ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE





Você está em: TELA PRINCIPAL - Participação evento


Este site é melhor visualizado na resolução de 1024 x 768

NOTICIAS - EVENTOS - PARTICIPAÇÕES -ENTREVISTAS - TRABALHOS - ATIVIDADES EM 2006



PÓS-GRADUANDOS DE CULTURA PERNAMBUCANA PARTICIPAM DE EVENTO CULTURAL NA FAFIRE


Com o objetivo de divulgar os valores representativos da nossa cultura diversos trabalhos foram apresentados pelos pós-graduandos da turma de 2006. Exposições artesanais, artísticas e fotográficas, bem como mini-palestras foram realizadas no Auditório térreo da Faculdade e nas salas de aulas. O Evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro e foi promovido pelo Departamento de Letras da FAFIRE.
A diversidade dos temas apresentados em sua totalidade baseados nas futuras monografias desses pós-graduandos, enriqueceram esta nona edição do VIVA PERNAMBUCANIDADE VIVA trazendo temas de grande interesse artístico, literário e cultural, alguns inclusive inéditos.
Congratulamos estes agentes culturais que participaram do evento por ratificar e renovar sempre que opotuno, seus respectivos interesses e compromissos com a divulgação da nossa cultura.

Confira os registros destas participações. CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIÁ-LAS.

EXPOSIÇÃO ARTESANAL: ARTE EM FUXICO

Ana Lourdes, pós-graduanda em cultura pernambucana, realizou exposição cultural no hall do auditório com uma mostra de Fuxico, uma arte de montagem de retalhos. Esta arte tem sua origem na épca das senzalas e é tema da monografia da Ana Lourdes. Segundo suas pesquisas foi graças a criatividade das negras na destinação dos retalhos, que a arte de fazer fuxico nunca foi esquecida pelo mundo artesanal. As peças foram bastante apreciadas pelo público presente, durante os dois dias do evento.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: RECIFE EM MINHAS VEIAS

Mariana Vanderlei e Simone de Brito, ambas apaixonadas pela cidade do Recife e pela fotografia, realizaram a exposição temática RECIFE EM MINHAS VEIAS: Um desaguar de imagens. A mostra pemaneceu durante os dois dias do evento. Foram 15 fotografias que através de registros de ações do cotidiano, ressaltavam a alma da cidade, a veia que corre em cada cidadão, mostrando a imagem crua da sociedade sob o olhar das duas amigas fotógrafas.

LANÇAMENTO DE PROJETO CULTURAL: SITE DE CULTURA PERNAMBUCANA

No dia 28/11 no Auditório térreo, foi lançado oficialmente o site de cultura pernambucana para divulgar a produção acadêmica da turma de pós-graduação em Cultura Pernambucana da FAFIRE. As pós-graduandas Marcia Lyra e Marlova Dornelles apresentaram ao público a proposta deste projeto cultural, o seu processo de criação, estrutura e planos futuros.

EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS: MOSAICOS DA DANÇA, PEDACINHOS DO FREVO

Durante dois dias do evento VIVA PERNAMBUCANIDADE, a exposição do artista plástico Luciano Amorim pode ser vista no hall do Auditório do Térreo. A produção plástica reuniu 10 desenhos coloridos em papel e teve como temática principal o passo do frevo. A curadoria da exposição foi realizada pela pós-graduanda Adriana Alencar.

PALESTRA EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DO FREVO

No dia 28/11, no encerramento das atividades do primeiro dia do evento PERNAMBUCANIDADE as pós-graduandas Lucilane Diniz e Adriana Alencar apresentaram a palestra CEM ANOS DE FREVO ! CEM ANOS DE PASSO !. Na ocasião as pós-graduandas realizaram coreografias no palco traçando um paralelo entre as diversas escolas de passo e a metodologia do mestre Nascimento do Passo. Esta palestra também foi apresentada no dia 30/11 na Sessão 1: História, Cultura, Arte e Literatura.

HOMEM DA MEIA-NOITE É TEMA DE MINI-PALESTRA

No dia 30/11, na Sessão 1: História, Cultura, Arte e Literatura, aconteceu a mini-palestra, tema da monografia da pós-graduanda Conceição Ferraz: O HOMEM DA MEIA-NOITE: Símbolo da primeira capital brasileira da cultura. A origem do boneco, desde a sua inspiração no cinema, e seus aspectos econômicos, sociais e culturais com o município foram debatidos com o público, que demonstrou interesse mais detalhado sobre a sua pesquisa.

LUIZ GONZAGA É HOMENAGEADO EM PALESTRA DURANTE O EVENTO

Na Sessão 1, dia 30/11, as pós-graduandas Elvira Mariah e Ibrantina Guedes apresentaram para um público atento, a comunicação "Luiz Gonzaga: A voz que vem do sertão". O tema é uma das questões que compõe a pesquisa de Ibrantina Guedes que investiga a produção de Luiz Gonzaga numa perspectiva interdisciplinar e sua importante contribuição na literatura e na música brasileira.

PALESTRA LITERÁRIA SOBRE IDENTIDADE FEMININA EM OBRA DE LUZILÁ

A identidade ferminina no romance "No Tempo Frágil das Horas" da escritora Luzilá Gonçalves, foi o tema da comunicação apresentada na sessão 5, pela pós-graduanda em cultura pernambucana Flávia Luísa Araújo de Lira e que também é tema de sua monografia de final de curso. A pesquisa fundamenta-se em textos de Stuart Hall, Darcy Ribeiro, Canclini, e Homi Bhabha.

OBRA ICONOGRÁFICA DE LADJANE BANDEIRA É TEMA DE PALESTRA

A VIOLÊNCIA NA OBRA DE LADJANE BANDEIRA: O GESTO E O GRITO foi o título da comunicação apresentada pela socióloga e pós-graduanda Marlova Lenz Dornelles, na sessão 3: Do Poético ao Dramático. A palestra destacou o aspecto social da violência através da ánalise de dois quadros da série da artista.

CORDEL E MAMULENGO TAMBÉM FORAM APRESENTADOS NO ÚLTIMO DIA DO EVENTO

O Presidente da UNICORDEL, cordelista José Honório, poeta e pós-graduando em cultura pernambucana, apresentou na sessão 5 a comunicação: DE VOLTA À VOZ: O CORDEL NO RECIFE. O Cordel também é sua pesquisa de final de curso. Na sessão 5, A ANÁLISE DO DISCURSO DO MAMULENGO DA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA, foi o tema da pós-graduanda Cecília Pinto de Moraes.




"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo. "