assinatura

Instituto de Educação, Arte e Cultura Ladjane Bandeira - (ICLB)
81-32260593 – instituto@ladjanebandeira.org

Cx Postal 7217 - CEP 50610-970 - Madalena - Recife - PE





Você está em: Projetos - Sala Especial - Mediação - Trilha 1 - Forma, Sentimento e Razão








Ladjane - 1960
Desenho 1




Ladjane - 1970
Pintura 1







Ladjane - 1980
Pintura 2

Há um movimento generoso, de uma linha horizontal que percorre o espaço quase de margem a margem nos dando a sensação de descanso, de relaxamento.

O abandono do traço e da linha provoca no observador uma sensação de calma e isolamento pela expansão da cor, que se espalha uniforme pelo quadro.
Há algo de sublime.

































Trilha1

Forma, Sentimento e Razão
Atividade: Explorando Contrastes



O conteúdo expressivo das obras de arte não se articula de maneira verbal através de palavras, e sim de maneira formal, através de formas visuais, sendo elas, as formas, as que se tomam expressivas.

E o que poderia ser essa maneira formal nas artes ?

A palavra FORMAL nos oferece um significado de “configuração (aspecto, figura), disposição de partes, aspecto visível” e a forma de uma obra de arte não é mais que a sua figura, a disposição de partes, sua aparência visível.

A Forma ela existe quando de imediato existe uma figura qualquer que seja ela.

A Forma existe logo que, duas ou mais partes, se juntam para constituir certa disposição.


Na geometria por exemplo, estaríamos falando de qualquer conjunto de linhas, pontos e superfícies. Mas é claro que quando falamos de forma em relação a uma obra de arte deduz-se que essa forma é de certa maneira especial, porque se trata de uma forma que produz em nós certos efeitos.

Efeitos estes de emoção e sentimento e que podemos sentir, por exemplo, nas linhas de um desenho.

Nas linhas podemos quase que ouvir a voz de alguém que nos fala com um certo timbre e certa cadência e que evidentemente vêem carregadas de emoção e a emoção faz com que o artista se expresse de uma maneira específica e não de outra.

No desenho 1, a esquerda, temos linhas dinâmicas, traços frenéticos, linhas desesperadas, agitadas, sentimento expresso também na pintura 1, à direita, de intenso movimento, revelando o espírito inquieto de seu criador.

Pode-se perceber em ambas as obras, um clima meio dramático, de alta tensão emotiva.


Ladjane - Desenho 2
Pássaro em pleno vôo - 1980


No desenho 2 (Pássaro em pleno vôo) bem como na pintura 2, a esquerda, colorida, vemos que não há movimentos bruscos no espaço.

Existe um movimento calculado. A linha é fluída e leve.

No desenho do pássaro acima, vemos traços longos, embora as linhas se detenham.

Há um movimento generoso, tanto no desenho como na pintura, de uma linha horizontal que percorre o espaço quase de margem a margem nos dando a sensação de descanso e de relaxamento.

Vemos então o quanto a forma e o traço revelam muito de um momento de um artista.

Inquieta e temperamental, rebelde, sóbria, profundamente sensível, emocional, a artista Ladjane dizia que pintura era sentimento e técnica, ou melhor, emoção e razão.

Seu espírito inquieto, investigador, racionalista e altamente criativo marcou sua produção artística a qual foi muito diversificada.

Ladjane desenhava, pintava e escrevia de acordo com o ciclo de interesse que lhe acometia, pois como ela própria dizia: 'Sou cíclica como todo mundo".

Com sua personalidade forte, combateu intensamente o seu tempo, em especial, o direito à presença feminina na sociedade, usando a pintura como investigação e descoberta, como expressao e afirmação, como experiência de libertação, superação e evolução. Tudo isso numa época escravocrata, patriarcal e decadente do período modernista no Brasil.


Ladjane foi uma artista de transição, da arte moderna para a arte contemporânea, e por conseguinte o estudo de sua biografia nos fornece vários momentos dessa intersecção entre os grandes fatos históricos e a sua trajetória de vida.



"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo (www.ladjanebandeira.org). Para qualquer outro uso entrar em contato com o ICLB através do email instituto@ladjanebandeira.org. As marcas ou nomes de terceiros aqui citados pertencem aos seus respectivos proprietários."