assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em:
ICLB Institucional - Histórico






mapotecas

Registro fotográfico em dezembro de 2004. Organização do arquivo em mapotecas.
Clique na foto para amplia-la


Acervo
Foto registrada do acervo temporário, em dezembro de 2004. Clique para ampliar.

HISTÓRIA - CRIAÇÃO DO ICLB


A criação do Instituto Ladjane Bandeira surgiu da necessidade de se institucionalizar o PROJETO LADJANE que tem como objetivo ações de preservação, conservação e divulgação da obra da artista. Sua produção intelectual e artística constituiu uma importante contribuição na construção do acervo cultural do nosso estado, inclusive para a Historia da Arte em Pernambuco.

Ainda em vida, a artista deixou registrado seu desejo de reunir em um espaço público toda a sua obra e entre os
anos de 1989 e 1999, manteve-se reclusa, estudando e produzindo, em total isolamento, chamado por ela própria de solidão cognoscente para construir um rico legado cultural. Toda sua produção (desenhos, pinturas e literatura) referente a este período, é inédita. Seu amor a arte e total dedicação ao trabalho não lhe permitiram casar ou deixar filhos.


Imã mais velha dentre três irmãos, após a sua morte em junho de 1999, teve o seu acervo sob os cuidados de sua única irmã, Ana Maria Coutinho, que igualmente a Ladjane, em 2002, também faleceu vítima de câncer.


Em 21 de abril de 2004, familiares, amigos e admiradores da artista reuniram-se, sob a coordenação de uma de suas sobrinhas, e fundaram o Instituto Cultural Ladjane Bandeira, em sua homenagem e em continuidade ao trabalho desenvolvido pela artista em décadas passadas, o ICLB tem por missão, promover e realizar ações culturais, através da arte, da educação e da disseminação do conhecimento.


Saiba mais sobre o ICLB:



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."