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Você está em: Projetos - Sala Especial - Mediação - Trilha 6 - O Dramático e Trágico







Ladjane Bandeira - 1970




Desenho Ladjane Bandeira - 1973




Encenação da peça A VIOLA DO DIABO pela Companhia Paulista de Teatro, em 2002, no Teatro Barreto Junior em Recife, PE.


A VIOLA DO DIABO é um drama-comédia reunindo, tragédia, tradição e realismo. O centro de atenção é o circo que no Dia de Finados se estabelece à porta da igreja para pagar uma promessa.




Veja também a série O GESTO E O GRITO de Ladjane Bandeira (Produção 1981).
































Trilha 6

O Dramático e o Trágico


O trágico e o dramático estão no campo dos sentimentos dolorosos.


A tragedia é a imitaçãoo não de homens, mas de ações da vida, das grandes questões que envolvem a felicidade e a infelicidade no seu sentido filosofico.

O trágico suscita uma ação de caráter elevado, daí porque a causa da paixão carnal e o ciúme, que não são ações de carater elevado, e sim conflito passional e pessoal, serem consideradas mais um drama do que propriamente uma tragédia.

Quando o fundamento da ação que um personagem deve realizar é de carater filosófico, religioso ou ideológico e percebemos existir aí uma causa grandiosa a ser defendida, podemos identificar um caráter trágico.

Na literatura uma personagem trágico tem um caráter excepcional, que é uma mistura de boas e más qualidades.

É uma pessoa que tem uma grande alma, e que é capaz de realizar grandes ações diante dos dilemas do destino.

Na tragédia são as grandes ações que contam e não as palavras ou pensamentos. O homem que pode se sobrepor, por sua proprias forças, as limitações normais da vida.

O heroi trágico é orgulhoso e possui soberba. O personagem trágico possui grandeza até mesmo diante dos defeitos que possui. Enxerga-se mais seu caráter grandioso que seus defeitos.

Um personagem revela ter um carater trágico muito mais pelas decisões que toma, muito mais pelas escolhas que faz e consequentemente pelas grandes ações que executa independentemente dos grandes perigos ou riscos que nela existam. Daí porque em sua a grande maioria acabam sendo aniquiladas, esmagadas, levadas ao infortúnio, não necessariamente à morte, mas portadoras de má-fortuna e desonra as vezes.

São personagens que não estão em paz consigo mesmo nem com as circunstâncias exteriores e os autores das tragédias ora acentuam um aspecto, ora outro, do conflito a que os personagens estão submetidos.

Para Aristóteles a mais bela tragédia deve excitar o temor e a compaixão. Deve mostrar a situação do homem que não sendo mau ou perverso, acaba caindo no infortúnio em consequencia de qualquer falta.

As tragédias gregas são cheias destes personagens, e no mundo atual, as nossas novelas brasileiras também possuem trágicos personagens inspirados nos problemas do cidadão comum contemporâneo em que se reconhece o trágico no cotidiano.

No espírito de quem contempla uma obra de arte ou de quem lê uma obra literária o trágico se caracteriza pelo terror e pela piedade. O espectador se prende e se une ao sentimento grave e constante do ser humano, o qual, lhe é passado pela emoção da imagem que contempla ou pela leitura de uma obra literaria.

O dramatico é narrado mais em prosa, não se utilizando de uma linguagem poética como no caso da tragédia. A linguagem poética para a tragédia é mais rebuscada, ornamentada como nos versos da ilíada de Homero ou no trecho de Castro Alves.

O dramático se liga mais a vida cotidiana. Não se liga a indagações de ordem filosófica como o destino do homem por exemplo. Se liga a questôes menos elevadas e mais verídicas e cotidianas do cidadão comum.

O personagem da categoria dramática é mais vivo e mais humano que os personagens da categoria trágica.

O drama surge depois do tragico e surge pela descrença dos homens no mito.

O drama existente é de conflito, não para resolver uma contradição entre ele e o mundo exterior, mas sim para tentar domar o mundo.

O personagem dramático tem conflitos éticos, políticos, sentimentais e é cheio de preocupações sociais e passionais.

As imagens, à esquerda, do acervo da artista Ladjane Bandeira, foram selecionadas com a intenção de exploração iconográfica da categoria da beleza em questão.


O POEMA-CONTO DO DIA AGONIZANDO e a peça teatral A VIOLA DO DIABO de autoria de Ladjane Bandeira foram selecionadas com a intenção de exploração literária do tema.

Abaixo publicamos links e recomendamos a leitura de algumas publicações e trabalhos encontrados que podem ampliar ainda mais o entendimento desta categoria da beleza dentro das várias expressões do dramático e do trágico.

Os sentidos da telenovela: as audiências e os texto ficcional - Roberta Manuela Barros de Andrade
Narrativas do cotidiano: O Estudo de Caso da Telenovela Mulheres Apaixonadas - Gustavo Rogério Borges Ribeiro
Ensinando a dividir o mundo: As perversas lições de um programa de televisão. Marisa Vorraber Costa
A Espetacularização do crime violento pela televisão. O Caso do Programa Linha Direta - Alex Niche Teixeira




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