E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: CONCURSO LADJANE - EDIÇÃO 2008 - TEXTO ORELHA DA COLETÂNEA



   
capa
Capa do volume 3 da Coletânea Ladjane Bandeira de Poesia.
ISBN 85-7044-148-7


Ladjane Bandeira
Biografia






CONCURSO LADJANE BANDEIRA DE POESIA - EDIÇÃO 2008


DE POETAS E ENCANTAMENTO

Esta coletânea, assim como as duas anteriores, apresenta um trabalho de fôlego como também um ato de encantamento.  

Fôlego da Comissão Julgadora pela avaliação de 1200 poemas recebidos de vários estados do Brasil, numa constatação do nosso fértil território da poesia, cuja pequena mostra publica-se nesta 11a edição do Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados.

O ato de encantamento cinge-se pela sua própria natureza. Nele, estão as poesias abertas à recepção íntima do leitor em seu desvelamento para o amor, a solidão, ao sonho, enfim, para tantos  (in)fortúnios que se contêm aqui nos versos escritos pelos bruxos parceiros da eternidade: OS POETAS.

As 50 poesias aqui reunidas revelam a personalidade artística e a descoberta de cada um dos poetas contemplados valorizando suas ousadas viagens a novos espaços intangíveis e a outras dimensões da palavra.

Apresentam o inexpressivo e dizem o indizível estimulando, não apenas a si próprios em suas novas atitudes poéticas, mas generosamente encorajando tanta gente que pensa um dia escrever  poesias também.

O fazer poético representa um ato humano singular e generoso em sua essência. Quem dele encanta-se, desdobra-se em consciência voluntária para um sempre DOAR-SE AO MUNDO.

Por este pensamento ressaltamos o comprometimento de vida de duas fortes presenças femininas, pernambucanas, pela via póstuma de seus respectivos legados poéticos.

Uma doando-se num fazer artístico de  pinturas e na magia de escrever com as imagens e pintar com as palavras: Ladjane Bandeira,  escritora e artista plástica, autora das belas ilustrações das edições 2006, 2007 e 2008 das Coletâneas cujo nome é em sua homenagem.

A outra, pelo empenho e dedicação à realização dos Concursos de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados. A frente da Gerência de Pesquisa e Formação Cultural da Cidade do Recife,  a bibliotecária Suzana Timóteo,  num trabalho conjunto com a Gerência de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura do Recife, realizou várias iniciativas literárias em prol da abertura de novos espaços para promoção e divulgação dos poetas e escritores pernambucanos, lembrando especialmente  seus esforços na articulação da criação do Fórum de Leitura de Pernambuco e da Lei do Livro.

A contribuição de ambas permanecerá em nossa memória em significativa e qualitativa essência de suas FORMAS: o espírito estético; o respeito e o amor à arte da palavra; a atitude poética como doação à vida; e, sobretudo, o sentimento ético do dever cumprido.

Parabéns aos poetas!

Márcia C. Miranda Lyra
Coordenadora do ICLB
Instituto Cultural Ladjane Bandeira
Recife-PE  -  2008


Recife, agosto de 2008


"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."