E
s p a ç o   C u l t u r a l   d a   B i b l i o t e c a   P o p u l a r   d e   A f o g a d o s  











Você está em: PORTFÓLIO CULTURAL

   

AÇÕES REALIZADAS (Portfólio: Registros memoriais)

Para dados atuais consulte nosso blog: bibliotecapopulardeafogados.blogspot.com/




ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS EM 2007



Registro do primeiro dia


VI FÓRUM DE LEITURA: A LITERATURA E A IMAGINAÇÃO EM VOGA


O VI Fórum de Leitura aconteceu nos dias 23 a 25 de outubro de 2007 no auditório da Biblioteca de Afogados e reuniu um público de aproximado de 190 participantes. Foram três dias de interessantes discussões onde o público pode aproveitar as ricas contribuições dos 15 palestrantes representantes da Universidade Federal de PE, da Fundação de Cultura do Recife, Universidade Católica de PE, Faculdade FAFIRE, Escola Técnica Federal de PE, Instituto Ladjane Bandeira, IPAD, CEPE.

Temas relacionados ao desenvolvimento do livro, a leitura e escrita digital, imaginário infantil, os aspectos estéticos e sócio-culturais do letramento digital, questões da semiótica e relatos de experiências de Bibliotecas Escolares seduziram um público que demonstrou grande interesse e participação em todos os aspectos abordados no Fórum que claramente atendeu as expectativas planejadas para esta edição (ver programação). O Fórum é uma iniciativa gratuita à comunidade realizada anualmente na BPA.











SETABIBLIOTECA PROMOVE DE 17 A 21 DE SETEMBRO ENCONTRO DE XADREZ


A Biblioteca Popular de Afogados realiza no mês de setembro o 6º Encontro de Xadrez com oficinas e campeonato em parceria com a ARX-Academia Recifense de Xadrez. O objetivo é estimular crianças, jovens e adultos para a prática do esporte. O campeonato é anual e aberto a principiantes e veteranos.

Nas oficinas ministradas pelo professor Henrique Bezerra da ARX os participantes tem oportunidade de conhecer as instruções básicas doos movimentos e regras estabelecidades pela Federação Internacional de Xadrez. Poderão esclarecer suas dúvidas sobre as jogadas, o papel do árbitro e a validade das regras dos torneios. O encontro acontece nos dias 17 a 21 de setembro de 2007.

De fato a BPA vem oferecendo há 4 anos para a comunidade uma prática constante deste esporte em especial para a garotada do bairro. A sala de jogos mantém tabuleiros de xadrez que podem ser usados pelos usuários ao longo do ano durante o período da manhã e tarde.

A instituição reconhece a enorme importância deste esporte no repasse de valores éticos e na possibilidade de potencializar habilidades. O xadrez trabalha a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a matemática. Além da promoção da socialização e apoio ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio, planejamento e do pensamento abstrato.

Para a comunidade infantil o jogo estimula na vida de meninos e meninos, responsabilidade, cortesia, aprender a acatar normas, a ganhar e a perder , humildade, perseverança, disciplina, tenacidade, auto-estima, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e as relações entre pais e filhos.

O indivíduo na fase infantil e na adolescência precisa aprender a partir dos erros e o jogo ajuda o desenvolvimento de um pensamento hipotético, ou seja, o indivíduo precisa analisar o fato partindo de suposições e criando hipótese.

(Ao lado registros de momentos do campeonato no Auditório - 18/09/07)






LANÇAMENTO COLETÂNEA LADJANE 2007


A segunda edição da coletânea Ladjane Bandeira de Poesia, resultado do concurso de Poesia realizado pela Biblioteca Popular de Afogados reuniu autoridades, poetas e escritores, durante a abertura do 5° Festival Recifense de Literatura. Este 10º concurso de Poesia promovido pela Prefeitura do Recife, conta com o apoio do Instituto Ladjane Bandeira. Foram editados 1.816 livros da coletânea Ladjane Bandeira de Poesia desde sua primeira edição, em 2006.

Este ano de 2007 foram submetidos 199 trabalhos. Dentre estes 102 foram oriundos da Região Metropolitana do Recife, 50 de cidades do interior de Pernambucano e 46 de outros estados e uma inscrição de Portugal. Os homens lideraram o número de inscrições com 125 trabalhos, enquanto as mulheres concorreram com 74 poesias. O concurso visa estimular e valorizar a leitura e a criação literária.

