ATUALIZAÇÃO: ANO 2009

ESPAÇO VIRTUAL DA TURMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CURSO DE CULTURA
PERNAMBUCANA DA FAFIRE - FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE



EDIÇÃO ATUALIZADA EM 2009- Você está em: TELA PRINCIPAL


Caro visitante,

Durante o período de novembro de 2006 a julho de 2007 publicamos aqui os trabalhos acadêmicos produzidos pela segunda turma do curso de Pós-Graduação em Cultura Pernambucana da Faculdade Frassinetti do Recife. O Curso é uma iniciativa do Departamento de Letras da FAFIRE. Somos os formandos da turma de 2006 e estaremos apenas atualizando este site com publicações das monografias finalizadas pelos nossos colegas pós-graduandos as quais foram requeridas como requisitos para obtenção do título de especialização.

Este espaço virtual não será desativado uma vez que acreditamos numa visão democrática de acesso livre a informação e consequentemente seu conteúdo é de grande importância para a divulgação e fortalecimento dos estudos realizados sobre a cultura do nosso estado. Na sessão artigos ainda aguardamos o envio de monografias de colegas, que ainda não finalizaram seus trabalhos. Agradecemos o interesse registrado pelas visitas virtuais e contatos recebidos de pesquisadores, professores e estudantes de outros estados como de visitantes locais. Contacte-nos caso precise de maiores informações sobre os trabalhos aqui publicados, temos satisfação em atendê-lo.

O curso encontra-se, neste ano de 2009, em seu quarto ano de realização. Acesse o site da instituição - FAFIRE - FACULDADE FRASSINETE DO RECIFE para maiores informações. Registramos aqui nossos agradecimentos pelo apoio do ICLB- Instituto Cultural Ladjane Bandeira na cessão e suporte deste espaço virtual, o qual tem sido de grande incentivo na realização e continuidade desta nossa proposta cultural.

Apoio:


Este site é melhor visualizado na resolução de 1024 x 768

NOTICIAS - EVENTOS - PARTICIPAÇÕES -ENTREVISTAS - TRABALHOS - ATIVIDADES EM 2007
 

PÓS-GRADUANDOS DA TURMA DE 2006 QUE FINALIZARAM E PUBLICAM SUAS MONOGRAFIAS

Parabenizamos os colegas abaixo pela determinação, empenho e valiosa contribuição acadêmica para a nossa comunidade. Seus trabalhos serão de grande significância para a compreensão dos diversos processos formadores e transformadores da nossa cultura. Espera-se que as análises e interpretações teóricas aqui produzidas sobre a nossa arte e cultura estimule outros agentes culturais a também investirem na produção de pesquisa e investigação. É importante a geração de referenciais teóricos que permitam a reflexão cultural e a compreensão da nossa sociedade para melhor desvelar sua realidade cultural.

Elvira Edilene
Conceiçao
Adriana Alencar
Márcia
Cecília
Lourdes
Anderson Marlova Ibrantina
Zenilda

Tânia Simone
Rebeca
Mariana
Mariana Lacerda
Lucilane
Leonidas
Zé Honório Flávia Gabriela


 
- DICA MONOGRÁFICA:

No ato da entrega da monografia no protocolo, além de pagar a taxa de R$ 1,00 e de preencher um formulário, devemos levar uma cópia física, uma cópia em disquete (solicitação do protocolo) e outra cópia em CD (conforme orientação da secretaria).

O QUADRO - UMA PROPOSTA EM DEFESA DA EXPANSÃO DA BOA MÚSICA NORDESTINA, EM QUALQUER TEMPO E ESPAÇO.

Maestro Nelson Almeida

O Projeto Musical O QUADRO tem por proposta a divulgação, através de gravações e shows, da música nordestina, em especial a de Pernambuco, sob uma ótica que resgate a sonoridade e a singeleza da música e da poesia da tradição popular, porém reescritas por músicos de formação erudita e vivência prática.

Músicas e compositores famosos do repertório pernambucano também serão contemplados, em versão condizente com a formação e a proposta musical do grupo, no entanto pretende-se dar maior ênfase a composições inéditas. O tradicional e o novo, o erudito e o popular formam este ‘’Quadro’’, esta imagem sonora da cultura pernambucana.

O Quadro, pelo nível técnico e preferência estética de seus músicos, isto é, pelo embasamento teórico e experiência profissional, possui uma moldura sob medida para realçar cada uma destas brincadeiras nordestinas, destes folguedos, destas manifestações incultas e belas, revestindo-as de modernidade moderada, preservando-lhes a pureza, conquanto conduzindo-as ao lugar de destaque, ao qual fazem jus, no cenário nacional, já tão sofrível e desgastado.

