assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Projetos - Sala Especial - Mediação - Explorando Contrastes























ATIVIDADE: EXPLORANDO CONTRASTES
Trilha1


Material utilizado: Folhas de papel A4, lápis grafite
CD de imagens da artista Ladjane Bandeira


Imagens selecionadas para a atividade:


Imagem 01

Imagem 02

Imagem 03

Imagem 04

1 - Imprima as imagens em uma folha de papel A4.

2 - Uma em cada folha. A idéia é que o grupo possa ter uma boa visualização das imagens.

3 - Caso tenha computador em sala de aula apresente na tela do monitor.

4 - Mostre para o grupo a imagem 01. Questione de que forma se poderia fazer um desenho assim ? Se seria de forma agitada os movimentos do lápis ou se de forma lenta e calma se poderia ter um desenho com o mesmo efeito.

5 - O desenho lembra palavras como a revolta, desilusão, impaciência, drama, explosão ?

6 - Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar como a artista fez com o lápis.

7 - Mostre para o grupo a imagem 02. Questione de que forma se poderia fazer uma pintura assim ? Se seria de forma agitada os movimentos do pincel.... Se seria jogando a tinta sobre o papel.

8 - Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar como a artista fez com o pincel e o que será que passava pela sua cabeça naquele momento.

9 - Baseado na trilha 1, solicite que cada um dos integrantes do grupo produza um desenho de linhas agitadas.

10 - Ao final pregue em um varal na sala de aula, os desenhos produzidos por cada um dos integrantes da sala.

11 - A seguir mostra para o grupo a imagem 04. Questione de que forma se poderia fazer um desenho assim ? Se seria de forma agitada ou lenta, calculada, ou a mão livre ?

12 - Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar como a artista fez com o lápis. Será que usou régua ?

13 - Mostre para o grupo a imagem 03. Questione de que forma se poderia fazer uma pintura assim ? Ela é calma ? Ela dá a idéia de linha de horizonte ? E a linha do horizonte lembra o mar sereno ? A imensidão ? Lembra paz, aceitação, resignação ?

14 - Questione o que sentem quando contemplam o horizonte ? E se este quadro fosse enorme ? Cobrindo toda a parede com a forma a que se propõe ?

15 - Permita ao grupo se expressar. Dizer o que sente. Imaginar como a artista fez com o pincel.

16 - Baseado na trilha 1, solicite que cada um dos integrantes do grupo faça um desenho a lápis. Um desenho com formas calmas como o da imagem 4.

17 - Ao final pregue em um varal na sala de aula, os desenhos produzidos por cada um dos integrantes do grupo.


PENSANDO JUNTOS

Razão e sentimento formam o senso do bem e do belo. A emoção origina a arte. A emoção origina a forma, o movimento visual que causa as linhas calmas ou agitadas. Neste momento podemos pensar que se vivemos em um ambiente frequentemente tenso nosso traço artístico no desenho a lápis certamente teria um movimento visual agitado. O stress, a impaciência, a ansiedade, seriam fatores que contribuiriam para tal forma.

De modo análogo uma vida segura, equilibrada, um bom salário, uma família feliz, momentos românticos, provocariam emoções plenas e nossos traços artísticos seriam generosos, amplos, contínuos quer uma curva ou uma reta, mas contínuos, dando uma idéia de que a emoção que sentimos é tão boa que não queremos que ela acabe.

Podemos concluir das formas e dos sentimentos da nossa razão (intelecto) que vivemos num mundo de contrastes. Daquilo que queremos ter ou ser e daquilo que gostaríamos de ser ou ter.

Pólos opostos aparecem a todo momento em nossa vida. Sentimentos opostos como:

calmaria versus agitação;
lentidão x rápidez;
revolta x resignação;
passividade x agressão;
repressão x liberdade;
superação x frustração;
força x fraqueza;
diálogo x autoridade;
alucinação x realidade;
guerra x paz e tantos outros sentimentos.

Há tantas pessoas de temperamentos diferentes;

A exploração de constrastes e opostos pode ser aqui trabalhada nas locuções de significação oposta como os ANTÔNIMOS.

O grupo pode formar uma lista de antônimos e associar desenhos a seus significados de acordo com a sensibilidade de cada um. É possível nesta atividade haver a promoção de discussões sobre temas envolvendo direitos humanos, cidadania e ética.

O grupo pode produzir um cartaz ou apresentação de slides no computador, contendo elementos onde percebem o universo dos contrastes tais como :


Quais danças e rítmos são agitadas e quais são delicadas.(balé clássico, dança do ventre, frevo, etc). Pode-se sugerir a pesquisa sobre outras culturas e manifestações artísticas.









"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."