Os cinco melhores poemas dos 10 autores vencedores estão publicados nesta edição. Este volume 2 da coletânea tem a edição de 1 mil exemplares em brochura e ilustrações da artista Ladjane Bandeira sob a temática Os Passistas de Frevo. O lançamento ocorreu dia 16/08 as 18 horas no Armazem 12, Cais do Apolo, bairro Recife Antigo. Confira os registros fotográficos do lançamento.




22/08-"Contando histórias"
com Vera Peixoto

Clique nas imagens
para ampliá-las

23/08-"O Texto através da Arte" com Paulo Jacinto e Márcia Lyra


BPA INTEGRA ATIVIDADES NO V FESTIVAL RECIFENSE DE LITERATURA

Por todos os cantos da cidade, poesias, recitais, palestras, oficinas literárias, bate-papo, conferências, contação de história, lançamentos de livros e editais literários, prêmios e homenagens aconteceram no período de 16 a 26/08/07. Este ano o Festival fez homenagem a Clarice Lispector, Erickosn Luna e Franciso Espinhara.
A quinta edição do Festival Recifense de Literatura promovido pela Prefeitura da Cidade do Recife envolveu diversos equipamentos culturais da cidade, livrarias, universidades e reuniu livreiros, editores, escritores, poetas da voz e da escrita, personalidades literárias do Brasil e de outros países.

A Biblioteca de Afogados, por meio da Gerência de Pesquisa e Formação Cultural, integrando as atividades desta edição ofereceu à comunidade infantil oficina de ebooks infantis e encontros dirigidos especialmente ao público infantil intitulado DA NARRATIVA A ILUSTRAÇÃO. Num ambiente lúdico e agradável, o público infantil participou de brincadeiras, jogos, atividades artísticas em momentos de lazer através da cultura e da Arte. Os encontros aconteceram dias 22, 23 e 24 de agosto, às 15h, no auditório da BPA.
As oficinas "Contando histórias" e "Ilustrando nossas histórias" promoveram uma discussão educativa sobre os aspectos ambientais, a natureza, sua proteção e conservação. Mediada pela educadora Vera Peixoto e a ilustradora Alessandra Gomes, as crianças ouviram histórias e por meio de desenhos expressaram sua compreensão do mundo.
Os elementos culturais da nossa região tiveram vez na oficina "O Texto através da Arte". A brincadeira do cavalo-marinho foi o tema da tarde. As crianças em atividades lúdicas com a pintura, dançaram com máscaras e bexigas, além de recriarem a narrativa em seu universo infantil. As atividades foram mediadas pelos arte-educadores Paulo Jacinto e Márcia Lyra.

Durante os três dias do encontro a contação de histórias foi vivenciada pelas crianças por meio da narrativa, da brincadeira e da ilustração.
24/08 - "Ilustrando nossas histórias" com
Alessandra Gomes



  SETA LITERATURA INFANTIL: CONTADORES E ESCRITORES PERNAMBUCANOS

É importante habituar a criança às palavras. Dá-lhes de forma sistemática experiências positivas com a linguagem. E o contato sensorial com os livros desde cedo, em especial com a literatura infantil tem um importante papel neste universo de comunicação da criança com o mundo e de seu desenvolvimento como leitor crítico.

O livro infantil deve ser um prazer singular para a criança. Deve apoiar o seu despertar para a curiosidade e o desejo de concretizar o ato de ler o texto escrito. Daí a importância não só do acesso a literatura infantil como a qualidade destas publicações. Infelizmente para muitas crianças brasileiras, o acesso ao livro ainda é difícil e ainda são poucas as bibliotecas escolares e populares no país.

Sobre estes e outros assuntos a BPA promove a sensibilização da comunidade sobre o problema convidando escritores, contadores de história, poetas e estudiosos, além de proporcionar o contato direto escritor/leitor com o público adulto e infantil. Neste mês de agosto(21), no auditório da BPA, Lenice Gomes, poeta e escritora pernambucana de livros infantis conversou sobre o seu trabalho com as crianças e jovens da comunidade.