Conheça este projeto em http://www.oquadro.hostmach.com.br


     
Um tesauro reúne palavras escolhidas, destinadas à indexação e a recuperação de documentos e dados num determinado campo de saber. Não é dicionário, nem vocabulário controlado. Trata-se de um instrumento que garante aos documentalistas e pesquisadores a padronização da linguagem documentária.
As palavras nele listadas não descrevem, mas antes significam: cada palavra é um conceito. Sendo assim, essas palavras que designam conceitos não são mais simples palavras, tornando-se "termos", ou ainda "descritores" e todos os termos estão relacionados entre si; nenhum termo pode figurar no tesauro sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada por seu significado.
Assim, além de seu efeito organizador, ele tem também um efeito didático, não apenas ao utilizar conceitos específicos da área do conhecimento que contempla, como ao relacionar termos que têm entre si conexões pouco evidentes para o leigo.
Em 2004 o CNFCP lançou o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira, nas categorias temáticas: Alimento, Artefato, Associação, Atividade Produtiva, Atividade Ritual, Indivíduo e Matéria-prima. Em 2006 uma nova versão foi lançada contemplando novas categorias.

Fonte:DataCoop - Cooperativa dos Bibliotecários / Contribuição: Márcia Lyra

PÓS-GRADUANDOS REÚNEM-SE PARA DISCUSSÕES SOBRE NOVAS ATIVIDADES PARA 2007

Os integrantes da turma de 2006 reuniram-se nos dias 12 e 16 de janeiro com o propósito de planejarem as atividades a serem desenvolvidas em 2007. Novas diretrizes, projetos, cronogramas e estratégias de ação foram discutidos nestes dois encontros, bem como a continuidade das ações iniciadas em 2006. Estiveram presentes os pós-graduandos Marlova Dornelles, Adriana Alencar, Conceição Ferraz, ibrantina Guedes, Márcia Lira, José Honório, Flávia Lira, Simone Brito, Anderson Clayton, e Elvira Mariah. Ao lado registro fotográfico dos encontros.



UMA VISÃO DA MÚSICA PERNAMBUCANA : REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO ARRANJADOR E PIANISTA FÁBIO VALOIS.

Fábio Valois em seu estúdio num bate-papo cultural
Músico de técnica aprimorada e com uma vasta contribuição a divulgação da música pernambucana em vários países, Fábio Valois, é recifense, e atualmente em dupla com outro músico, Luciano Magno, realiza um projeto com o objetivo de explorar a grande pluralidade cultural dos nossos rítmos, como o choro, o frevo e o baião, aliado ao jazz. Esta combinação criativa contribui, para o cenário da música pernambucana como mais uma arte musical diferenciada de altíssima qualidade. De fato este trabalho segue uma tradição que lembra os anos 60, quando existiu aqui grupos instrumentais, de inspiração jazzística, mas voltado para a música brasileira, e para a música nordestina em especial. Um movimento que fez surgir músicos como Sergio Kyrilos, Toinho Alves, Luciano Pimentel, Marcelo Melo e outros e que chamou a atençaõ do Gilberto Gil, quando ele passou alguns meses em Pernambuco, conhecendo a Banda de Pífanos em Caruaru, em 1967, onde começou a idealizar os primeiros pensamentos para o futuro tropicalismo. Por ser eclético e explorar valores musicais, independentemente do estilo, a proposta cultural idealizada pelo Fábio e o Luciano é muito interessante. A foto ao lado registra a entrevista de Fábio, concedida a pós-graduanda Márcia Lira, respondendo a diversas questões sobre sua trajetória profissional, opinião e visão como agente cultural da música pernambucana no Brasil e no mundo. Acesse a entrevista completa, que serviu de requisito a disciplina música pernambucana, sob orientação do prof. maestro Nelson Almeida.


ACONTECEU EM 2006 - ACONTECEU EM 2006 - ACONTECEU EM 2006


PÓS-GRADUANDOS DE CULTURA PERNAMBUCANA PARTICIPAM DE EVENTO CULTURAL NA FAFIRE


Com o objetivo de divulgar os valores representativos da nossa cultura diversos trabalhos foram apresentados pelos pós-graduandos da turma de 2006. Exposições artesanais, artísticas e fotográficas, bem como mini-palestras foram realizadas no Auditório térreo da Faculdade e nas salas de aulas. O Evento aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro de 2006 e foi promovido pelo Departamento de Letras da FAFIRE.
A diversidade dos temas apresentados em sua totalidade baseados nas futuras monografias desses pós-graduandos, enriqueceram esta nona edição do VIVA PERNAMBUCANIDADE VIVA trazendo temas de grande interesse artístico, literário e cultural, alguns inclusive inéditos. Saiba mais sobre esta participação.





"Todo ou parte do conteúdo deste site estão protegidos pela Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, Lei de Direitos Autorais; e pela Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Código Civil. São autorizados o uso de todo ou parte deste site para finalidades não comerciais desde que citada a fonte do mesmo. "