Escola Cristiano Cordeiro, apresentam o hábito de já chegarem à Escola com balas, pirulitos e as mais variadas guloseimas sendo degustadas.

Observei que tal hábito estava atrapalhando a hora da merenda da Escola e este fato acabou levando-me a pensar em organizar algumas situações para modificar tal situação.

A qualidade da alimentação de nossas crianças é a garantia contra várias doenças daí a importância de uma alimentação equilibrada que deve contemplar todos os tipos de nutrientes em quantidades adequadas às atividades desempenhadas.

Nesse contexto, constitue-se num fator importante para a formação dos hábitos alimentares, o envolvimento de nossos pequenos alunos em um projeto que aborde a importância de incluir uma variedade de frutas na sua alimentação.

As frutas são uma das principais fontes de nutrientes de vitaminas e minerais, sendo estes, responsáveis em manter pele e gengivas sadias, proteger os olhos, regular o apetite, ajudar no crescimento, manter os ossos saudáveis e proteger contra infecções.

As práticas de leitura escrita e oralidade serão desenvolvidas em torno de divulgar junto aos colegas e familiares a importância de incluí-las na alimentação diária, integrando o grupo em torno do objetivo comum de produzir um dicionário ilustrado com informações sobre o valor nutricional das frutas mais conhecidas e apreciadas pelo grupo.

Produto Final:

Produção de um dicionário ilustrado com informações sobre o valor nutricional das frutas mais conhecidas e apreciadas pelo grupo, o qual será doado para constar no acervo da nossa biblioteca.

Objetivos:

Respeitar e valorizar a fala dos colegas nas diversas situações de interação comunicativa no decorrer do projeto;

Perceber a importância das frutas para uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo-as com prazer na sua rotina alimentar;

Ler textos informativos e expositivos;

Conhecer o valor nutricional de algumas frutas e sua importância para nosso organismo;

Produzir textos informativos sobre as frutas estudadas para constar no dicionário;

Pesquisar informações sobre o projeto com apoio do professor;

Contribuir expressando seus conhecimentos nos momentos de estudo;

Expressar-se oralmente em público nas situações propostas durante o projeto;

Apreciar a leitura de textos literários tendo as frutas como inspiração;

Avançar na sua compreensão sobre o sistema notacional alfabético;

Conhecer a estrutura das plantas, partes que a compõem;

Catalogar e classificar frutas e sementes pelo tamanho, forma, textura, flexibilidade ( dura/ mole);

Produzir releituras, utilizando diversos materiais, para telas pintadas por artistas famosos ou não que tenham buscado inspiração na beleza das frutas.

Compartilhar com colegas e familiares os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto.

Etapas:

Compartilhar com o grupo o produto final do projeto.

Leitura do poema Salada de frutas, de Alba de Castro Toledo. Identificação de rimas no texto e lista das frutas usadas na salada do poema.

Combinar o preparo da salada de frutas , registro dos nomes das frutas em cartões.
Na roda fazer a leitura dos nomes das frutas e afixar num cartaz, permitir que as crianças utilizem suas estratégias de leitura.
Registrar o texto instrucional do preparo da salada, chamando a atenção para os cuidados com a higiene.Oferecer uma porção de salada para cada turma a ser sorteada pelas professoras.

Participação em jogos como bingo, acerte a palavra e outros com os nomes das frutas conhecidas das crianças.

Convidar uma nutricionista para uma palestra com os pais.

A partir de cartões com as frutas conhecidas do grupo, refletir sobre a ordem alfabética, organizando os mesmos a partir desse conhecimento.
Observar alguns portadores de textos que se organizam em ordem alfabética (catálogos, listas, agendas, dicionários...)

Classificação das sementes de algumas frutas, observação das partes que compõem uma planta e a sua função.

Participação em situações de produção coletiva dos textos que irão compor o dicionário.

Participação de produção em pequenos grupos de listas com nomes das frutas,tipo listar as mencionadas no poema, as que usaremos na nossa salada, frutas conhecidas do grupo, as típicas da nossa região.

Organização da tarde de autógrafos do dicionário produzido pelas crianças.

Conteúdos:

Ciências:
Alimentação e saúde
Partes da planta e sua função


Linguagem:
Textos informativos e expositivos
Reflexão sobre o sistema notacional alfabético
Produção de textos informativos
Oralidade: Exposição pública sobre as aprendizagens adquiridas, preparação para realizá-la

Artes:
Apreciação de obras de arte
Releitura das telas apreciadas

Avaliação:

Acontecerá no decorrer do projeto, sendo parâmetro para avançar etapas ou mesmo incluir novas propostas. Afim que todos possam ao seu ritmo avançar na construção do conhecimento.
As crianças serão incentivadas a se expressarem através de várias linguagens, apresentando seu conhecimento nas diversas formas de expressão.





 
"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."