A sua produção literária destaca-se por dedicar-se as raízes poéticas das parlendas, adivinhas e cantigas em suas diversas variações e encantos. A poeta pernambucana publicou seu primeiro livro (Viva eu, viva tu – Viva o rabo do tatu) em 1993, pela editora Bagaço e de de lá para cá já tem 25 livros publicados. Em seus livros, Lenice Gomes cria e recria poemas lírico-lúdicos e jogos de palavras estabelecendo elos entre o popular e o infantil em suas poesias.

A escritora e contadora de história encantou as crianças presentes, recitando trechos de seu universo mágico e lúdico das manifestações populares, do imaginário infantil e da poesia folclórica. Lenice é natural de Jupi, interior de Pernambuco e é radicada em Olinda.

Lenice e seus leitores




OFICINA EX-LIBRIS


A expressão latina "ex-libris" ou "ex-bibliotheca" significa "dos livros de" ou "da biblioteca de", ou ainda "livros dentre aqueles" pertencentes a determinada pessoa ou instituição. A denominação ex-libris não é apenas dada a etiquetas fixadas em livros. São chamados de ex-libris toda a marca de posse feita em uma obra, quer seja o nome do possuidor por escrito, um sinal convencional, um símbolo, um brasão de armas, um monogramas ou uma sequência de iniciais, carimbos diversos e por fim, esta etiqueta isolada, que o possuidor da obra cola, em geral, à capa interna do livro encadernado ou numa das suas folhas de guarda.

Com o objetivo de introduzir a idéia de propriedade e preservação de bens, a exemplo do livro, a oficina de elaboração de marcadores de livro também estimula a criatividade e a ludicidade para o desenho, incentiva a valorização do livro e desenvolve a auto-estima das crianças através de trabalhos artísticos.

O público alvo foram crianças na faixa de 10 a 14 anos.
Foi realizada no período de 16 a 20 de abril, com duas turmas das 9 às 11 e das 13 às 15h
.




Teatro infantil

IV FESTIM - FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA INFANTIL SUPERA EDIÇÕES ANTERIORES

O IV FESTIM aconteceu no período de 24 a 27 de abril e teve a participação de oito escolas e um público de aproximadamente 400 crianças. A festa do livro e da literatura infantil e juvenil tem por objetivo, aproximar as crianças da biblioteca e promover a leitura e o livro infantil e juvenil, a partir da ludicidade, possibilitando a diversão, estimulando a imaginação e a criatividade e, sobretudo, despertando o gosto pela literatura, entendida e ampliada, sob as mais diversas linguagens: plástica, sonora, dramática, enfim, ampliar as possibilidades do ler.

Foram realizadas contação de histórias, apresentação teatral por escolas convidadas, recital de cordel, atividades de arte-educação, exposição literária, exposição virtual, mediação cultural, sorteios e brincadeiras. O IV Festim teve o apoio da Gerência de Biblioteca da Secretaria de Educação do Recife e do Instituto Cultural Ladjane Bandeira.

A programação e suas atividades aconteceram no hall da biblioteca, na arena montada em área externa e no Auditório da Biblioteca Popular de Afogados.
Confira o registro fotográfico desta edição de 2007 



ESPAÇO CULTURAL DA BPA REALIZA ATIVIDADES SOBRE O FREVO.

Em parceria com o Instituto Cultural Ladjane Bandeira, a Gerência de Pequisa e Formação Cultural realizou no período de 5 a 9 de março de 2007, atividades de arte-educação para 150 crianças do bairro do Ibura, localizado na zona sul da Cidade.

As crianças puderam conhecer a realidade de uma Biblioteca Popular, enquanto agente cultural, fora do contexto escolar. As atividades foram realizadas no auditório, no hall da Biblioteca e nas salas de leitura da Biblioteca. Veja o registro fotográfico destas visitas.

 

EXPOSIÇÃO COMEMORA 52 ANOS DA BPA

A Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife lançou na sexta-feira (12/01/07), a exposição UM PASSEIO PELO LIVRO, no hall da Biblioteca Popular de Afogados. O evento comemora o aniversário de 52 anos da instituição. A elaboração do projeto foi feita pela gerente de formação e pesquisa cultural, Suzana Vitório, a gerente de serviços e design, Daniela Brilhante, e o consultor de pesquisa e conteúdo, Márcio Shimabucuro.
A exposição, aconteceu de 12 a 29 de janeiro, dividida em 12 painéis apresenta a história do livro e do design desde a antiguidade até a impressão eletrônica atual. Em um dos painéis, o visitante pode conferir a Lei Nacional do Livro (Lei Nº 10.753, de 30 de outubro de 2003) e as diversas capas de livros ao longo do tempo. organizadores da exposição esperam um público tanto estudantil como pesquisadores e artistas plásticos. Horário: 8h às 17h30.

