assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: ICLB Institucional - Histórico - Dia da fundação






MOLEQUE

Óleo sobre Tela
59,4 X 49,5 CM


Quadro premiado no 11º SALÃO
DE PINTURA - CATEGORIA
PINTURA (1952), PRÊMIO
UNIVERSIDADE DO RECIFE.

Acervo IAC - Instituto de Arte
Contemporânea da Universidade
Federal de Pernambuco





SOBRE A ESCOLHA DO DIA 21 DE ABRIL DE 2004
PARA FUNDAÇÃO DO ICLB


A escolha do dia 21 de abril para fundação da nossa entidade foi planejada baseada nas várias comemorações que este mês registra em nosso calendário cultural e histórico e pelos sentimentos e valores de cidadania, bem-estar social e cultural, alusivos a tais datas e o que elas representam para a nossa visão de futuro.

DATAS DO CALENDÁRIO HISTÓRICO
O Descobrimento do Brasil, dia 22 de abril de 1500
A Inconfidência Mineira, dia 21 de abril de 1792.



DATAS DO CALENDÁRIO CULTURAL
O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.
O Dia Mundial do Livro, em 23 de abril.
O Dia do Direito do autor, também em 23 de abril.


A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO HISTÓRICO CULTURAL

O início da nossa ligação com o continente europeu nos proporcionou, com a descoberta do Brasil, nossos primeiros contatos com os grandes nomes das artes e da literatura e foi através das idéias iluministas dos franceses, sob o slogan de DIREITO, LIBERDADE E IGUALDADE, que grandes poetas e escritores brasileiros reuniram-se no movimento conhecido como Inconfidência Mineira com o objetivo de livrar o Brasil do jugo português e lutarem pelo direito pleno do que hoje chamamos de cidadania.

Cidadania, esta, vista como um conjunto de deveres políticos, civis e sociais de um indivíduo perante a sociedade e que dentre estes, estão os seus direitos à cultura e a educação: O Direito de acesso à informação, à produção cultural e a memória histórica. O direito de acesso a bibliotecas, a livros e a literatura, lembrados no Dia Nacional do Livro Infantil e no Dia Mundial do Livro, bem como o direito a proteção da propriedade intelectual, das criações de obras, literárias, musicais, artísticas e científicas, comemorados no "Dia do Direito do Autor", e que para nós, representa uma importante bandeira como um mecanismo de proteção à memoria cultural.



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."