assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Projetos - Sala Especial - Mediação - Trilha 3 - Questões da Arte


Ladjane - original em cores. Óleo sobre tela - 1979









Ladjane - Detalhe quadro.
Óleo sobre tela - 1979



































Trilha3
Questões de Arte
Atividade: Espelho do Mundo

As obras de arte revelam a experiência do artista, como indivíduo, diante de propostas e valores que existem em sua sociedade. A comunicação artística, a obra, não exige erudição das pessoas para ser entendida. Ela exige sim, percepção e sensibilidade.

Segundo Peixoto (2005, p.156) "Pode-se afirmar que toda grande obra – em especial de filósofos, escritores ou artistas – expressa, de modo relativamente coerente e adequado, uma visão de mundo, não apenas um momento do presente ou do passado: pode também expressar projeções de futuro, com base nas percepções e interpretações possibilitadas pelo movimento da história humana.
A habilidade de captar os traços essenciais do seu tempo e desvendar novas realidades permite à arte trazer, em seu bojo, o novo, e, no ato de apontá-lo, a obra artística se configura como coadjuvante para a sua construção."

A arte é um tipo de conhecimento e de avaliação que se estende também ao próprio sentido da vida. É a expressão de qualquer ideal que o artista possa realizar em forma plástica.

A produção artística é uma forma do comportamento humano e nela enxergamos como um adolescente ou uma criança expressa o mundo.

E os expoentes dessa expressão passam por três processos:

1 - A Percepção de qualidades materiais – cores, sons, movimentos e reacoes fisicas;
2 - O Arranjo dessas percepções, isto é, a combinação em formas ou em padrões agradáveis;
3 - A Correspondência dessas percepções a determinado estado emotivo ou sentimental preexistente.

Podemos dar expressão, ou seja, realizar uma ação para essa emoção e sentimento e o fazemos quando criamos uma obra.

Expressamos as nossas emoções na ação de criar algo.

A expressão então (nossa ação sobre alguma coisa, quer uma obra feita em alumínio, tela, colagem em papel ou apenas nos gestos de uma coreografia) é o processo final da percepção.
A ciência de reflexão filosófica que pode ser entendida aqui como uma ciência investigadora da percepção, é a estética, e que estuda os dois processos: a percepção e o arranjo destas percepções.

A Estética debruça-se sobre a reflexão da Beleza e da Arte e tantos artistas como pensadores nela encontram estudos sobre o belo na literatura, na escultura, nas artes plasticas, no conhecimento, nas ciências, enfim, em várias áreas do conhecimento.

O que se avalia não é o objeto mas os efeitos, emoções, sentimentos e percepções sentidas pelos humanos diante de algo que os faz encher de efeitos agradáveis.

Podemos até dizer que a estética é algo como uma ciência dos sentidos.

Ela é uma das disciplinas da Filosofia e que pensa, tanto o belo da natureza, quanto a Arte.

Para a estética existem categorias para a BELEZA e existe uma distinção filosófica entre o significado do belo e da beleza, mas que não será objeto deste nosso conteúdo.

De uma forma comum e simplificada as categorias da BELEZA seriam: Gracioso, Cômico, belo, Horrivel, Grotesco e Tragico

Estas questões de arte poderão ser tratadas de forma transdisciplinar em sala de aula e podem se pautar pela relação que o ser humano tem com a arte como forma de expressão. Sua relação de produzir arte, desenvolver um trabalho artístico, de sentir e perceber as obras artísticas e através destas apropriar-se de conhecimentos.

No espaço escolar o objeto de trabalho é o conhecimento que pode estabelecer-se como eixo de um trabalho artístico ou literário oriundo do fazer, do sentir e do perceber.

As categorias da Beleza acima citadas podem ser tratadas através de imagens para atingir o indivíduo (adolescente, criança ou adulto) na sua relação histórica e social com a sociedade, em que discussões como direitos humanos, inclusão social, cidadania, ética e violência podem ser contextualizados.

Leitura de Apoio:

Estética, Filosofia e História da Arte - Arte no Cotidiano: Consciência e Autoconsciência (Maria Inês Hamann Peixoto)

Arte contemporânea, transdisciplinaridade e Arte-educação - Maria Beatriz de Medeiros

O Belo e o Escalafobético - Miguel do Rosário

Estética e Filosofia da Arte. O que é Arte ? - Aires Almeida



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."