Clique nas imagens para ampliá-las


ALGUMAS AÇÕES REALIZADAS EM 2006


EXPOSIÇÃO DE BONECOS EM HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO FREVO

Até a primeira quinzena de dezembro/06 a comunidade de Afogados pode conhecer o trabalho de José Robson Matias de Freitas, conhecido como Robson Teleco, artista que utiliza peças de sucata de automóvel para compor criativos personagens do frevo. São amortecedores, sistemas de freio, bandejas de suspensão, capas de rolamento, faróis, rodas de direção, molas e diversas outras peças que formam esculturas coloridas ornamentadas com elementos característicos do frevo como a sombrinha do passistas. Boneco-de-Som, Boneco- Aranha, Boneco-Parafuso, Esqueleto, Moleiro e Boneco-Chapa são os nomes das 06 peças de bonecos criados para a exposição.

Clique nas imagens para ampliá-las


ÔNIBUS-BIBLIOTECA DA ITAPEMIRIM NA BPA

No período de 06 a 19/11/06, a comunidade de Afogados pode conhecer o Ônibus-Biblioteca da empresa de transportes Itapemirim. O acesso foi livre e o horário de visitação foi de 9h às 17h. A Biblioteca móvel possui um acervo de 1.200 títulos de diversos gêneros literários, além de computadores, vídeo, mesas, cadeiras e telão.

A Biblioteca pertence à empresa de transporte Itapemirim e esteve no Recife por meio de uma parceria com a Prefeitura do Recife e a editora Maurício de Souza Produções (da Turma da Mônica). A proposta foi idealizada pela professora Wanda Antunes (pedagoga e bibliotecária) e está em funcionamento há quatro anos, tendo passado por vários estados brasileiros.
 
Clique nas imagens para ampliá-las


SEMANA DA CULTURA NEGRA NA BPA

A institucionalização do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) traz para todo o país uma ampla agenda de debates e de eventos culturais dando maior atenção à importância do negro na construção de nossa sociedade. É importante divulgar nas escolas a enorme dívida social, política e cultural existente com a população negra. Consequentemente com a preocupação de divulgar a pluralidade cultural dos diversos grupos afro e a importância da cultura na construção social das diferentes comunidades, A Biblioteca Popular de Afogados em comemoração a Semana da Cultura Negra iniciou uma série de palestras e eventos.

Na foto ao lado, crianças da rede pública durante palestra no Auditório da BPA.




Registro do Painel II
BPA REALIZOU EM OUTUBRO/2006 O V FÓRUM DE LEITURA

Em comemoração a SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA a BPA promoveu entre os dias 17 e 27 de outubro o V FÓRUM DE LEITURA. A iniciativa da Gerência Operacional de Pesquisa e Formação do Leitor envolveu a Biblioteca Popular de Casa Amarela e a de Afogados. A significativa participação da comunidade conferiu o êxito do evento que teve a participação de diversos agentes culturais. Foram promovidos debates, relançamento da Coletânea Ladjane Bandeira, Performance e show musical.

SAIBA MAIS - FIQUE POR DENTRO  



Registro da oficina
PROJETO FORMAÇÃO DO LEITOR DA BPA ESTIMULOU A REALIZAÇÃO DE PRODUÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DO LIVRO E DA LEITURA EM OFICINA DE INFORMÁTICA
 
A Oficina CRIAÇÃO DE LIVRETOS DIGITAIS foi realizada no período de 17 a 26 de outubro ensinou as crianças na faixa de 10 a 14 anos a realizar pesquisas no computador usando a internet como ferramenta de pesquisa e como realizar produções culturais através do livro e da leitura (livretos digitais)
A Oficina tem por objetivo apoiar as ações da BPA nas suas atividades do Projeto Formação de Leitor.
As inscrições são gratuitas e uma nova turma está prevista a ser realizada em novembro.








"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."